ADA TINACabeloQueda de Cabelo

Eflúvio telógeno: quais as causas e como tratar?

Rate this post

Eflúvio telógeno, quais as causas e como tratar?

Com certeza você ouviu falar que um pico excessivo de estresse pode causar queda de cabelo, não é? Esse estresse pode ser derivado do pós parto ou até mesmo pós Covid-19.

Vamos entender melhor sobre esse assunto e aprender a identificar uma queda anormal de cabelo no texto a seguir.

Confira!

Existe queda de cabelo natural?

É muito importante lembrar que há sim uma queda de cabelo considerada natural, essa é aceitável quando os fios não se perdem em mais de 100 a 200 por dia, o que corresponde a mais ou menos 10% do total capilar.

Essa quantidade pode causar espanto quando lida, mas no dia a dia ninguém se apavora, é o que você perde naturalmente.

Agora, quando falamos em queda anormal, excessiva, estamos falando em uma quantidade acima, o que chega a mais de 300 fios perdidos por dia.

É quando começa-se a perceber muito cabelo na escova de cabelo, após o banho, no travesseiro e nas roupas.

O que é o eflúvio telógeno?

Eflúvio telógeno é um tipo de queda de cabelo caracterizada pelo aumento gradual da queda dos fios diariamente.

Esse tipo específico de queda ocorre após algum gatilho pós estresse causado no organismo como, pós cirurgia, alterações hormonais, deficiências de vitaminas, doenças infecciosas, entre outros.

Diferente de outros tipos de queda, o eflúvio telógeno é uma queda temporária que ocorre pela interrupção no ciclo do crescimento natural dos fios. Já vimos por aqui que o cabelo passa por 3 fases de crescimento, a anágena (crescimento ativo dos fios), a catágena (transição dos fios) e a telógena (queda dos fios).

No eflúvio telógeno grande parte dos folículos capilares entram prematuramente na fase telógena, o que leva à queda. 

Enquanto o fator agressivo que levou à queda continuar, a queda permanecerá, por exemplo, se o que causou foi a falta de vitaminas, enquanto essa situação não for resolvida o cabelo continuará caindo, por tanto, o eflúvio telógeno pode durar semanas ou meses. Isso faz dessa condição uma condição autolimitada, com um período para começar e acabar.

Quais os tipos de eflúvio telógeno?

O eflúvio telógeno pode ser agudo ou crônico e a principal diferença entre eles é o tempo de duração da queda.

O tipo agudo dura em média até 3 meses enquanto o crônico dura mais de 3 meses, além de ter a correção da queda dos fios mais difícil.

Quanto tempo leva para iniciar a queda?

Algumas pessoas muitas vezes associam a queda a um pico de estresse recente, por exemplo, passou um estresse profundo hoje, na mesma semana o cabelo começa a cair. Isso é equivocado, é preciso um período entre 60 e 120 dias após o pico de estresse para que o ciclo natural de crescimento dos fios de cabelo seja interrompido e assim acontecer a queda.

Como já citamos acima, a duração e persistência da queda causada pelo eflúvio telógeno vai depender do agente causador.

Quais as causas do eflúvio telógeno?

As causas que levam ao eflúvio telógeno são diversas, mas vamos apresentar algumas das mais comuns:

  • Alterações hormonais (gravidez, pós-parto, menopausa, síndrome dos ovários policísticos);
  • Estresse físico ou emocional (ansiedade, depressão, nervoso, entre outros);
  • Deficiências nutricionais (falhas na alimentação podem levar à perda de vitaminas);
  • Infecções bacterianas ou virais ( Covid-19, dengue, infecções urinárias, etc;)
  • Doenças autoimunes (lúpus por exemplo);
  • Infecções no couro cabeludo;
  • Tratamentos médicos invasivos, como quimioterapia, radioterapia e alguns medicamentos utilizados para tratar condições crônicas.

Tem diferença entre alopecia e eflúvio telógeno?

eflúvio telógeno

Sim, existem algumas diferenças entre esses dois tipos de queda de cabelo. 

O eflúvio telógeno é uma condição em que vários fios entram na fase telógena simultaneamente, assim levando a uma maior queda de fios após algum gatilho que se dá devido a um pico elevado de estresse. 

É uma condição autolimitada, como já dissemos anteriormente e que é resolvida pelo  próprio organismo de forma espontânea em alguns meses quando a situação causadora se encerra. Uma das características do eflúvio telógeno é a perda difusa dos fios no couro cabeludo.

Já a alopecia por sua vez ocorre geralmente por questões genéticas e, se não tratada adequadamente, pode levar a uma perda universal e irreversível dos fios.

Como tratar o eflúvio telógeno?

Existem tratamentos tópicos e até mesmo orais em casos muito extremos, e o ideal é associar sempre à produtos que podem colaborar com esse tratamento, para que os fios cresçam ainda mais fortes.

Fortalecer os fios vai ajudar!

Os cabelos mais frágeis e quebradiços tendem a demorar mais para crescer, e por isso necessitam de cuidados extras com a saúde desses fios em específico.

Mesmo que esses cuidados com a saúde dos fios não sejam para calvície, alguns dermocosméticos possuem a capacidade também de fortalecer e acelerar o crescimento dos fios de cabelos.

Amplexe Shampoo Antiqueda

Um bom exemplo de tratamento é o Amplexe Shampoo Antiqueda, um potente shampoo fortalecedor que diminui tanto a queda de cabelo masculina quanto feminina, estimulando o crescimento de novos fios com os primeiros resultados comprovados* em apenas 30 dias de uso – associado à Amplexe Loção Antiqueda – deixando os cabelos mais fortes, volumosos, saudáveis e livres da queda. Amplexe Shampoo antiqueda foi eleito 4x consecutivas como o melhor Shampoo Antiqueda do Brasil.

Amplexe Shampoo Antiqueda fortalece a raiz dos cabelos enquanto limpa profundamente o couro cabeludo sem ressecar os fios. Sua fórmula sem sal, deixa os fios do cabelo mais hidratados, macios e brilhantes.

Amplexe Loção Antiqueda

Para resultados ainda mais surpreendentes contra a queda de cabelo. Indicamos também para o uso do Amplexe Loção Antiqueda, uma potente loção capilar fortalecedora que diminui tanto a queda de cabelo masculina quanto feminina. Estimulando o crescimento de novos fios com os primeiros resultados comprovados* em apenas 30 dias de uso – associado ao Amplexe Shampoo Antiqueda. Deixando os cabelos mais fortes, volumosos, saudáveis e livres da queda.

Eficaz contra as principais causas da queda, Amplexe Loção Antiqueda combate: alopecia androgenética, queda de cabelo masculina e queda pós-menopausa de causa hormonal, e também contra o eflúvio telógeno, queda de cabelo causada pelo stress, química capilar e pós parto, promovendo o fortalecimento da raiz dos cabelos e o crescimento de novos fios deixando-os mais fortes, volumosos, saudáveis e sem queda.

Essa poderosa loção fortalecedora antiqueda indicada para o tratamento da queda dos cabelos reduz a queda capilar e estimula o crescimento de novos fios. Com eficácia comprovada em apenas 30 dias quando utilizado em associação ao Amplexe Antiqueda Shampoo. Deixando os cabelos mais bonitos, fortes, volumosos, saudáveis e livres da queda.

Amplexe Loção Antiqueda é indicada para o tratamento das principais causas da queda dos cabelos. Como: alopecia androgenética – queda masculina e pós-menopausa – e do eflúvio telógeno (queda de cabelo por estresse) – queda por stress e pós-parto.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *