A celulite é um grande incômodo para a autoestima de mulheres do mundo todo. Todas nós tivemos um momento em que nos olhamos no espelho e pensamos: “Ughhh… celulite”. Talvez você esteja agora mesmo pensando isso. Mas afinal, o que são essas visitas indesejadas em nossa pele?
O que é celulite?
A celulite, também conhecida como Hidro Lipodistrofia Ginóide, é um acúmulo de gordura, água e toxinas na hipoderme, bastante comum em mulheres adultas, desenvolvido por múltiplos fatores, tais como hereditariedade, problemas circulatórios, alterações hormonais, má alimentação, sedentarismo, entre outros. Ela se caracteriza pelo aspecto ondulado em áreas como nádegas, coxas e até braços. Embora seja desenvolvida ao longo do tempo através destes fatores, ela pode ser tratada e até mesmo prevenida.
Esse acúmulo de água e toxinas leva ao envelhecimento da pele e enrijece as fibras de colágeno, que repuxam a superfície da pele e, somado ao aumento dos adipócitos, causam o “aspecto casca de laranja”. O acúmulo de gordura também reduz a circulação sanguínea e linfática para a pele, o que contribui ainda mais para o envelhecimento cutâneo, acumulo de toxinas e enrijecimento das fibras de colágeno.
Quais os tipos de celulite?
Existem quatro graus de celulite, avaliadas em uma escala determinada pelas seguintes características:
A celulite grau 1 é quando mal conseguimos ver qualquer ondulação e não há um aspecto de “casca de laranja”, mas ao comprimir a pele, surgem essas pequenas ondulações e buraquinhos;
A celulite grau 2 é quando pequenas ondulações (furinhos) e os primeiros nódulos são percebidos sem a necessidade de comprimir a pele;
A celulite grau 3 é quando saliências e a presença de nódulos são claramente perceptíveis e contém compressão de terminais nervosos com dor ao toque;
A celulite grau 4 também é conhecida como “celulite dura” e há diversos nódulos visíveis, além da presença de inchaços, comprometimento da circulação sanguínea de retorno e um aspecto acolchoado da pele.
Como prevenir o aparecimento de celulite?
A melhor forma de prevenir e tratar a celulite é atuar enérgicamente nos depósitos de gordura, reduzindo o acúmulo gorduroso e melhorando consequentemente a circulação sanguínea e linfática. Isto só pode ser obtido com produtos específicos com forte ação lipolítica.
Aqui vão algumas dicas para a prevenção de futuras celulites em sua pele:
Alimentação: Evite o abuso de açúcares, carne vermelha e embutidos como presunto, linguiça e similares, gorduras saturadas e alimentos excessivamente salgados. Abuse das frutas frescas em especial aquelas ricas em polifenóis ou vitamina C como a maçã, laranja, acerola e o kiwi. Aproveite ao máximo do óleo de oliva extra-virgem e com acidez máxima de 0,5% e coma apenas cereais integrais como arroz, trigo e aveia ricos em vitamina E e silício, dentre outros nutrientes muito importantes.
Sono: Uma quantidade adequada de sono é essencial para prevenir o surgimento das celulites. Durma bastante, no mínimo 8 horas diárias.
Atividade física: A prática diária de uma atividade física melhora a circulação sanguínea e diminui a gordura corporal.
Como tratar a celulite?
Hoje, existem várias maneiras de tratar a celulite. Entretanto, o uso de dermocosméticos à base de cafeína no tratamento de celulites são os mais eficazes na atualidade e vem crescendo muito nos últimos tempos, pois estimula a microcirculação cutânea, promove a lipólise (degradação de lipídeos) e aumenta a neocolagênese dérmica (formação de colágeno). O uso tópico de metilxantinas (como a cafeína) promovem uma boa melhora na aparência da pele com celulite.
O gel creme anti-celulite da Ada Tina é um produto voltado para o combate da celulite resistente e gordura localizada com tecnologia Claffeise, que trata a celulite resistente e a gordura localizada nas áreas mais críticas, reduzindo medidas e combatendo a flacidez, além de diminuir o aspecto “casca de laranja” da pele.
A tecnologia Claffeise é uma exclusividade da ADA TINA, que garante potente ação termogênica e lipolítica graças às micro partículas de cafeína ultra solúvel, que penetram até nas camadas mais profundas da pele, com alta eficácia no combate a celulite resistente e redução de medidas até nas áreas mais críticas como barriga, bumbum, coxas, culotes e braços, estimulando fortemente a lipólise.