ADA TINACabeloQueda de CabeloSem categoria

Qual a diferença entre a queda e a quebra de cabelo?

Rate this post

Qual a diferença entre a queda e a quebra do cabelo?

Neste texto vamos entender melhor a diferença entre um cabelo enfraquecido, que quebra com facilidade e a queda dos fios que ocorre pela raiz.

Confira!

Quebra x Queda

Essas duas condições são normalmente confundidas, apesar de serem totalmente diferentes.

Um cabelo enfraquecido por falta de cuidados, abuso de procedimentos químicos e altas temperaturas vai quebrar com facilidade. Já a queda capilar ocorre desde a raiz e até mesmo doenças podem estar associadas às causas.

Mas, o que é a quebra de cabelo?

Quando um fio de cabelo se quebra o que ocorre é uma fratura na haste capilar.

Isso ocorre porque a estrutura dos fios está danificada, seja por falta de proteínas, hidratação ou por excesso de procedimentos químicos ou altas temperaturas sem proteção térmica. Por exemplo, processos de alisamentos e descolorações agridem muito os fios e deixando-os mais fracos e quebradiços. 

Essa é uma condição capilar fácil de ser notada, os fios ficam mais finos, secos, sem vida, com pontas duplas e como citado acima quebradiços.

Alguns hábitos, como secar o cabelo com o secador e usar chapas quentes também podem deixar os fios frágeis. O calor do secador, chapinha ou modelador retira toda a água dos fios, alterando desta forma toda a sua estrutura. Assim você terá fios secos e fracos, portanto é de extrema importância o uso de protetores térmicos antes de submeter seu cabelo à altas temperaturas.

E a queda de cabelo?

Primeiro, vamos recordar que existe uma queda natural dos cabelos, ele nasce, cresce e cai.

A queda capilar é considerada normal e aceitável quando se perde cerca de 50 a 150 fios por dia, o que corresponde a mais ou menos 10% do total de fios que se costuma ter. Quando se perde cabelo nessa quantidade não causa espanto, pois é uma queda corriqueira, natural.

Uma queda considerada excessiva costuma passar dessa quantidade, é quando geralmente se perde mais de 200 fios por dia, podendo chegar até mesmo a  600 fios perdidos diariamente em algumas condições. 

E as causas que levam a queda dos fios de cabelo são diversas, como já citamos aqui no blog. Ela pode acontecer por falta de vitaminas e nutrientes, por estresse físico ou emocional, pós-parto, pós-cirúrgico, até mesmo geneticamente. Diferente da quebra, a queda independente da causa, ocorre pela raiz.

Como identificar se meu cabelo está caindo ou quebrando?

Pode parecer algo muito complicado, mas não é! A quebra como dissemos já não acontece desde a raiz, e ocorre quando o fio está fraco, se pegar um dos fios da quebra vai notar que não há “raiz”, ele estará partido e provavelmente nunca irão “cair” do mesmo tamanho, justamente porque se partem.

Agora, quando há a queda, é fácil notar o pontinho branco em uma das extremidades do fio, essa é a “raiz”, o bulbo capilar.

Cabelos enfraquecidos quebram mais ou caem mais?

Cabelos enfraquecidos vão se quebrar mais.

Os cabelos enfraquecem por vários motivos, como já vimos, mas é importante frisar também que a higiene é primordial para fios saudáveis.

Lavar os cabelos regularmente é muito importante, mas evite água muito quente, invasta em um cronograma capilar e evite o máximo que puder secador e chapinhas/modeladores de cabelo.

Uma alimentação adequada, rica em vitaminas também é aposta ganha de cabelo saudável e forte. E se possível, use protetor solar para os cabelos quando for ficar com as madeixas expostas ao sol, isso também vai ajudar a manter a saúde dos fios.

Existe uma rotina ideal para evitar que os cabelos fiquem fracos e quebradiços?

  • Lavar os cabelos regularmente (pelo menos 3x na semana) com água morna ou fria, nunca quente;
  • Monte um cronograma capilar;
  • Evite pentear os cabelos muitas vezes ao dia com escovas ou pentes inapropriados;
  • Faça uso de um protetor térmico se for secar ou modelar o cabelo;
  • Evitar químicas em excesso é primordial;
  • Dê preferência por secar os cabelos naturalmente, evite altas temperaturas;
  • Fazer uso de produtos de qualidade e próprios para o seu tipo de cabelo;
  • Criar o hábito de usar protetor solar para os cabelos se ele estiver exposto ao sol;
  • Os óleos vão ajudar muito a diminuir a perda de água dos fios.

Fortalecer os fios vai ajudar!

antiqueda

Os cabelos mais frágeis e quebradiços tendem a demorar mais para crescer, e por isso necessita-se ter cuidados extras com a saúde desses fios em específico.

Mesmo que esses cuidados com a saúde dos fios não sejam para calvície, alguns dermocosméticos possuem a capacidade também de fortalecer e acelerar o crescimento dos fios de cabelos.

Um bom exemplo é o Amplexe Shampoo Antiqueda que trata a queda de cabelo. Seja ela hormonal ou por estresse, promovendo o crescimento de novos fios, deixando-os mais fortes, resistentes e inibindo a queda sem ressecar. Eleito 4x consecutivas como o melhor Shampoo Antiqueda do Brasil.

Para resultados ainda mais surpreendentes contra a queda de cabelo, nossa indicação fica também para o uso do Amplexe Loção Antiqueda. Uma potente loção capilar eficaz contra as principais causas da queda de cabelo masculina e feminina. Promove o fortalecimento da raiz dos cabelos e o crescimento de novos fios, deixando-os mais fortes.

amplexe
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *