• Blog
  • Resveratrol previne os danos induzidos pela luz azul em fibroblastos dérmicos humanos

Resveratrol previne os danos induzidos pela luz azul em fibroblastos dérmicos humanos

Luz azul pode inibir a proliferação de fibroblastos na pele

Muitos estudos têm demostrado que a luz azul pode inibir a proliferação de fibroblastos na pele humana bem como a velocidade de migração desta células. Tal efeito está associado com um aumento na geração de radicais livres – espécies reativas de oxigênio – de maneira dose – dependente.

Um estudo publicado no Dermatologic Surgery revelou que o resveratrol, um polifenol da classe das fitoalexinas, possui potente efeito antioxidante intracelular sendo capaz de proteger fibroblastos dérmicos humanos da ação deletéria de radicais livres – espécies reativas de oxigênio.

Neste estudo os cientistas hipotetizaram que o resveratrol, um potente varredor de radicas livres, poderia também prevenir os efeitos da luz azul sobre a velocidade de migração de fibroblastos, e também que os efeitos da luz azul sobre fibroblastos dérmicos humanos podem ser mediados por radicais livres.

Ao final do estudo os cientistas concluíram que o pré-tratamento de fibroblastos dérmicos com resveratrol pode prevenir os efeitos pró-oxidantes da luz azul sobre a velocidade de migração destas células. Também foi descoberto que a luz azul aumenta de maneira significativa a quantidade de radicais livres nestes fibroblastos ao passo que o pré-tratamento com resveratrol reduziu significativamente este efeito.

Desta forma fica comprovado que a luz azul é uma fonte geradora de radicais livres e que o resveratrol possui a capacidade de prevenir o dano celular induzido por esta radiação

Colunistas

Dr. Maurizio Pupo é Farmacêutico Pesquisador e Professor Especialista em Cosmetologia. Nascido em Calci (PI) Italia, é autor de vários livros na área cosmética como: Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, Difendiox® OPP's Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar, entre outros. Além disso, é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da renomada marca de dermocosméticos ADA TINA Italy.