ADA TINACabeloQueda de Cabelo

Queda de cabelo pode ser câncer?

A queda de cabelo pode sim sinalizar algumas doenças, mas será que uma delas pode ser câncer?

Vamos entender melhor sobre esse assunto no texto a seguir, confira!

A queda de cabelo pode sinalizar câncer?

A queda de cabelo pode sim sinalizar algumas doenças, mas será que uma delas pode ser câncer?

Um estudo americano publicado no Journal of Clinical Oncology sobre queda de cabelo masculina, ligou essa condição a doenças como câncer de próstata e revelou que os homens que perderam cabelo na parte da frente da cabeça, possuíam 40% a mais de chances de desenvolver este tipo de tumor.

O estudo realizado em 30 homens voluntários e mostrou que os que apresentavam queda de cabelo apresentaram glândulas 34% maiores do que os que não sofriam do problema. 

A queda de cabelo pode sinalizar problemas de saúde?

homem calvo

Já vimos por aqui que a queda de cabelo pode ser normal quando em média se perde de 50 a 200 fios por dia sem que essa perda cause falha no couro cabeludo.

Quando a queda sai da normalidade é preciso ficar atento, pois isso pode sim ser um problema de saúde, mas não significa que de fato é, por isso não se desespere, em caso de excesso na queda ou preocupações quanto a isso, procure um profissional de saúde, ele (a) vai auxiliar e dar o diagnóstico correto sobre a sua alopecia.

Listamos abaixo as doenças que podem causar queda de cabelo:

Doenças cardíacas

Homens que apresentam queda de cabelo, podem apresentar maior risco de desenvolver doenças cardíacas, pois essa condição pode indicar circulação deficiente. O fluxo sanguíneo do coração também pode estar reduzido. Por isso, em caso de queda fora do normal, procure um profissional de saúde.

Estresse

O estresse produz cortisol e a queda de cabelo causada pelo estresse se associa à elevação nos níveis desse hormônio, produzido pelo organismo em resposta a alguma situação de perigo.

Tireoide

A queda de cabelo em mulheres pode ser um sinal de anormalidade na glândula tireoide que hormônios que regulam algumas funções vitais para o corpo, incluindo entre elas o crescimento dos fios de cabelo.

Mas, como saber se minha queda de cabelo está relacionada a um problema de saúde?

A qualquer sinal de anormalidade na queda de cabelo ou em aspectos como:

  • Queda excessiva dos fios de cabelo ou queda em tufos;
  • Couro cabeludo que apresente alguma vermelhidão, coceira ou ardência;
  • Cabelo apresentando mais oleosidade que o normal;
  • Sinais de caspa excessivas nas roupas e nos fios de cabelo.

Assim, procure um profissional da saúde e não se automedique, é ele (a) quem vai encaminhar os exames e tratamentos necessários.

A prevenção com exames de rotina sempre pode ser o melhor caminho. Assim qualquer diagnóstico pode dado com antecedência e o tratamento correto pode ser indicado. Seja para alguma doença ou até mesmo para a queda de cabelo que pode ser derivada até mesmo por falta de nutrientes.

Se atentar a qualquer sinal que saia da rotina normal do seu corpo e cuidar mais de você é fundamental para o bem-estar da sua saúde!

Comentários

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *