Como saber se tenho melasma?
O melasma é o nome dado às manchas resistentes que aparecem no rosto frequentemente na região das bochechas, testa e queixo.
Vamos entender melhor no texto a seguir, confira!
O que é melasma?
Primeiramente vamos entender o que é o melasma.
Já falamos bastante aqui sobre esse assunto, mas, vamos relembrar rapidamente que o melasma atinge principalmente mulheres com fototipos III, IV e V.
Essa condição é comum e causa manchas escuras na pele derivadas de uma hiperpigmentação que libera mais melanina que o normal.
Melanina é um tipo de proteína que garante a coloração da pele e evita naturalmente os danos da radiação UV no DNA.
Essa hiperpigmentação resulta em formação de manchas castanhas (claras e escuras) ou marrom mais acinzentadas com formato irregular e limites demarcados.
O melasma aparece especificamente no rosto, atingindo geralmente a área das bochechas, testa, lábio superior e queixo. O tamanho das manchas do melasma podem variar, mas alguns chegam a tomar a face por completo.
Se você já tem melasma, o primeiro passo e talvez o mais importante será classificá-lo para escolher o tratamento correto, vamos entender como segundo a classificação dos graus do melasma segundo Dr. Maurizio Pupo.
Como identificar o meu melasma para escolher o melhor tratamento?
A classificação dos graus do melasma de acordo com o farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo são:
Melasma grau 1: É o melasma mais recente, com menos de 1 ano, com manchas ainda claras e menos profundas e que necessita de tratamento rápido para não evoluir para os graus mais graves. Também chamado de melasma epidérmico, pois as manchas estão localizadas nas camadas mais superficiais da pele.
Melasma grau 2: É o grau de melasma com mais de 1 ano, com manchas bem visíveis e mais escurecidas e que já não responde bem aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma misto, pois as manchas se localizam nas camadas superficiais e médias da pele.
Melasma grau 3: É o tipo de melasma com mais de 5 anos, antigo, persistente e com manchas profundas e resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico, pois as manchas escuras já se localizam na camada mais profunda da pele.
Melasma Grau 4: É o tipo mais grave de melasma, com mais de 10 anos, muito antigo, muito persistente e com manchas muito profundas e muito resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico grave pois as manchas escuras já se encontram nas camadas mais profundas da pele com grandes depósitos de melanina.
O que pode causá-lo?
Dr. Maurizio Pupo acha importante frisar sempre que:
“O melasma é majoritariamente causado pelas radiações UVA e UVB do sol.”
E por isso devemos sempre fazer uso de um bom protetor solar de qualidade e adequado.
Entretanto, apesar de o melasma ocorrer por conta da exposição às radiações ultravioletas, alguns outros fatores associados a essa exposição podem agravar a superprodução de melanina causando o melasma e suas manchas escuras que aparecem na pele.
Alguns desses fatores são:
- Uso de pílulas anticoncepcionais, condições hormonais e gravidez;
- Predisposição genética;
- Alimentação pobre em antioxidantes;
- Doenças diagnosticadas da tireoide e do fígado;
No caso específico das doenças da tireóide, elas contribuem com o aparecimento do melasma por conta do desequilíbrio hormonal, já as doenças do fígado podem afetar a produção dos hormônios, o que influencia na formação das manchas do melasma.
Com essas informações então podemos compreender que o cuidado com nosso corpo e nossa saúde é tão importante quanto o uso de protetor solar para prevenção e ajuda no tratamento contra o esse problema.
O melasma pode desaparecer?
O melasma é uma condição crônica da pele causada pela exposição solar sem proteção e pode ser prevenido e controlado.
O tratamento irá controlar essa condição, controlar a hiperpigmentação da pele fazendo assim com que as manchas escuras causadas pelo melasma desapareçam e se mantenham ocultas desde que o tratamento seja seguido e a pele protegida.
Mantendo a prevenção anti melasma com o uso de proteção solar adequada associada ao uso constante de produtos anti melasma na rotina de skincare essas manchas não tornarão a aparecer e o melasma permanecerá controlado.
Como prevenir o melasma?
- Usar protetor solar diariamente – A alta exposição ao sol sem proteção é uma das principais causas do melasma, por isso é fundamental usar protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados.
- Usar dermocosméticos clareadores – Os dermocosméticos clareadores ajudam a reduzir e tratar o melasma. Não utilizar produtos clareadores pode agravar o melasma e causar outros danos à pele.
- Se preocupar com a luz azul e visível – A luz azul e visível emitida por dispositivos eletrônicos, como smartphones e computadores, pode piorar o melasma. Isso ocorre porque essas luzes podem penetrar mais profundamente na pele e estimular a produção de melanina. Para prevenir o agravamento do melasma, recomenda-se o uso de protetor solar com ação anti-luz azul e visível.
- Tratar outras condições de pele – Algumas condições de pele, como a acne, podem piorar o melasma. Por isso, é importante tratar todas as condições de pele em conjunto, para uma pele uniforme e radiante.
- Evitar o estresse excessivo – O estresse pode desencadear uma série de problemas de saúde, incluindo uma piora no quadro de melasma. Tente reduzir o estresse com atividades relaxantes.
- Manter uma alimentação equilibrada – Uma alimentação pobre em nutrientes e antioxidantes e rica em alimentos processados pode afetar negativamente a saúde da pele, incluindo o melasma. Por isso, mantenha uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes e antioxidantes, como frutas e vegetais.
- Hidratar a pele adequadamente – A pele desidratada pode ficar mais suscetível a danos, incluindo o melasma. Por isso, hidrate a pele diariamente com produtos adequados para o seu tipo de pele. Opte por produtos sem fragrâncias e com ingredientes hidratantes, como o ácido hialurônico.
Séruns da Linha Clarivis da Ada Tina, resultados surpreendentes contra o melasma
Sérum Clareador Concentrado Com Niacinamida Clarivis Nia 10
Clarivis Nia 10 sérum clareador, anti-manchas, ultra concentrado, formulado com Niacinamida Pura 10% + Ácido Hialurônico. Rico em agentes de permeação que previne, trata e clareia manchas escuras, melasma grau 1, sardas, imperfeições e manchas de acne.
Sérum Potente Clareador De Manchas E Melasma Clarivis High Potency
Clarivis High Potency é um sérum com alta potência clareadora e iluminadora, formulado com Tripla Combinação exclusiva de ácidos clareadores concentrados em 14,82%, que clareiam intensamente as manchas escuras, incluindo o melasma grau 3 e grau 4.
Sérum Ultra Clareador Com Ácido Tranexâmico – Clarivis Tx
CLARIVIS TX é um Sérum Ultra Clareador com Tripla Ação Clareadora formulado com Ácido Tranexâmico, Niacinamida e Alfa-Arbutin indicado para clarear manchas escuras da pele inclusive Melasma Grau 2 e Grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.
Sérum Clarivis Tx Ultra Resist Booster Clareador De Manchas E Melasma Resistente E Hormonal
Clarivis TX Ultra Resist é um sérum ultra clareador especialmente indicado para o clareamento das manchas mais resistentes, como o melasma grau 2 e 3, formulado com Tranexamic Complex 15% e Niacinamida Clareadora, capaz de deixar a pele mais clara em apenas 7 dias de uso*, com textura extra leve e não oleosa.
Biosolo Oxy FPS 50 – proteção e clareamento!
Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador e antioxidante com Vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, 12 horas de Proteção Solar, 12 horas de fotoestabilidade e 24 horas de Proteção Anti-Melasma.