ADA TINASem categoriaSkincare

5 Sinais de que você pode estar exagerando na skincare

Rate this post

Sinais de que você pode estar exagerando na skincare.

A rotina de skincare muitas vezes é o nosso momento de meditação e tranquilidade com nós mesmas, não é? É o momento do nosso dia onde buscamos o autoconhecimento, e tem até a capacidade de acalmar a ansiedade do dia a dia. Por isso ela é tão importante e vem se tornando mais popular a cada dia.

Mas, às vezes exageramos na dose, por isso selecionamos neste texto 5 sinais de que você pode estar exagerando na sua skincare diária.

Confira!

1. Minha pele está sensível, é exagero na skincare?

Sua pele está mais sensível e com certeza você deve estar pensando que está exagerando na skincare.

Esse é um sinal clássico de que você pode sim estar exagerando, ultrapassando o limite dos cuidados que devemos ter com a pele, e é ela que vai sinalizar primeiro que algo não está correto.

Pensa-se normalmente que o ativo específico existente no sérum que não “bateu” com a pele, mas na verdade é a frequência exagerada em misturar vários produtos e a reação que esses ingredientes juntos sofrem que está sensibilizando a sua pele.

Nesse momento indicamos voltar alguns passos atrás e recomeçar com o básico: lavar, hidratar/tratar e proteger.

Usar uma quantidade excessiva de ácidos de diversos tipos na sua pele, certamente a deixará irritada. Pode ocorrer o aparecimento de espinhas, ardência ou bolinhas vermelhas na pele, por exemplo, e esses são sinais de que sua pele está desestabilizada e de que você exagerou nos produtos ou até mesmo que pode estar usando produtos que não são adequados para o seu tipo de pele. O que pode acontecer também é que os ativos que você está misturando não são compatíveis entre si na sua rotina. Se você está exagerando, sua pele vai avisar, de uma forma ou de outra.

A gente aproveita para relembrar que nossa pele demora em torno de 28 dias para fazer um ciclo, ela tem o tempo dela para começar a reagir aos produtos que você escolhe colocar na sua skincare, por isso, tenha paciência. Tentar adiantar o processo usando produtos demais não vai resolver.

2. Não consigo manter a frequência dos produtos, minha skincare está errada?

Além de sua própria alertar sobre os exageros que você pode estar cometendo na sua rotina de skincare, outros hábitos também podem denunciar que você está usando produtos demais.

E é muito simples perceber na verdade, pois quando você começar a perceber verá que não está conseguindo usar todos os produtos que comprou, nem manter o uso na frequência indicada.

Você vai notar que tenta de todas as maneiras organizar sua rotina de skincare, mas simplesmente não consegue encaixar em seu dia a dia o uso de tantos produtos.

Claro que não estamos falando daquela máscara que você usa uma vez por semana, ou de repente tratamentos em que o uso é específico ou pontual para algum estado da sua pele, esses talvez deixarão a sua rotina corrida uma, duas vezes por semana, o que estamos falando é justamente o não conseguir organizar sua rotina fixa diariamente, é essa que demonstrará o exagero.

Se está muito difícil fazer muita coisa, lidar com muitos produtos e uma rotina de skincare longa, mantenha o básico como citamos ali em cima (limpeza/hidratação-tratamento/proteção), ele já será o suficiente para manter sua pele saudável e linda.

3. Meus produtos vencem antes mesmo de eu usá-los, é sinal de exagero também?

Esse é outro sinal de exagero. Quando você começa a notar que seus produtos estão vencendo muitas vezes com as embalagens ainda cheias.

Se você não está conseguindo terminar os produtos que já tem, ou começa a perceber que ele está ali parado na prateleira há muito tempo sem uso, é um sinal alarmante que você está com produtos em excesso na sua rotina de skincare, e automaticamente exagerando nela como um todo.

4.Faço tanto, uso vários produtos, mas não vejo resultado. Estou exagerando?

Como falamos no tópico anterior é importante que você use seus produtos até o final e na frequência em que são indicados. Dentro desse contexto podemos abordar também mais um sintoma de que a rotina de skincare está exagerada, e esse é: em algum momento você vai parar de sentir o efeito dos ativos na sua pele.

A dica é, analisar o que você quer com a sua rotina e focar em torno desses objetivos. E isso não significa ter muitos produtos, mas sim os produtos certos usados da maneira correta

Quando você já se perdeu e não sabe mais qual fórmula está fazendo o que na sua pele, é sinal de que você já não sabe mais o que está tratando, às vezes nem o objetivo que quer alcançar mais. 

Neste momento pode ser que você até esteja usando coisas que não estão fazendo efeito nenhum na sua pele. É de extrema importância sempre introduzir um produto de cada vez, trate uma mancha, a acne, a pele ressecada, mas uma coisa por vez. Ou escolha produtos que já combinem ativos por si só que possam trazer mais de um benefício, como tratamento de manchas e rejuvenescimento ao mesmo tempo.

5. Às vezes me pergunto se não estou exagerando.

Se você mesmo já parou para se perguntar se está exagerando no skincare, fatalmente é porque está.

Um sinal claro de que você pode estar fazendo processos demais na sua rotina de skincare, é quando você começa a sentir que sua pele não está mais absorvendo o que você passa nela. Isso ocorre porque tem produto demais na superfície. 

Se sua pele fica grudenta, pegajosa ou até mesmo oleosa após a aplicação dos produtos que você escolheu para a skincare. Esse é também um sinal de que você exagerou nos passos e que usou um produto que não é adequado para a sua pele.

Por isso, “ouça” o que sua pele está tentando te comunicar, e na frequência com a qual você está usando os produtos que já tem. 

Quer mais uma dica para se organizar melhor? Aqui no blog temos diversos textos com dicas incríveis para rotinas de skincare na medida certa!

O Dr. Maurizio Pupo é um farmacêutico ítalo-brasileiro renomado, com experiência como pesquisador e professor especializado em cosmetologia. Com uma carreira dedicada à inovação em cuidados com a pele, é autor de diversos livros importantes na área cosmética, como Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, e DIFENDIOX® OPP’s Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar. Além de suas contribuições acadêmicas, o Dr. Pupo é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da ADA TINA, uma marca de dermocosméticos reconhecida pela sua excelência e respeito à pele, à natureza, aos seres humanos e aos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *