ADA TINAAnti-IdadeColágenoPelePele Madurarejuvenescimento da peleRostoRugasSem categoria

Linhas de expressão: como surgem as rugas e como eliminar?

Rate this post

Linhas de expressão: como surgem as rugas e como eliminar?

As rugas são causadas pelo envelhecimento da pele, um processo natural que provoca a perda de colágeno e da elastina.

Neste texto explicamos como as rugas surgem, como evitá-las e os melhores tratamentos.

Confira!

Como surgem as rugas?

As rugas são causadas pelo envelhecimento da pele, um processo natural que provoca a perda de colágeno e da elastina (proteínas que tornam a pele firme e elástica) e do ácido hialurônico (responsável pela hidratação da pele). 

No entanto, o aparecimento das rugas faciais não se deve apenas ao envelhecimento natural da pele, mas também a muitos fatores externos, que podem ser evitados através de uma rotina diária de cuidados com a pele.

Classificação das rugas

Os sinais de envelhecimento da pele podem se manifestar através de diferentes formas. Deste modo, as rugas são divididas em duas classes: rugas profundas, que não sofrem nenhuma modificação quando são esticadas, e rugas superficiais, que se alteram ao ser esticadas. Sendo assim, as rugas são classificadas em 5 tipos:

Rugas finas

São o tipo mais superficial de rugas, que podem aparecer entre os 20 e 30 anos. Elas estão relacionadas com a perda de colágeno e pela exposição diária ao sol, assim sendo percebidas pelo afinamento da derme e epiderme;

Rugas dinâmicas

Também conhecidas como marcas de expressão ou linhas de expressão, surgem pela ação dos músculos faciais, formadas por movimentos repetidos do rosto, são mais incidentes entre 30 e 40 anos. “Bigode chinês”, “pés-de-galinha” e “código de barras” são algumas delas;

Rugas estáticas 

São aquelas presentes mesmo quando não há expressão facial, ou seja, aparecem até quando o corpo está de repouso. É fruto do envelhecimento genético e surgem entre os 40 e 50 anos;

Rugas sanfonadas

São rugas mais profundas que possuem alterações nas estruturas da pele e também na camada de gordura (hipoderme);

Rugas gravitacionais 

Ocorrem devido à queda da pele e dos músculos, causadas pela força da gravidade. Elas acompanham a flacidez da pele, e assim podem aparecer entre os 60 e 70 anos

Raios solares 

Os maiores vilões da saúde da pele

Dentre os fatores extrínsecos, estão todas as ameaças do ambiente à nossa pele. A mais perigosa de todas, contudo, são os raios solares. 

A exposição prolongada ao sol é capaz de produzir eritema, manchas, edemas, sinais de envelhecimento como rugas e flacidez, podendo até levar ao desenvolvimento de câncer de pele, pois os raios solares são a principal fonte de radicais livres que danificam profundamente a pele chegando até danificar o DNA das células cutâneas.

Deste modo, é fundamental e indispensável o uso de protetores solares, pois eles criam uma camada sobre a pele, protegendo-a da ação dos raios UV. 

O ideal é apostar em um bom protetor solar com 12 horas de proteção, e aplicá-lo diariamente, sem exceções. Além dos filtros solares, também recomendamos a utilização de produtos anti-aging, como a vitamina C para pele, niacinamida e resveratrol. Estas substâncias conseguem proteger a pele contra os danos causados pelo sol, além de deixá-la mais jovem e saudável.

Como impedir o surgimento de rugas?

As rugas não são tratáveis apenas através de procedimentos cirúrgicos e estéticos, como muitos pensam. Com o acompanhamento de dermocosméticos que rejuvenescem sua pele, assim elas também podem ser tratadas em sua rotina de skincare. 

Confira algumas dicas de como prevenir o aparecimento dessas rugas:

Usar protetor solar com 12 hs de proteção 

Muitos protetores solares não só te protegem contra os raios do sol, como combatem o envelhecimento precoce da pele. Porém, a necessidade de reaplicação constante dos protetores solares pode ser um incômodo, pois nem sempre o teremos à disposição para utilizarmos a qualquer momento, fazendo com que até a próxima reaplicação, estejamos vulneráveis aos perigos do sol. Por isso, utilize sempre protetores solares com 12 horas de proteção UVA, UVB e proteção infravermelha, como os protetores da ADA TINA.

Utilize séruns e mousses de vitamina C 

Produtos antienvelhecimento, como séruns e mousses de vitamina C, podem aumentar a produção de colágeno, combatendo rugas e outros sinais no rosto que acontecem naturalmente ou através do envelhecimento precoce.

Mantenha a pele hidratada: A hidratação da pele é essencial para um rosto livre de rugas e linhas de expressão, pois é ela que traz o equilíbrio da oleosidade natural da pele.

Menos consumo de açúcar: o processo de envelhecimento da pele pode acelerar com o consumo exagerado de carboidratos e açúcares, tornando o aparecimento de rugas e flacidez cutânea muito mais rápido.

Parar de fumar

A pele é um dos órgãos que mais se deteriora com o tabagismo. Esse hábito provoca um aumento no número de radicais livres na pele, ocasionando eventualmente uma diminuição da síntese de colágeno. O aumento dos radicais livres (moléculas instáveis que danificam o DNA das células) também é consequência do tabagismo.

Melhores produtos para o tratamento de rugas

produtos para linhas de expressão e rugas

A ADA TINA possui uma grande variedade de produtos voltados para o rejuvenescimento da pele, que podem fazer a diferença em sua aparência e consequentemente.

Liqui.Laser Booster Clareador Laser Effect

Sérum que clareia e renova a pele, com tecnologia Glycogen Hyaluronic Peptide exclusiva Ada Tina e Niacinamida Super Concentrada que em sinergia criam um efeito laser capaz de iluminar a pele desde a 1ª aplicação.

Liqui.Laser Booster Clareador tem potente ação redutora dos sinais de cansaço e da idade, proporcionando mais firmeza e elasticidade para a pele. Auxilia o aumento da produção de colágeno, melhorando a aparência geral da pele, deixando-a mais jovem.

Biosole AV FPS 50 

Um protetor solar anti-idade e antioxidante que protege o DNA e o colágeno, previne o envelhecimento e mantém a pele jovem, uniforme e protegida, possuindo 12 horas de proteção solar UVA, UVB, Infravermelho e DifendiOx.

X-Peel Glycolic Ultra Peeling

X-Peel Glycolic Ultra Peeling, sérum anti-idade e clareador formulado com Tecnologia Duplo Peeling de AHA e BHA 11,25%, que sinergicamente possuem ação esfoliadora e clareadora. Com isso, o X-Peel Glycolic Ultra Peeling proporciona uma pele muito mais jovem, bonita e uniforme

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *