Pele opaca e sem viço? Confira os 5 motivos para sua pele estar assim e como evitar essas condições.
Quantas vezes você já se perguntou por que sua pele estava opaca e sem viço? Não há um motivo único que deixará ela assim, um conjunto de fatores pode influenciar essa mudança.
A opacidade deixa a pele com aspecto não saudável, já o viço é um dos sinais mais naturais da pele que está saudável e equilibrada.
Uma pele com viço é uma pele uniformizada em sua cor e brilho adequadamente, transmite saúde e funciona normalmente.
O que pode afetar o equilíbrio da pele e transformá-la em uma pele sem viço e opaca? Confira os 5 motivos que podem deixar sua pele assim
1 – Envelhecimento
O envelhecimento natural do nosso organismo é um dos motivos que levam a pele a ficar opaca e sem viço. Aos 25 anos já há uma queda na produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico.
Nossas células envelhecem assim como nós, o metabolismo começa a diminuir e com isso a produção cai. O colágeno, a elastina e o ácido hialurônico ajudam na firmeza da pele, na sua sustentação, o ácido hialurônico ainda tem uma capacidade enorme de absorver a umidade da pele. Ele possui um poder hidratante excelente.
Há ainda uma microcirculação sanguínea e é isso que reduz a luminosidade da pele.
A baixa na produção deixa a pele mais fina, e assim ela perde a densidade, retém menos hidratação, fica sem volume, flácida e começa a apresentar linhas de expressão e rugas.
A renovação celular também começa a ficar mais lenta, essa é uma das maiores causas do envelhecimento, assim a pele perde completamente o viço. Quando existe acúmulo de células mortas na camada córnea, a pele fica sem brilho e opaca, a textura fica irregular e desidratada.
E o que fazer para evitar?
Manter a rotina de cuidados com a pele diariamente é fundamental, com limpeza, tratamento, hidratação e proteção solar sempre!
Produtos com ativos antioxidantes que vão neutralizar a ação dos radicais livres e estimulam a produção de colágeno são os ideais. Produtos com ácido hialurônico que vai ajudar a preencher a pele também são bem-vindos.
2 – Sono e alimentação desequilibrados
É de extrema importância que nosso organismo esteja funcionando bem para que a pele esteja viçosa.
Estar saudável, ter uma alimentação equilibrada, beber água o suficiente e ter sono reparador é fundamental para a saúde e aparência da pele.
Sim, o sono é muito importante. É durante o sono que a pele entra em processos de regeneração e renovação.
E é durante o sono, também, que a pele vai produzir mais colágeno. A renovação celular é o processo em que as células mortas são trocadas pelas novas células, quanto mais fortificado for esse processo, mais viçosa será a pele.
Evitar o excesso de álcool vai ajudar a sua pele a se manter viçosa, pois, para metabolizar uma molécula de álcool, o organismo precisa se desfazer de nove moléculas de água e quando não há mais moléculas de água o suficiente o organismo passa a retirá-las da pele, e assim a pele se desidrata e perde totalmente o viço.
Então, manter uma vida saudável, uma alimentação equilibrada, sono regular e com consumo de álcool moderado vai contribuir com a aparência da sua pele.
3 – Renovação celular desequilibrada
A renovação celular é outro fator que influencia muito o viço da pele, como já citamos brevemente acima.
Se ela não está em seu ritmo ideal, vai prejudicar sim a saúde da sua pele.
O processo de renovação celular normalmente dura 28 dias, ou seja, são 28 dias para que uma célula vá da camada basal para a camada córnea.
Quando o ritmo desse processo é alterado, a pele não estará executando sua troca natural, e isso vai influenciar totalmente no brilho natural e na saúde da pele.
A renovação celular é fundamental para manter o viço da sua pele, porque esse é o processo natural: uma célula ser trocada e não retida. Pois, quando ela fica retida, vai desidratar, e assim todo o processo passa a ser anormal.
Mas o que pode desequilibrar a renovação celular?
Primeiro e principal fator: exposição sem proteção adequada aos raios UV do sol, e por isso se proteger é fundamental para a saúde e aparência da pele.
Além do tabagismo, consumo excessivo de álcool, má alimentação, sono ruim, poluição e uso de produtos inadequados para a pele que também vão colaborar para que haja esse desequilíbrio que influencia diretamente na saúde e aparência da sua pele.
4 – Desidratação da pele
Com certeza você já sentiu sua pele repuxando, ressecada ou até mesmo descamando. Esses sintomas são sinais de que a pele está desidratada e necessitando de um cuidado maior na hidratação.
A pele que está desidratada é uma pele que está com falta de água na superfície. A remoção excessiva do sebo natural da pele pode levar a essa falta de água, e isso ocorre grande parte das vezes através de banhos muito quentes, quando se lava o rosto excessivamente ou até mesmo o estresse pode desencadear essa condição.
A falta de hidratação vai deixar a pele com aparência sem vida, sem viço, justamente por causa do ressecamento que deixa a pele sem aquele brilho característico de uma pele hidratada.
Quando a pele está ressecada, ela fica acinzentada, o que também dá a sensação de uma pele sem saúde.
Por isso é necessário manter a hidratação da pele sempre em dia, pois, uma pele que não está recebendo os cuidados ideais de hidratação vai se tornar uma pele opaca e sem viço.
5 – Estresse
Rotinas agitadas e exaustivas, noites mal dormidas ou até mesmo discussões constantes são fatores que podem deixar a pele opaca e sem viço, com aparência “sem vida” e aspecto cansado.
Isso acontece porque o estresse causado por situações como essas aumenta os níveis de cortisol, o que leva a uma série de alterações no organismo, como a redução dos vasos sanguíneos, o que dificulta que o sangue e os nutrientes cheguem à pele de forma adequada.
Assim, consequentemente a pele vai se tornar pálida e opaca.
Evitar situações como as citadas acima, tentar tirar um tempo para descansar e buscar um sono de qualidade vai colaborar para que sua pele retome “a vida”.