ADA TINACorpoHomemProteção SolarRostoRugas

PELE MASCULINA: CUIDADOS DURANTE O VERÃO

Com a pele naturalmente mais espessa e oleosa, a pele masculina requer cuidados diferenciados. Mas como cuidar deste tipo de pele durante o verão? Conversamos com o farmacêutico e especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo, para entender quais são os efeitos do verão na pele masculina e como mantê-la protegida durante esta estação. Confira!

Os efeitos do verão na pele masculina

Segundo Dr. Maurizio Pupo, a pele do homem sofre mais durante o verão, já que o calor desta temporada induz a uma produção maior de sebo pelas glândulas sebáceas. Como consequência, a oleosidade da pele masculina aumenta ainda mais, e este processo pode levar ao aparecimento de acne e deixar os poros mais dilatados.

Além disso, a pele do homem é mais suscetível ao envelhecimento devido à produção menor de antioxidantes naturais quando comparada a pele feminina. O aumento da radiação solar e dos raios ultravioleta faz com que a pele do homem seja mais predisposta aos efeitos maléficos dos radicais livres nesta estação. Dessa maneira, o verão torna a pele masculina ainda mais sensível ao aparecimento de manchas, rugas e linhas de expressão, por isso, sua pele precisa de mais atenção e mais proteção.

Cuidados com a pele masculina

Durante o verão, época em que a oleosidade da cútis aumenta naturalmente, o homem deve cuidar ainda mais da pele, dando atenção especial a limpeza diária. O ideal é utilizar produtos livres de sabão, permitindo uma limpeza intensa e purificante da pele, sem ressecá-la.

O Dr. Maurizio também sugere que a esfoliação da pele masculina deve ser feita com maior frequência, mas sempre com suavidade. A esfoliação da pele, quando realizada com produtos adequados, estimula a renovação celular, deixa a pele mais clara, desobstrui os poros e ainda diminui a oleosidade.

Investir em produtos secativos, como máscaras ou loções matificantes, é uma boa pedida. Estes produtos podem auxiliar na diminuição da oleosidade da pele, combatendo a acne e o brilho excessivo, mais comum na pele do homem.

O uso de um bom protetor solar também é necessário: fotoprotetores com ação mais duradoura podem ser uma opção para quem não tem tempo de reaplicar o produto ao longo do dia. O fator mais indicado para a pele do homem é o FPS 30, fator de proteção que já protege contra mais de 96% da radiação solar. Optar por produtos com ação matificante também é uma sugestão interessante, já que protegem a pele enquanto auxiliam no controle da sua oleosidade.

O farmacêutico aconselha também a escolha de produtos dermocosméticos com ativos antioxidantes para a pele, já que a pele do homem tende a sofrer mais com os radicais livres produzidos pela incidência dos raios do sol.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.