Acne e EspinhasAcne e Pele OleosaADA TINAEnvelhecimento da PelePelePele OleosaRecuperar a PeleRostoTipos de Peles

CHOCOLATE AUMENTA A ACNE?

Rate this post

Quem nunca ouviu que chocolate aumenta a acne não é mesmo? 

Mas, será que é verdade?

Vamos desvendar essa pergunta de uma vez por todas aqui neste texto, confira!

Quais os efeitos do chocolate na pele?

Você já ouviu falar sobre os efeitos do chocolate na pele? 

Já falamos inclusive por aqui o quanto uma alimentação equilibrada é importante para a saúde não só do nosso corpo, mas também da nossa pele.

O consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico e gordurosos influenciam e muito na saúde e principalmente na aparência da pele.

Os alimentos com alto índice glicêmico aumentam a produção de sebo, deixando assim a pele mais oleosa. 

Mas, afinal, o chocolate aumenta a acne ou não?

O chocolate é um alimento gorduroso e  normalmente possui um alto índice glicêmico, por tanto, os efeitos do chocolate na pele podem sim provocar o  aumento da acne.

Uma vez que esse tipo de alimento pode ocasionar a produção excessiva de sebo na pele, e consequentemente potencializar o aparecimento de cravos e espinhas.

pele com acne

Porém, o chocolate não é um vilão isolado da pele.

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) o consumo de doces e outros alimentos gordurosos e derivados de leite também podem aumentar a produção de sebo e deixar a pele mais oleosa, agravando a acne de pessoas que já possuem essa predisposição.

Mas calma, o chocolate contém muitos benefícios para a saúde!

Os riscos que o chocolate pode trazer para a saúde e para a pele estão restritos às variações mais gordurosas desse alimento tão querido.

É bom evitar o consumo de chocolates de baixa qualidade, hidrogenados, trufas e bombons, por exemplo, ao invés disso, dê preferência para o consumo de chocolates amargos, com uma maior concentração de cacau.

Mas atenção, mesmo para os chocolates mais saudáveis é aconselhável o consumo em pequenas quantidades.

O consumo consciente do chocolate amargo e de qualidade pode trazer benefícios como:

  • Mais energia, ajuda na circulação sanguínea além da sensação de bem-estar devido a liberação de serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade.

Quais efeitos o consumo excessivo de açúcar pode causar na pele além da acne?

O consumo excessivo de açúcar leva o organismo ao processo de glicação, uma reação em que os carboidratos, como a glicose, se unem definitivamente com proteínas, assim como a elastina e o colágeno, e desse jeito, esses carboidratos danificam e deixam as proteínas do tecido cutâneo desestabilizadas. 

Essas proteínas então se quebram e tornam a pele mais flácida e com perda significativa de elasticidade, consequentemente acelerando os efeitos do envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas e linhas finas de expressão.

Como prevenir os efeitos do açúcar?

Evitar o consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico, tais como: massas, doces e refrigerantes.

A substituição de carboidratos simples por carboidratos integrais também é de extrema importância, por exemplo, troque alguns dias na semana pelo menos o arroz branco pelo integral, o pão francês por grãos e se puder exclua o açúcar refinado de suas refeições.

Quanto mais naturais os alimentos, mais substâncias antioxidantes podem ter, e isso trará saúde e beleza para a sua pele.

Os alimentos antioxidantes ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres, responsáveis pelos danos às células, que por consequência causam o envelhecimento precoce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *