Por que alguns cosméticos não funcionam?

Por que alguns cosméticos não funcionam?

As fórmulas estão certas, mas seus cosméticos simplesmente não funcionam?

Existem motivos que levam a isso e nem sempre a culpa é do cosmético, e nós vamos explicá-los para vocês, confira no texto a seguir!

Mas, por que às vezes alguns cosméticos não funcionam?

Manter uma rotina de skincare já é algo que muitas pessoas não conseguem, por mais que leve pouco tempo do dia, realmente é preciso ter disciplina para conseguir manter. Imagina então a dificuldade em manter uma rotina que não está dando muito certo, e por que será que isso acontece?

Vamos entender por que alguns cosméticos (dermocosméticos) não funcionam.

Podemos começar pensando que algumas vezes o que se é levado em consideração é a quantidade de produto que se usa, aquela coisa do quanto mais melhor, sabe? É normal pensar que será mais eficaz aplicar ou ter uma grande quantidade de produtos, ou até mesmo que a concentração do ativo, quanto maior, mais vai agir na pele.

Só que não é bem assim, listamos alguns dos principais motivos que podem estar falindo a sua skincare, confira!

Afinal de contas, por que alguns cosméticos não funcionam?

Listamos as principais causas que podem levar seu tratamento ao fracasso.

1. Não usar protetor solar

Os meus produtos não estão agindo como deveriam na minha pele, e agora

Muito provavelmente eles não estão funcionando porque você não usa protetor solar! Isso mesmo, o protetor solar “manda” o que funciona ou não. Usar protetor solar não está em negociação nunca, principalmente quando o assunto é cuidados com a saúde da pele. É ele que vai proteger a sua pele e o tratamento que você está aplicando nela, além de prevenir aquelas ruguinhas indesejadas (envelhecimento precoce), manchas (melasma), câncer de pele e até mesmo as marcas da acne.

Minhas manchas simplesmente não clareiam, por que, se uso os produtos indicados para isso?

Quando falamos em produtos para clareamento de manchas precisamos pensar que o tratamento contra ela só vai funcionar se a sua maior causa for bloqueada! Olha ele outra vez aqui, protetor solar, sim, as manchas não clareiam por que você não usa o protetor solar.

Independente do tipo de manchas, os raios solares vão piorá-las ou até mesmo fazer com que elas surjam, como o caso da acne, se você tem uma pele acneica, independente de estar tratando com o produto certo, se você se expõe ao sol sem proteção, as manchas vão aparecer, além de piorar muito mais a inflamação da condição acneica que você tem na pele.

Se você faz tratamentos com ácidos, o próprio produto pode manchar a pele ou causar irritação se não passar protetor solar na pele antes de se expor ao sol.

Usar protetor solar, assim como criar uma rotina de skincare é uma questão de hábito.

2. Não limpar a pele

Eu uso protetor solar, e mesmo assim o tratamento não funciona como deveria, o que estou fazendo de errado?

Antes de iniciar qualquer rotina de skincare, é preciso saber que o primeiro passo vai ser a limpeza da pele.

Já falamos do protetor solar, mas limpar a pele é igualmente fundamental: são esses passos tão simples que vão deixar sua pele pronta para absorver os benefícios dos produtos que você escolheu para cuidar da pele.

Uma pele limpa e protegida é uma pele saudável e livre de manchas.

3. Faço tudo certo, só que não costumo tirar a maquiagem antes de dormir, será que é isso? 

maquiagem

Você limpa, trata e protege a sua pele, mas se não remover a maquiagem antes de dormir, sua skincare não vai entregar nenhum resultado, isso é um fato.

Tirar a maquiagem antes de dormir é um dos passos mais essenciais que se deve ter ao cuidar da pele.

A maquiagem comum contém substâncias extremamente prejudiciais para a pele, e ao serem absorvidas ou ao ficarem sobre ela por longos períodos podem causar ou piorar manchas, excesso de oleosidade, acne, obstrução dos poros e até mesmo olheiras.

Além da maquiagem, durante o dia a pele recebe também a poluição do ambiente que também fica acumulada, fora a oleosidade que algumas maquiagens carregam, ou seja, elas formam uma capa sobre a pele, o que impede a oxidação entupindo então os poros.

Os poros entupidos geram a acne, manchas e até mesmo dermatites. É durante a noite que a nossa pele se regenera de forma mais intensa do que durante o dia e deixar a pele suja e os poros obstruídos vai impedir o processo de regeneração, por isso é essencial limpar a pele sempre, principalmente antes de dormir.

4. A ordem do processo pode estar errada

Antes mesmo que você pergunte, sim! A ordem do processo pode estar afetando os resultados que você espera.

O ideal é sempre começar com a textura mais leve e encerrar a skincare com a mais pesada, e sempre após a skincare diurna, independe do tipo de tratamento que você está seguindo, o protetor solar finaliza o processo.

Para entender melhor leve sempre essa sequência para sua skincare: limpeza – tratamento – hidratação – proteção.

5. Skincare não precisa ser exagerada, precisa de disciplina

Talvez o grande segredo de uma skincare bem sucedida seja realmente a disciplina.

A frequência que você usa os produtos deve ser sempre a mesma, isso não significa exagero, uma skincare realizada duas vezes ao dia, de manhã e à noite é o suficiente para um tratamento eficaz.

Nossa pele tem um ciclo e esse ciclo sempre possui uma renovação. Essa renovação leva em média 28 dias e é chamada de renovação celular. Fazendo uma rotina de skincare constante, você vai conhecer o ritmo da sua pele e entender que nenhum processo será rápido. É por isso que manter a disciplina é muito importante, a pele realmente precisa de consistência.

A grande maioria dos produtos vão agir nas camadas mais superficiais da pele. Por isso para ter a consistência é primordial, para que haja a mudança da forma que a pele funciona e entende o tratamento.

Se você tem dificuldade em manter a disciplina na rotina de skincare, talvez seja melhor começar com algo mais simples como, limpeza e proteção, e aí sim você devagar você vai partindo para outros produtos e se adequando à uma rotina que seja a ideal.

Proteger a pele é o mais importante

Usar um bom protetor solar todos os dias é a melhor maneira de prevenir o surgimento de novas manchas, inclusive e principalmente as do melasma. Afinal, o melasma surge a partir da exposição excessiva aos raios UV do sol.

Além disso, os protetores solares clareadores com ativos antioxidantes em sua formulação, como a vitamina C e o DIFENDIOX® , uma tecnologia exclusiva Ada Tina, são capazes de clarear intensivamente as manchas escuras do melasma, além de proteger a pele contra os raios Uv do sol e a fotoestabilidade.

O uso de protetores poderosos e de tratamento intenso, associados a outros produtos clareadores como séruns e ácidos, são capazes de clarear até mesmo as manchas mais profundas, como o melasma grau 4. 

Biosole Oxy FPS 50 – proteção e clareamento!

Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador e antioxidante com Vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, 12 horas de Proteção Solar, 12 horas de fotoestabilidade e 24 horas de Proteção Anti-Melasma.

biosole oxy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *