Vitamina C para Pele

Conheça os benefícios da Vitamina C para a pele

Rate this post
Vitamina C Para o Rosto

Conheça os benefícios da Vitamina C para a pele

A Vitamina C é um ingrediente poderoso e básico para quem já tem uma rotina de cuidados com a pele. Ela possui uma lista enorme de benefícios e é muito simples de ser utilizada no dia-a-dia. Ainda não conhece? Já conhece, mas ainda não inseriu em sua rotina? Separamos aqui as melhores dicas e, com o auxílio do Dr. Maurizio Pupo, responderemos as principais dúvidas para que você saiba tudo sobre a Vitamina C.

O que é a oxidação?

A oxidação é uma vilã para a nossa pele, sendo uma das principais responsáveis no processo do envelhecimento. Conforme explica o farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo, a oxidação é causada pela ação dos radicais livres, eles agem atacando o DNA, estimulam o aumento da produção de melanina, e danificam a nossa pele. Mas de onde vem esses radicais livres? Eles são produzidos tanto pelo nosso próprio organismo, por conta de maus hábitos de vida (sedentarismo e má alimentação por exemplo) quanto através de estímulos ambientais como radiação solar, estresse, consumo excessivo de álcool, maus hábitos alimentares, pouco consumo de água, poluição ambiental, entre outros.

Saiba quais são os efeitos da oxidação na pele

A oxidação causa danos na pele por conta da ação dos radicais livres. Os radicais livres estimulam a degradação do colágeno causando envelhecimento, rugas, flacidez, linhas de expressão, e também a perda do viço e firmeza da pele. Além disso, os radicais livres estimulam o aumento da produção de melanina, que é extremamente prejudicial, pois é capaz de aumentar a formação de manchas escuras na pele e até mesmo ocasionar o temido melasma. Mas pode ficar um pouco mais tranquila, pois nesse caso, a Vitamina C entra em cena. Ela é um super antioxidante capaz de reduzir esses efeitos.

O poder da vitamina C

A Vitamina C neutraliza a ação dos radicais livres, pois é um ótimo antioxidante, fundamental para mantermos o colágeno na pele, pois ela estimula a sua produção e retarda o envelhecimento da pele, dando a ela mais viço, luminosidade, hidratação, proteção contra os danos induzidos pela radiação solar. A Vitamina C para pele também cria uma camada superprotetora contra diversos agentes externos prejudiciais, e além de tudo, proporciona uma iluminação sem igual.

E quer saber a melhor parte? Ela não possui contraindicações! A Vitamina C pode ser utilizada inclusive por grávidas, a partir do segundo trimestre de gravidez, e em todos os tipos de pele.

Uma dieta rica em Vitamina C já supre as necessidades da pele?

É muito importante ingerir alimentos com Vitamina C, pois ela tem papel fundamental em nosso organismo, auxiliando na proteção contra resfriados, protegendo as nossas células contra os efeitos dos radicais livres, entre inúmeros outros benefícios. Porém, conforme explica o Dr. Maurizio Pupo, quando ingerirmos a Vitamina C nas frutas que comemos, ela se espalha para o corpo todo e não consegue acumular na pele.

Para suprir essa necessidade, é preciso fazer o uso tópico da Vitamina C para pele, mas como fazê-lo? Hoje em dia, existem inúmeros produtos, séruns, hidratantes antioxidantes, e até mesmo protetores solares, que contém Vitamina C, mas é sempre importante entender as suas necessidades para escolher o produto que se adapta melhor à sua pele.

Saiba qual é a idade ideal para começar o tratamento com Vitamina C

A Vitamina C auxilia na redução de manchas e hidrata a pele, além de proteger os danos induzidos pela radiação solar, como a produção de radicais livres, evitando o surgimento de rugas, melasma, novas manchas e impedindo a destruição do colágeno. Sendo assim, é um produto que pode ser utilizado a partir dos 20 anos, dessa forma a pele já começa a ficar protegida contra os primeiros sinais de envelhecimento.

Como incluir a Vitamina C na rotina de cuidados com a pele?

A Vitamina C pode ser utilizada tanto pela manhã, quanto no período da noite, sozinha ou aliada a outros ativos. Lembrando que, o seu uso pela manhã é primordial, pois ela protege contra os radicais livres e no período do dia é quando estamos mais expostos à fatores externos que induzem a sua formação. Aplique após lavar bem o rosto e antes do protetor solar, assim cria-se uma dupla camada protetora enquanto a sua pele é tratada.

O especialista Dr. Maurizio Pupo orienta que, ao utilizar a Vitamina C antes de dormir e aplicar novamente pela manhã, os resultados são potencializados, há um clareamento das manchas na pele, as rugas existentes diminuem, e também previne-se para que não surjam novas manchas e rugas, conquistando uma pele firme e mais iluminada. No caso das peles mais jovens, evita-se o envelhecimento precoce, protegendo também contra o surgimento de melasma.

Existe uma concentração ideal de Vitamina C para a pele?

Existem algumas diferenças entre os tipos de Vitamina C, e um dos pontos primordiais é a sua concentração. É importante entender quais são as suas necessidades para escolher qual é a concentração ideal para o seu tipo de pele. No geral, no mercado existem alguns produtos a partir de 5% de concentração, mas os melhores ficam entre 10% a 20% de concentração de Vitamina C.

Além da concentração ideal, outro ponto importante na escolha é a “potência” dessa Vitamina c para o rosto, e o seu efeito sob a pele pode mudar de acordo com isso. A Vitamina C pura por exemplo, oxida facilmente em formulações que contém água, o que diminui a eficácia do produto. Já a Vitamina C estabilizada se mantém mais resistente, o que torna a eficiência garantida.

Lembramos novamente que, a escolha da Vitamina C ideal vai depender das suas necessidades e seu tipo de pele. A Ada Tina possui um produto que se encaixa para cada um, atendendo às suas necessidades e mantendo a sua pele sempre jovem, bonita e saudável.

Confira:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *