Queda de cabelo por estresse.
Não é incomum associar a queda de cabelo ao estresse, afinal alguns transtornos psicológicos podem gerar sintomas como perda dos fios.
Vamos entender o que o estresse pode causar no organismo que pode levar a queda de cabelo.
Confira!
Como acontece?
Alguns transtornos psicológicos, como o estresse, depressão e ansiedade, podem gerar sintomas físicos, como a queda de cabelo.
A resposta está no cortisol para qualquer pergunta sobre queda de cabelo por estresse.
A relação entre a queda de cabelo e o emocional está no aumento de cortisol no organismo, um hormônio fabricado pelas glândulas suprarrenais.
O estresse é responsável pelo aumento dos níveis de cortisol no organismo. Este que interfere diretamente na atividade do folículo piloso, impedindo que o fio entre na fase de crescimento.
Mas, como identificar a relação entre queda de cabelo e emocional?
Existem outras características específicas que são identificadas que podem levar a essa relação entre estresse e queda de cabelo.
No geral, a queda de cabelo envolvendo o emocional ocorre de forma intensa e muito rápida, envolvendo o couro cabeludo como um todo.
Como evitar?
Tentar adotar medidas que venham a reduzir os níveis de estresse. Praticar esportes ou uma atividade física regularmente, meditar, qualidade de sono, alimentação saudável, tomar sol na medida certa e com proteção e evitar bebidas alcoólica, tabagismo e acúmulo de tarefas diárias são medidas cabíveis que podem ajudar na prevenção da queda de cabelo relacionada com o emocional.
Porém, é necessário verificar se a pessoa que está sofrendo com a queda de cabelo por estresse não apresenta outros problemas de calvície, como a alopecia androgenética e a alopecia areata.
Feito isso, é hora de começar o tratamento, que pode envolver o uso de medicamentos para queda de cabelo aplicados diretamente no couro cabeludo, suplementação de vitaminas e shampoos ou loções antiqueda.
O tratamento de maneira geral deve envolver também a redução do estresse, tratamento da ansiedade ou depressão e o equilíbrio emocional.
Fortalecer os fios vai ajudar!
Os cabelos mais frágeis e quebradiços tendem a demorar mais para crescer, e por isso necessitam de cuidados extras com a saúde desses fios em específico.
Mesmo que esses cuidados com a saúde dos fios não sejam para calvície, alguns dermocosméticos possuem a capacidade também de fortalecer e acelerar o crescimento dos fios de cabelos.
Um bom exemplo é o Amplexe Shampoo Antiqueda que trata a queda de cabelo, seja ela hormonal ou por estresse, promovendo o crescimento de novos fios, deixando-os mais fortes, resistentes e inibindo a queda sem ressecar. Eleito 4x consecutivas como o melhor Shampoo Antiqueda do Brasil.
Para resultados ainda mais surpreendentes contra a queda de cabelo nossa indicação fica também para o uso do Amplexe Loção Antiqueda. Uma potente loção capilar eficaz contra as principais causas da queda de cabelo masculina e feminina. Promove o fortalecimento da raiz dos cabelos e o crescimento de novos fios, deixando-os mais fortes.