• Blog
  • Vitamina C para o rosto: confira os mitos e verdades

Vitamina C para o rosto: confira os mitos e verdades

Vitamina C para o rosto: confira os mitos e verdades

Famosa por sua ação antienvelhecimento e clareadora, a Vitamina C ainda é cercada de diversos mitos e verdades. Conversamos com o farmacêutico e especialista em cosmetologia, Maurizio Pupo, para desvendá-los para você. Confira!

A Vitamina C é capaz de aumentar a produção do colágeno da pele?

Verdade! A Vitamina C atua diretamente na sustentação da pele e, sem ela, nossa pele não produz colágeno o suficiente, tornando-se flácida e com rugas.  “Quando uma pessoa tem carência de Vitamina C, ela também não consegue produzir colágeno em nenhuma outra região do corpo”, esclarece Maurizio Pupo. Segundo o farmacêutico, a falta da substância compromete também a saúde dos vasos sanguíneos, por exemplo, podendo resultar no desenvolvimento de doenças, como o escorbuto. Por isso, atenção à alimentação: o consumo diário de alimentos ricos em Vitamina C é necessário para manter a saúde.

O consumo de frutas ricas em Vitamina C ajuda a prevenir o envelhecimento da pele?

Verdade! O consumo de alimentos ricos em Vitamina C pode sim ser uma boa estratégia, mas não deve ser a única. Quando ingerida a Vitamina C chega até a pele em quantidades limitadas, de modo que mesmo quando se aumenta muito o consumo desta vitamina é muito difícil aumentar seus níveis na pele de forma suficiente para promover ação rejuvenescedora. Caso deseje a ação antienvelhecimento da Vitamina C na pele, a melhor saída é, sem dúvida, a aplicação tópica de cremes ricos nesta substância.

Produtos e cremes com Vitamina C devem ser usados apenas peles maduras?

Mito! Os cremes com Vitamina C podem ser utilizados tanto no tratamento dos sinais do envelhecimento como também na sua prevenção. De acordo com Maurizio Pupo, as pessoas tem este conceito errôneo de que produtos antienvelhecimento devem ser utilizados apenas com a chegada da idade, quando na verdade a Vitamina C pode e deve ser utilizada também na prevenção do envelhecimento da pele. Assim, quanto antes você começar a usá-los, menores serão os sinais do envelhecimento da pele ao passar dos anos.

 

Colunistas

Dr. Maurizio Pupo é Farmacêutico Pesquisador e Professor Especialista em Cosmetologia. Nascido em Calci (PI) Italia, é autor de vários livros na área cosmética como: Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, Difendiox® OPP's Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar, entre outros. Além disso, é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da renomada marca de dermocosméticos ADA TINA Italy.