ClareadoresHidrataçãoHidratação da PeleManchas na PelePeleSem categoria

POR QUE A PELE DAS AXILAS ESCURECEM?

Rate this post

Você já parou para pensar por que a pele das axilas escurecem? 

Vamos entender o por que isso acontece, confira!

Como é a pele na região das axilas?

Assim como outras partes do nosso corpo, a pele das axilas é sensível devido ao atrito e falta de ar e luz no local.

Rica em glândulas sudoríparas apócrinas, responsáveis pela produção de suor e encontradas nesta região, na área das mamas e genital apenas.

Além disso, enquanto a maior parte da pele do nosso corpo possui pH de 5,5, a pele das axilas possui pH de 6,5.

Essa acidez mais reduzida torna a pele mais passível ao surgimento de bactérias,essas que podem metabolizar o suor, surgindo assim o forte e desagradavél odor típico das axilas.

Mas, por que a pele das axilas ficam escuras?

A pele das axilas possui particularidades diferentes do restante da pele do corpo, ela é mais sensível e bem mais passível a traumas causados por acontecimentos externos.

Esse escurecimento comum na pele desta região específica é o resultado de uma inflamação local que acontece após um trauma como já dito acima ou uma irritação, chamada de hipercromia pós inflamatória. 

Esse escurecimento, nada mais é do que uma mancha. Sempre que os melanócitos se sentirem irritados ou ameaçados, seja pelo excesso de exposição aos raios solares sem proteção, ou devido a uma inflamação local que acontece após um trauma ou irritação, como ocorre na pele das axilas, haverá uma produção exagerada e fora do normal de melanina, a famosa hiperpigmentação da pele.

E assim as manchas surgem!

Outros mecanismos que favorecem as alterações metabólicas podem ocasionar o escurecimento da pele na região das axilas, são eles, por exemplo, a obesidade e a diabetes mellitus.

Assim, é importante consultar um médico especialista em caso de alguma anormalidade.

Quais os principais fatores que levam ao escurecimento da pele das axilas?

Vimos até aqui que os principais motivos que levam ao escurecimento da pele das axilas são os associados a traumas locais. Isso inclui:

  • Roupas muito apertadas que podem gerar atrito do tecido com a pele, favorecendo assim a irritação;
  • Não higienizar e secar a região adequadamente, o que favorece e muito o aparecimento de fungos e bactérias, que além do odor específico desta região, podem ainda causar irritações na pele;
  • Desodorantes com álcool aumentam o risco de irritação local, podendo causar vermelhidão e coceira;
  • Depilação com lâmina ou cera, que podem causar um trauma mecânico na pele.

E como evitar?

hidratação

O escurecimento da pele das axilas pode ser evitado, e o segredo é evitar ao máximo os traumas que causam essa condição

Hidratar também é fundamental, vamos lembrar que, toda pele precisa de hidratação para permanecer saudável e forte, pois, pele hidratada ajuda a manter a barreira de proteção natural da pele.

Mas, todos os tipos de pele precisam ser hidratadas? Sim, inclusive as peles mais oleosas, basta fazer uso dos produtos adequados para cada tipo de pele.

Se suas axilas estão muito escurecidas ou até mesmo com forte odor fora do normal e isso se tornou um incômodo, o ideal é procurar um médico especialista (dermatologista).

Alguns tratamentos ainda podem auxiliar na hiperpigmentação das axilas, entre eles estão o peeling a laser, esfoliação ao menos uma vez por semana que vai favorecer a remoção das células mortas e consequentemente das bactérias, depilação a laser que pode substituir a lâmina e a cera na remoção dos pelos.

Além do uso de dermocosméticos clareadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *