Você já usou ácido para clarear a pele? Mas, quais os melhores ácidos para clarear manchas?
Os ácidos geralmente estão nas formulações dos séruns clareadores que cada vez mais ganham espaço na rotina skincare. Eles trazem diversos benefícios para a pele, principalmente para clarear manchas, como as do melasma.
Por isso, listamos os melhores ácidos clareadores de manchas e melasma!
Confira!
Como surgem as manchas no rosto?
A pele é muito suscetível a diferentes tipos de influências. Grande parte dela sempre recebe influência dos efeitos da natureza sofridos no dia a dia.
O clima, o vento, a poluição e principalmente, a ação do sol, na qual sua radiação tem efeito direto no aumento da produção de melanina da pele (pigmento que dá cor à pele) são os fatores que ocasionam as manchas na pele.
Muitas vezes é difícil de evitar que sua pele entre em contato com esses fatores e é por isso que frisamos a importância no tratamento da pele com séruns clareadores, além do uso do protetor solar.
O que são ácidos clareadores?
Os ácidos clareadores possuem forte capacidade de clareamento que retarda a formação excessiva de melanina na pele.
São substâncias naturais ou sintéticas que protegem as células dos radicais livres (moléculas instáveis que causam danos diretos ao nosso organismo, incluindo a pele) produzidas pelo corpo.
Os ácidos vão trabalhar contra o desenvolvimento de manchas escuras já existentes, assim clareando a pele.
Um dos mais famosos ácidos do mercado dermocosmético atual é o Ácido Ascórbico, que, além de clarear a pele, também possui efeitos anti envelhecimento, que garante firmeza e elasticidade à pele.
Como usar ácido na rotina de skincare?
Não há segredo para incorporar os ácidos em sua rotina diária de cuidados com a pele. Conforme orientação do farmacêutico especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo, o procedimento ideal é limpar a pele como de costume e aplicar o sérum (que contenha o ácido escolhido para o seu tipo de pele) na pele limpa e seca.
É aconselhável que os produtos que contenham ácidos sejam aplicados na pele à noite, antes de dormir.
A aplicação posterior do protetor solar nunca deve ser esquecida, portanto, use-o diariamente para potencializar o efeito e proteger adequadamente sua pele.
Tratamento com ácido para clarear a pele
Um dos tratamentos mais usados para o clareamento de manchas na pele é feito com ácido, algumas vezes em forma de peelings físicos, mas na grande maioria com ácidos encontrados em séruns clareadores.
Listamos abaixo os melhores ácidos para o clareamento de manchas na pele, confira:
Ácido glicólico
Encontrado em plantas açucareiras, o ácido glicólico também é conhecido como ácido hidroxiacético e é extremamente solúvel em água.
Indicado para tratamentos de cicatrizes derivadas da acne e para aparência geral da pele, pois contém propriedades de renovação celular, o que, por sua vez, vai melhorar a textura além das manchas da pele do rosto.
Aqui na Ada Tina, ele aparece na fórmula do X-Peel Glycolic Ultra Peeling, um sérum anti-idade e clareador, formulado com Tecnologia Duplo Peeling que renova, rejuvenesce intensamente e clareia manchas escuras, e assim também as do melasma, proporcionando uma pele muito mais jovem, bonita e uniforme.
Ácido Tranexâmico
O tranexâmico é uma substância sintética capaz de causar alterações na melanogênese (via de formação do pigmento castanho que em excesso causará manchas na pele do rosto).
Além disso, ele atua na inflamação da pele, ou seja, usando séruns com ácido tranexâmico, o rosto não ficará avermelhado durante o processo do tratamento.
Na linha de séruns Ada Tina encontramos este potente ativo no Clarivis TX Ultra Resist, um sérum ultra clareador.
Ácido kójico
Tem potente ação clareadora pois inibe uma enzima chamada tirosinase, que é responsável pelo processo de formação de melanina na pele.
Possui propriedades anti inflamatórias, fotoprotetoras e antibacterianas.
O ácido kójico é atóxico e no geral não causa irritações, alergias ou outros malefícios na pele.
É indicado para tratamentos anti-melasma e clareamento de manchas. Não causa alergias e não possui fotossensibilidade, assim podendo ser usado durante o dia.
Na linha de séruns Ada Tina encontramos este potente ativo no Clarivis High Potency que possui potente ação clareadora.
Ácido mandélico
Gel fluido de origem vegetal extraído de amêndoas amargas, e um alfa-hidroxiácido da família dos AHAs, o ácido mandélico é conhecido por ser um ácido menos irritativo para a pele do que outros ácidos conhecidos.
Derivado das amêndoas amargas o ácido mandélico, vem especificamente das plantas do gênero Prunus (cerejeiras, pessegueiros, ameixeiras entre outros).
Ideal para tratamentos como fotoenvelhecimento, acne e hiperpigmentação, o ácido mandélico vai potencializar a renovação da sua pele, o clareamento de manchas e, dessa forma, tratar o fotoenvelhecimento.
Na linha de séruns Ada Tina encontramos este potente ativo no X-PEEL Acne Pore Peeling, um peeling clareador antiacne em sérum.
Ácido ascórbico?
O ácido ascórbico nada mais é do que a nossa querida vitamina C pura. Mesmo sendo muito popular entre os dermocosméticos e muito querido na rotina de cuidados com a pele, muita gente ainda não tem o conhecimento sobre os incríveis benefícios deste poderoso ativo.
A vitamina C pura é a molécula de ácido ascórbico em sua forma mais básica.
O uso de vitamina C na rotina de cuidados com a pele pode trazer inúmeros benefícios como luminosidade natural, ação antioxidante e clareadora.
Um dos maiores benefícios que a Vitamina C tem para a pele é a potência clareadora de manchas, como as manchas do melasma e manchas derivadas da acne por exemplo.
Na linha de clareadores Ada Tina encontramos este potente ativo no Pure C 40 Ultra Clareador, mousse concentrado com 2 vezes mais Vitamina C Purissima e Ácido Hialurônico de Baixíssimo Peso Molecular.