ADA TINAPeleProtocoloRadicais LivresRecuperar a Pelerejuvenescimento da peleRostoRugasSkincare

10 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

10 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

Listamos 10 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele Vamos conversar sobre esse assunto?

Confira no texto a seguir!

1. Envelhecimento da pele

Quando falamos em envelhecimento da pele, é normal pensar no envelhecimento que ocorre através do passar do tempo. E sim, isso realmente acontece e é natural, com o passar dos anos e da idade nossa pele vai mudando.

E isso tem relação com a produção de colágeno e elastina que diminui, assim como a renovação celular que fica mais lenta. É por isso que nossa pele vai ficando mais seca, flácida, sem viço, começam a surgir as linhas finas de expressão, rugas, manchas e por aí vai.

Mas, tudo isso é um processo natural do nosso corpo!

Porém esse é apenas um fator que contribui para o envelhecimento, o que chamamos de envelhecimento intrínseco. Ele acontece devido ao desgaste das células do nosso corpo.

Além disso, há ainda fatores externos que tornam esse processo precoce, ou seja, ele acontece antes do tempo natural e de forma mais acelerada que o normal. E ao envelhecimento que ocorre através desses fatores, damos o nome de extrínseco.

E ao contrário do que se pode pensar, os hábitos que aceleram o envelhecimento da nossa pele são mais comuns do que imaginamos, são coisas simples do nosso dia a dia como exposição solar, dormir pouco ou até mesmo ingerir pouca quantidade de água.

Vamos então conversar um pouco sobre 10 hábitos que atingem a saúde da sua pele? São simples e fáceis de serem ajustados, confira!

2. Exposição aos raios do sol sem proteção

Sim, apesar de o sol ser essencial para a nossa saúde, em excesso e sem proteção adequada ele vai prejudicar a sua pele e acelerar o envelhecimento, além de ser um grande responsável pelo surgimento de manchas na pele.

Isso acontece porque a radiação UV promove o aumento da produção de radicais livres, e não é só isso, ela também resseca a pele, e como já vimos por aqui, pele ressecada é extremamente propensa ao aparecimento de linhas de expressão e até mesmo das rugas.

Por isso insistimos em dizer que o protetor solar é o melhor dermocosmético para prevenir o envelhecimento da sua pele, além de ser essencial contra doenças de pele como o câncer.

O protetor solar deve ser usado diariamente e o ideal é que se use um com 12 hs de proteção, como são os protetores solares da Ada Tina.

Luz azul – tão prejudicial quanto o sol

É de extrema importância que se proteja a pele também em ambientes fechados, pois a luz azul emitida pelas telas como de celulares e computadores é extremamente prejudicial para a pele também.

A luz azul pode agravar problemas como o melasma, promovendo uma hiperpigmentação mais difícil de se tratar. Responsável também pelo aumento da produção de radicais livres, o que contribui e muito para o envelhecimento precoce da pele.

3. Beber pouca água diariamente

Beber pouca água diariamente afeta muito a pele. O baixo consumo de água irá resultar em desidratação, e como consequência, uma pele também desidratada. E isso acelera o envelhecimento da pele, uma vez que uma pele seca perde seu viço e está muito mais propensa a desenvolver rugas e linhas de expressão prematuramente. 

A falta de água na pele afeta diretamente a sustentação e também a consistência das fibras do colágeno, o que de novo afeta diretamente o processo de envelhecimento da pele, fazendo com que ele se acelere.

Por isso, beba água regularmente!

4. Tabagismo também envelhece a pele

Sabe aquele viço na pele que tanto gostamos e queremos ter? Pois é, o tabagismo acaba com ele!

O cigarro não é amigo da nossa pele, a cada tragada, a concentração de oxigênio no sangue diminui drasticamente, deixando a pele opaca e totalmente sem viço.

Além disso, o tabagismo aumenta a liberação de radicais livres no nosso organismo, o que por si só já é extremamente prejudicial.

Radicais livres, como já explicado por aqui, agem diretamente nas fibras de colágeno e elastina, ou seja, fumar compromete a proteína que é fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da sua pele. 

E não é só isso, a nicotina contida no cigarro é responsável por deixar a pele com tom amarelado e podendo até mesmo ficar com manchas.

5. Poluição prejudica a sua pele

Sim, não estamos livres nem daquilo que não podemos ver, a poluição apesar de muitas vezes ser invisível aos olhos, têm papel fundamental no envelhecimento precoce da pele.

As substâncias que ficam no ar nas cidades (monóxido de carbono, sílica, fuligem etc) acumulam-se na pele, e desta forma vão obstruindo os poros e dificultando que as células de defesa atuem da melhor forma, sofrendo assim um processo de regulação descontrolado.

A poluição assim como as outras causas aumentam a ‘fabricação’ de radicais livres, justamente pela presença dos poluentes. A pele pode até mesmo apresentar um quadro inflamatório, poros dilatados, enfim, inclusive manchas em alguns quadros clínicos.

6. Estresse

10 hábitos que aceleram o envelhecimento

O estresse também possui efeitos na pele, a acne é um deles, por exemplo.

Quando se passa por um momento de ansiedade ou estresse, há um aumento significativo na liberação dos hormônios adrenalina, insulina e cortisol, que, liberados com frequência, causam inflamação e redução da produção de colágeno. 

