4 cuidados para rotina capilar dos cabelos crespos!
Quem tem cabelo crespo sabe que é necessário cuidados específicos e uma rotina capilar dedicada.
Esse tipo de fio precisa de mais hidratação e nutrição, pois a oleosidade da raiz tem dificuldade de chegar até as pontas dos cabelos, que causa um ressecamento natural.
Separamos 4 dicas incríveis para quem tem cabelo crespo acrescentar na rotina de cuidados capilares.
Confira os 4 cuidados para rotina capilar dos cabelos crespos!
1.Rotina capilar? Precisa mesmo?
Ter uma rotina de cuidados com os cabelos é muito importante para manter a saúde dos fios desde a raiz, e essa regrinha vale para qualquer tipo de cabelo, inclusive os crespos.
Nossa indicação de rotina capilar de sucesso possui 3 séries fundamentais:
- Nutrição;
- Reconstrução;
- Hidratação.
Essas etapas podem ser executadas de acordo com a necessidade do seu cabelo, e para identificá-la, fazer um teste de porosidade pode ser fundamental, mas como fazê-lo?
Para fazer o teste de porosidade pegue os fios que caíram naturalmente e mergulhe-os em um copo d’água, se boiar é porque os fios estão precisando de hidratação, se afundar estão pedindo uma reconstrução. Agora, se ele nem boiar nem afundar, é preciso dar uma atenção especial à nutrição dos cabelos.
2. Pode pentear os cabelos crespos?
Definitivamente, NÃO!
O grande segredo dos cabelos cacheados, ondulados e principalmente dos crespos é penteá-los apenas quando estiverem molhados após a lavagem ou úmidos propositalmente para este ato.
Pentear os fios crespos secos vai causar quebra por tração, uma vez que, a curvatura do cabelo pode entrar em atrito e se embaraçar no pente ou na escova.
Desembaraçar os cachos durante o banho seguido do uso do condicionador é uma excelente forma de fazer isso sem danificar os fios.
3. Priorizar produtos específicos para cabelos crespos
O uso de produtos bons e específicos para o seu tipo de cabelo é extremamente fundamental.
Shampoo, condicionador, máscaras, cremes de pentear, óleos e aparador de pontas devem ser prioridade na rotina de cuidados capilares deste tipo específico de cabelo. Quando específicos para cabelos crespos, esses produtinhos possuem todos os nutrientes necessários para manter a saúde dos fios e dos seus cachos.
4. Hidratação, talvez a dica mais importante!
Hidratação é essencial para a saúde de todos os tipos de cabelo, principalmente dos crespos ou cacheados.
Os cabelos com mais curvaturas tendem a perder a hidratação com mais frequência que os cabelos mais lisos, e o segredo fica no uso de um creme de qualidade específico para cabelos crespos ou cacheados no mínimo semanalmente.
A hidratação vai garantir que os fios fiquem mais macios e assim a queda e o frizz serão evitados, esses que também são fortes características dos cabelos ondulados, cacheados e crespos.
5. Dica extra, aquela de amiga que faz toda a diferença: Touca de cetim para um cabelo macio e sem frizz!
Como citamos acima, uma das características mais comum dos cabelos crespos e cacheados é o frizz, mas o que é o frizz?
Frizz são aqueles fiozinhos que não se alinham no caimento natural do cabelo e ficam “arrepaidos”. Mas, apesar de comum, evitá-los é possível e muito simples.
Touca de cetim para dormir ou antes de se deitar!
O cetim é um tecido extremamente macio e liso, assim, ele minimiza o atrito que é o grande causador do frizz, dando aquela ajudinha no cabelão.