Mitos e verdades sobre a acne – espinhas.
A acne é uma condição comum que ocorre na pele quando os folículos capilares se obstruem com sebo e células mortas da própria pele. Isso causa cravos, espinhas e até manchas vermelhas e inflamadas.
A acne afeta pessoas de todas as idades, porém é mais comum na adolescência e na fase adulta em algumas pessoas.
Vamos analisar os mitos e verdades desta condição? Confira no texto a seguir!
Acne também pode ser chamada de espinha?
Costumamos chamar a acne de forma geral de espinha devido à sua aparência na pele. Ela se manifesta como uma obstrução dos poros que resulta nos cravos, nas espinhas e nas lesões inflamadas.
As áreas mais comuns onde as espinhas geralmente aparecem são: rosto, pescoço, peito, costas e até mesmo nos ombros.
A acne muitas vezes é uma condição frustrante, porém existem muitos tratamentos disponíveis para ajudar a controlar os sintomas e melhorar a aparência que ela deixa na pele.
Vamos então analisar os mitos e verdades sobre a acne ou espinhas, como é mais conhecida.
1. É possível curar a acne?
Sim, verdade!
Mesmo que esse seja um processo algumas vezes difícil, a acne pode, sim, ser controlada e curada. O ideal é que se inicie o tratamento adequado o mais cedo possível, quando elas começam a aparecer.
O tratamento pode ser feito através de dermocosméticos que possuem ácido salicílico por exemplo, como é o caso do X-PEEL Acne Pore Peeling, um peeling clareador anti acne em sérum. Formulado com uma combinação sinérgica de AHA e BHA, que reduz e previne a acne, cravos, poros dilatados e imperfeições. Clareando inclusive as manchas de acne e iluminando a pele.
2. Chocolate piora a acne?
O consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico e gordurosos influenciam e muito na saúde e principalmente na aparência da pele. Os alimentos com alto índice glicêmico aumentam a produção de sebo, deixando assim a pele mais oleosa.
Mas, afinal, o chocolate aumenta a acne ou não?
O chocolate é um alimento gorduroso e normalmente possui um alto índice glicêmico, por tanto, os efeitos do chocolate na pele podem sim provocar o aumento da acne.
Uma vez que esse tipo de alimento pode ocasionar a produção excessiva de sebo na pele, e consequentemente potencializar o aparecimento de cravos e espinhas.
Porém, o chocolate não é um vilão isolado da pele.
Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) o consumo de doces e outros alimentos gordurosos e derivados de leite também podem aumentar a produção de sebo e deixar a pele mais oleosa, agravando a acne de pessoas que já possuem essa predisposição.
Mas calma, o chocolate contém muitos benefícios para a saúde!
Os riscos que o chocolate pode trazer para a saúde e para a pele estão restritos às variações mais gordurosas e açucaradas desse alimento tão querido.
É bom evitar o consumo de chocolates de baixa qualidade, hidrogenados, trufas e bombons, por exemplo, ao invés disso, dê preferência para o consumo de chocolates amargos, com uma maior concentração de cacau.
Mas atenção, mesmo para os chocolates mais saudáveis é aconselhável o consumo em pequenas quantidades.
O consumo consciente do chocolate amargo e de qualidade pode trazer benefícios como:
Mais energia, ajuda na circulação sanguínea além da sensação de bem-estar devido a liberação de serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade.
3. Espremer as espinhas ajuda a melhorar a inflamação?
Não, isso é um mito! Aliás, espremer espinhas é prejudicial para a pele, pois promove a disseminação da inflamação, além de provocar cicatrizes e lesões.
Vale frisar ainda que se você espremer a espinha com a pele suja, as bactérias podem entrar na lesão, aumentando a inflamação e deixando o local ainda mais dolorido e inchado.
4. Lavando o rosto várias vezes ao dia vai ajudar a evitar a acne?
MITO! Inclusive, esse hábito pode provocar o aumento da oleosidade da sua pele causando o temido efeito rebote.
Higienizar a pele com um bom sabonete, como o Depore Concentrate, para para peles oleosas duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, é o ideal e suficiente.
5. Aqueles cravos pretos na pele são sujeira?
Nem mito nem verdade, em partes eles são sim.
Os cravos pretos aparecem a partir do acúmulo de queratina, bactérias, células e sebo (que são liberados naturalmente pelo corpo e não necessariamente são sujeira). Porém, a poluição e resíduos de maquiagem, por exemplo, acabam contribuindo com essa formação.
6. O calor faz com que apareçam mais espinhas?
Verdade! É natural que com o calor, a pele tenha uma tendência a produzir mais oleosidade como uma forma de proteção. E, desta maneira, os poros acabam sofrendo uma dilatação favorecendo o aparecimento da acne.
É por isso que é importante manter a pele sempre limpa, hidratada e principalmente protegida, de preferência com um protetor solar oil-free e específico para as peles acneicas e oleosas.
Um ótima indicação de protetor solar com controle de oleosidade é o Normalize Pore Control FPS 80, um protetor solar para peles com acne, cravos, poros dilatados e oleosidade excessiva, com toque extrasseco e resistente a água e suor.
7. No período menstrual a acne pode aumentar?
Verdade! A influência hormonal pode piorar a acne nos dias que antecedem à menstruação.
Nesse período, a produção de hormônios aumenta significativamente, fazendo com que as glândulas sebáceas também aumentem e como consequência é natural que a sua pele fique mais oleosa.
8. O anticoncepcional vai piorar as espinhas?
Mais uma pergunta que não é nem mito nem verdade. Em partes, alguns anticoncepcionais podem levar sim a alterações hormonais e consequentemente ao aparecimento da acne, porém alguns são capazes de melhorar o quadro ao invés de piorar.
No entanto, métodos contraceptivos não devem ser usados sem o aconselhamento de um ginecologista, por isso se você sofre com acne procure um profissional antes de começar a usar um anticoncepcional.
9. O sol pode piorar a inflamação?
Verdade! O sol pode provocar sim o aumento da produção de sebo, além de ser o principal causador do envelhecimento precoce e do câncer da pele.
A acne solar é real e ela aparece mais frequentemente no verão devido à exposição excessiva aos raios de sol sem proteção adequada.
Inicialmente, pode parecer que o sol está fazendo bem para a sua pele, mas não se engane, sol sem proteção solar não trará benefícios. A pele pode até ficar com aquele efeito mais lisinho, e isso se dá graças ao ressecamento que faz o corpo produzir mais oleosidade para compensar, porém, com isso o efeito rebote aparece e a produção de sebo fica excessiva, tornando sua pele ainda mais oleosa.
10. A acne é contagiosa?
Mito! Apesar da acne ser uma infecção, ela não é contagiosa.
Cada pessoa apresentará a acne por uma causa diferente da outra, a hereditariedade, por exemplo, é um dos fatores que podem influenciar no seu surgimento. Outras pessoas podem apresentar acne hormonal e assim por diante.