Ah, até mesmo a tensão muscular que o estresse causa se encaixa nessa questão. A face possui musculatura e a tensão dela aprofunda as famosas linhas de expressão já existentes e acelera o aparecimento de novas rugas.

7. Banho quente demais

Já falamos aqui o quanto a água quente nos banhos pode ressecar a pele, ela afeta a barreira cutânea e deixa a pele desidratada. E como já vimos aqui mesmo nesse texto, a pele desidrata está mais suscetível ao envelhecimento precoce.

Com a desidratação, a pele entende que precisa produzir mais óleo (o que chamamos de efeito rebote), o que causa uma dilatação dos poros.

Você deve estar pensando se não pode mais tomar um banho quente, não é mesmo? E é claro que pode, mas dê preferência sempre que possível por uma temperatura mais morna. Além disso, tomou banho quente? Então capriche na hidratação da pele depois.

8. Sono ruim

Já falamos aqui no blog o quanto um sono ruim pode ser prejudicial para a pele, e desvendamos o mito do sono da beleza, pois ele é real!

Durante o sono, é quando nossa pele entra em vários processos de regeneração. E é durante o sono, também, que nossa pele produz mais colágeno.

Ou seja, nossa pele faz a regeneração celular enquanto estamos dormindo? Não! Nossa pele faz renovação celular o dia todo, é um ciclo contínuo. O que acontece de fato é que é durante o sono que essa renovação acontece com maior intensidade.

Vale lembrar que a renovação celular é o processo em que a pele troca as células mortas por células novas. Quanto mais afiado for esse processo, mais viçosa e saudável vai ser a sua pele.

9. Excesso de álcool

O excesso de álcool também está entre os hábitos que aceleram o envelhecimento da pele.

Conhecer os efeitos do álcool na pele é essencial para saber como evitar que sejam permanentes.

Nessa listinha que fizemos aqui já deu para entender que manter a pele hidratada é essencial para evitar o envelhecimento precoce, certo?

Pois então, vamos lá:  para metabolizar uma única  molécula de álcool, seu organismo precisa usar nove moléculas de água. 

Quando não há moléculas de água suficientes no corpo, o organismo passa a retirá-las da pele, isso mesmo, da pele. E temos ainda o efeito inflamatório que o álcool causa, sabe aquela “cara de ressaca”? Ela é efeito desse processo.

10. Alimentação desequilibrada

Uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas, antioxidantes naturais, frutas, verduras e sem alimentos processados é um dos passos essenciais para um organismo saudável e consequentemente para evitar o envelhecimento da pele de forma precoce.

Podemos considerar os macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) como elementos fundamentais para nossa saúde e, consequentemente, para a pele também.

Esses macronutrientes devem ser consumidos de maneira equilibrada, dando preferência sempre aos alimentos mais saudáveis. 

Uma alimentação balanceada pode ainda ajudar a combater a ação dos radicais livres, que como já vimos aceleram o envelhecimento precoce da pele.

Não seguir uma rotina de cuidados com a pele também é um hábito que acelera o envelhecimento

Mesmo já tendo listado os hábitos que aceleram o envelhecimento da pele, é preciso falar sobre a importância de manter uma rotina de cuidados.

Frisamos sempre por aqui a importância em seguir o PPP (produto-protocolo-persistência) na rotina de cuidados com a pele.

Manter uma rotina com produtos de qualidade, de maneira correta e constante é essencial para manter sua pele saudável. E ela não precisa ser enorme, cheia de produtos e levar muito do seu tempo não, limpar, tratar e proteger são as 3 etapas essenciais de qualquer rotina de skincare.

Os antioxidantes são uma ótima opção para rotinas que visam prevenir o envelhecimento precoce da pele, eles vão neutralizar a ação dos radicais livres. E aqui na Ada Tina, você encontra fórmulas antioxidantes desde tratamento até a proteção da sua pele.

Protetores solares Ada Tina com Vitamina C

Protetores solares Ada Tina com Vitamina C são perfeitos para o dia a dia quando falamos de hábitos que aceleram o envelhecimento da pele, eles podem ser acrescentados na rotina de cuidados com a pele.

Pure C FPS 50 protetor solar com Vitamina C Para o rosto e Niacinamida clareadora em alta concentração. Capaz de clarear a pele do rosto com eficácia anti-idade, anti-sinais e rejuvenescedora. 

Pure C FPS 50 combate os sinais do envelhecimento da pele como as manchas no rosto, melasma, rugas profundas, flacidez e perda de elasticidade da pele. Combatendo também as linhas finas e marcas de expressão deixando a pele mais clara, iluminada e uniformizada com 12 horas de alta proteção solar.

Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador de manchas com Vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®. Desenvolvido especialmente para proteger e tratar as peles com melasma, atuando no combate à 15 tipos de manchas. Com eficácia antissinais e antirrugas, deixando a pele mais clara e rejuvenescida, além de conter 12 horas de proteção solar e 12 horas de fotoestabilidade.

Biosole Oxy FPS 50 também protege a pele contra os malefícios da luz azul e luz visível, contra os efeitos nocivos da poluição e do ozônio. Além da radiação infravermelha, protegendo a pele da principal causa das manchas e seus fatores agravantes.

Comentários

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *