Cuidados com a pele durante a menopausa.
É preciso manter uma rotina de skincare adequada para cada fase da vida, mas e na menopausa, como cuidar da nossa pele?
Vamos juntas entender porque os cuidados com a pele nesta fase são tão importantes.
Confira no texto a seguir!
É possível ter uma pele saudável mesmo durante a menopausa?
Sim! Ter uma pele saudável, linda, hidratada e cheia de vitalidade mesmo na menopausa é possível.
Há uma brusca redução na produção de colágeno e elastina (fibras elásticas da pele) neste período da vida, o que leva a uma flacidez excessiva e indesejada.
É muito comum que a pele fique mais sensível e ressecada, e assim, com maior irritação, rugas e até mesmo manchas.
Por isso, manter os cuidados com a pele e bons hábitos no cotidiano como boa alimentação e exercícios físicos se faz extremamente necessário, para que esse processo natural que a pele está passando neste momento não se agrave.
Quais os efeitos da menopausa na pele?
Uma das principais alterações hormonais da menopausa é a diminuição da produção de estrogênio, o que ocasiona a queda da elastina e do colágeno, responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele.
A produção de colágeno na pele da mulher no período da menopausa chega em um ritmo de cerca de 2% ao ano.
Mas, a velocidade desse processo vai depender também de outros fatores, como exposição aos raios solares, alimentação desequilibrada, fatores genéticos e metabolismo.
Pelo desequilíbrio hormonal característico da menopausa, a pele do rosto tende a ficar mais oleosa e sujeita à acne, assim pode ocorrer o aparecimento de pêlos grossos sob o queixo e nas laterais do rosto.
As mulheres ainda estão sujeitas a ter sintomas distintos, como extrema irritação,fadiga, insônia, dores musculares, formigamento pelo corpo e ressecamento da pele.
Quais são os sinais da menopausa?
Em uma situação de normalidade, a menopausa dá seus primeiros sinais por volta dos 50 anos de idade da mulher.
E se caracteriza pela interrupção definitiva da vida fértil.
Conhecida como “período do climatério”, essa fase costuma ser caracterizada por ondas de calor e sudorese noturna, diminuição da libido e alterações no sono.
A menopausa ocorre a partir do momento em que os ovários param de produzir os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual, o estrogênio e a progesterona.
Com isso algumas mulheres acabam recorrendo a tratamentos específicos para passar por esse período de forma confortável e com saúde.
Mas as consequências da menopausa não são sentidas apenas no corpo, mas também na pele, que acaba ficando geralmente mais ressecada no corpo e oleosa no rosto.
Com a perda da elasticidade e do tônus da pele, a flacidez aumenta, a pele fica mais fina, mais frágil, e propensa a rugas e linhas de expressão.
Mitos e verdades sobre a menopausa
Apesar de ser um acontecimento na vida de toda mulher, a menopausa é um assunto cercado de mitos. Então vamos esclarecer alguns deles a seguir:
É verdade que os sintomas da menopausa ocorrem após os 50 anos?
Resp: Em partes sim, os primeiros sintomas normalmente aparecem por volta dos 50 anos, mas em alguns casos os sintomas podem aparecer alguns anos antes da menopausa em si. Além de existir também a menopausa precoce, sendo aquela que ocorre muito antes do tempo esperado.
O cabelo e as unhas podem enfraquecer durante a menopausa?
Resp: Sim, é normal que os cabelos venham a cair e as unhas fiquem mais fracas. Isso acontece devido à redução do nível de estrogênio.
A prática de exercícios físicos atrapalha esse momento na vida de uma mulher?
Resp: Não, exercitar-se pelo menos 2x por semana vai na verdade ajudar a fortalecer a musculatura, os ossos, o sistema cardiorrespiratório, além de ajudar no controle do peso. A prática de exercícios físicos pode contribuir até mesmo para o bom humor e as boas noites de sono.
Combinar exercícios físicos com uma alimentação equilibrada vai ajudar ainda mais você a passar por esse momento de forma saudável. Reduza também o consumo de álcool, café e refrigerantes para passar por essa fase da melhor forma.
Como cuidar da pele na menopausa?
Aliar cuidados diários para cuidar da saúde da sua pele durante a menopausa é fundamental.
Manter uma alimentação rica em ômega-3, vitaminas, minerais e fibras, alimentos livres de condimentados e ingerir no mínimo oito copos de água por dia vai ajudar a manter a sua pele hidratada
Além disso, evitar banhos muito quentes e fazer uso de sabonetes líquidos e neutros também vai colaborar para o não ressecamento da pele. Evite a exposição solar excessiva e não se esqueça nunca de usar o protetor solar diariamente.
Para a hidratação da pele use um creme apropriado para seu tipo de pele.
Observe se os seus dermocosméticos estão dentro do prazo de validade e escolha produtos para o rosto que são para peles maduras e sensíveis, assim terá melhores resultados
Somado a todos esses cuidados, tenha boas noites de sono e tente se estressar o mínimo possível.
Ada Tina para peles menopausadas
Retintense 5.0 é um sérum Ultra Rejuvenescedor e Clareador com Peptídeos Retinol Like quatro vezes mais potente!
Capaz de firmar, renovar e rejuvenescer a pele, reduzir rugas e linhas e clarear manchas escuras, mas sem os efeitos colaterais do retinol puro.
Retintense 5.0 é indicado para o rejuvenescimento e harmonização facial das peles fotoenvelhecidas, maduras e menopausadas que assim necessitem de tratamento intensivo no preenchimento de rugas, marcas de expressão, clareamento e uniformização da pele.
Pode ser utilizado inclusive nas peles sensíveis e com rosácea!