• Blog
  • Como envelhece a pele masculina?

Como envelhece a pele masculina?

Como envelhece a pele masculina?

Ao longo dos anos, todos os tipos de pele sofrem alterações de firmeza, textura, rugosidade e até mesmo de pigmentação. Porém este processo tem características próprias em cada sexo: não é difícil de perceber como a pele masculina envelhece de maneira diferente da pele feminina. Pensando nisso, listamos as principais características do envelhecimento masculino. Confira!

O envelhecimento masculino é biologicamente mais sutil

Com menores oscilações dos níveis hormonais, a pele do homem tende a envelhecer mais devagar quando comparado à pele feminina. Isso acontece devido a queda sutil nos níveis de testosterona ao longo dos anos, processo lento quando comparado ao envelhecimento feminino, marcado pela menopausa e a diminuição repentina dos hormônios reprodutivos.

O avanço da idade deixa a pele masculina mais fina

A testosterona é o hormônio responsável por tornar a pele masculina mais espessa. De acordo com dados divulgados pela Revista da Associação Médica do Rio Grande do Sul, os níveis de testosterona declinam em uma taxa de 1% ao ano após os 50 anos de idade. Dessa maneira, com menos testosterona no organismo, a pele masculina reduz sua espessura de maneira significativa após os 60 anos de idade.

O envelhecimento masculino sofre maiores influencias de fatores externos

O envelhecimento da pele masculina pode sofrer grande influência de fatores externos. Maus hábitos de exposição ao sol, somados a falta de proteção solar, são fatores que agravam o envelhecimento da pele do homem. A radiação ultravioleta do sol produz uma grande quantidade de radicais livres, moléculas maléficas que se beneficiam da capacidade antioxidante reduzida do organismo masculino e agravam o envelhecimento da pele masculina. Além disso, o homem é mais propenso ao tabagismo, hábito que também incentiva esta grande produção de radicais livres.

Por isso, em resumo, podemos dizer que embora a pele do homem envelheça mais lentamente, os maus hábitos acabam por acelerar o envelhecimento da pele do homem quando comparado à pele da mulher e por esta razão é muito importante que os homens adotem maiores cuidados com a pele e melhorem os hábitos de proteção solar.

Colunistas

Dr. Maurizio Pupo é Farmacêutico Pesquisador e Professor Especialista em Cosmetologia. Nascido em Calci (PI) Italia, é autor de vários livros na área cosmética como: Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, Difendiox® OPP's Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar, entre outros. Além disso, é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da renomada marca de dermocosméticos ADA TINA Italy.