ADA TINACorpoRosto

COMO TRATA A HIPERIDROSE E ACABAR COM O DESCONFORTO DO SUOR

Rate this post

A hiperidrose é, muitas vezes, causa de situações embaraçosas e desconfortáveis, promovendo transtornos de relacionamento e dificuldade de interação social sendo um fator negativo na qualidade de vida.

A causa da hiperidrose ainda é desconhecida, mas estudos indicam que pode estar associada a diferentes motivos como fatores emocionais, hereditários ou doenças.

O que é a hiperidrose?

A hiperidrose é caracterizada pelo volume excessivo de suor mesmo quando em repouso. O suor está diretamente ligado ao controle da temperatura corporal, apresentando-se em maior quantidade em situações de atividade física e alterações emocionais.

O sintoma crucial da hiperidrose é o suor em excesso, seja em todo corpo ou em partes específicas como axilas, palma das mãos, rosto, couro cabeludo, sola dos pés e virilha, acarretando prejuízo social que levam muitas vezes o paciente a ter limitações em atividades físicas, trabalho entre outros. A hiperidrose pode afetar tanto homens quanto mulheres, em diferentes idades.

Existem dois tipos de hiperidrose, a primaria e secundaria. A primária afeta geralmente mãos, pés, axilas, cabeça ou rosto. Aparece na infância ou adolescência e acomete de 2% a 3% da população. Não tem origem conhecida, mas é associado a fatores genéticos.

Já a hiperidrose secundaria esta associada a efeitos colaterais da utilização de alguns medicamentos e a algumas condições médicas como hipertireoidismo, distúrbios psiquiátricos, menopausa e obesidade. Ocorre em todas as áreas do corpo ou em áreas incomuns.

Tratamento

Dentre os tratamentos possíveis, o único tratamento efetivo para hiperidrose primária é o procedimento cirúrgico. Outro tratamento é a utilização de toxina botulínica (Botox) que pode necessitar aplicações por tempo indeterminado.

Para o tratamento da hiperidrose secundaria, é necessário determinar a causa da condição com o médico dermatologista.

Como auxílio aos tratamentos, podem ser utilizados antitranspirantes dermatológicos que não possuam substâncias agressivas à pele como conservantes, álcool, parabenos e fragrâncias.

O Dr. Maurizio Pupo é um farmacêutico ítalo-brasileiro renomado, com experiência como pesquisador e professor especializado em cosmetologia. Com uma carreira dedicada à inovação em cuidados com a pele, é autor de diversos livros importantes na área cosmética, como Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, e DIFENDIOX® OPP’s Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar. Além de suas contribuições acadêmicas, o Dr. Pupo é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da ADA TINA, uma marca de dermocosméticos reconhecida pela sua excelência e respeito à pele, à natureza, aos seres humanos e aos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *