Esfoliação da pele, qual a sua importância?
A esfoliação pode ajudar na renovação celular da sua pele, você sabia? Aliás, uma das formas mais eficientes de promover a renovação celular é colocando a esfoliação dentro da sua rotina de skincare.
Entenda tudo sobre esfoliação no texto que preparamos a seguir, confira!
O que é a esfoliação da pele, qual a sua importância?
Esfoliar a pele nada mais é do que remover as células mortas da superfície da pele. Se esses resíduos não são retirados, a sua pele pode ficar opaca, sem viço e sem vitalidade. Além disso, o excesso de resíduos na pele pode causar manchas, poros entupidos e acne (cravos e espinhas).
Uma boa esfoliação pode ajudar a manter sua pele saudável! A esfoliação ainda pode melhorar a eficácia dos produtos da sua rotina de skincare, aumentando sua absorção.
Como fazer esfoliação?
A esfoliação deve ser feita através de movimentos circulares e suaves, para não machucar a pele. Recomenda-se que a esfoliação seja acrescentada na rotina de cuidados com a pele pelo menos duas vezes por semana, ou conforme sentir a necessidade, mas sem muitos excessos!
Já sobre a escolha do produto, ela deve ser feita de acordo com o seu tipo de pele, já que nem todos podem usar um esfoliante mais abrasivo.
Quantas vezes por semana posso colocar a esfoliação na rotina de skincare?
Como falamos acima, aconselha-se a prática da esfoliação duas vezes por semana, ou quantas vezes você sentir necessidade de fazê-la.
Mas é preciso se atentar, pois, cada tipo de pele tem sua particularidade, as mais oleosas podem pedir esfoliação duas ou mais vezes por semana, enquanto que as peles mais secas uma vez será o suficiente.
Cuidado com os excessos, esfoliação demais não é bom, além de poder causar o temido efeito rebote na oleosidade! Por isso, atenção!
Tipos de esfoliação
Tanto os esfoliantes físicos quanto os manuais promovem a retirada de forma mecânica das células mortas da pele através do atrito físico. Falando destes, pode ser uma esponja esfoliadora ou um produtos que contenha pequenas partículas.
Sobre os esfoliantes químicos, esses possuem ativos que estimulam a renovação celular da pele, como ácidos, enzimas e retinóides. Esses ativos trabalham dissolvendo as células mortas da pele e removendo-as durante a limpeza. Neste caso você não precisa necessariamente massagear/esfregar o rosto, o próprio produto faz isso por você.
Entre os ativos químicos mais encontrados em produtos esfoliantes estão, os Alfa-hidroxiácidos (AHAs) – ácido glicólico e mandélico, por exemplo. Há também os Beta-hidroxiácidos (BHAs), como o ácido salicílico.
Esfoliação na pele acneica
As peles acneicas podem ser uma das mais beneficiadas com o processo de esfoliação, pois para esse tipo de pele a renovação celular é muito importante. É ela quem vai ajudar na redução da oleosidade da pele e contribuir com o tratamento da acne em si.
Nas peles com acne, o mais indicado é a esfoliação química, uma vez que a esfoliação física ou manuais podem machucar essa pele que pode conter inflamações ou lesões doloridas. É bastante comum neste tipo de pele o uso de ácido mandélico e salicilico para promover a esfoliação, controle de oleosidade, controle da acne e renovação celular.
Esfoliação química, qual produto usar?
X-Peel Acne Pore Peeling
X-PEEL Acne Pore Peeling é um peeling antiacne e anti oleosidade em sérum. Formulado com uma combinação exclusiva de alfa-hidroxiácidos AHA e beta-hidroxiácidos BHA, que em sinergia, reduz em 85% a acne, cravos, poros, oleosidade e o brilho excessivo da pele. Além disso, estimula a renovação celular da pele.
É também um potente peeling clareador de manchas de acne. Isso porque sua fórmula possui uma combinação ideal de AHA e BHA capazes de clarear, iluminar e uniformizar intensamente a pele. Além de reduzir as imperfeições em até 95%, tornando a pele muito mais clara, iluminada e uniforme.
Dupla Esfoliação AHA + BHA
X-PEEL Acne Pore Peeling promove uma dupla esfoliação graças a uma combinação exclusiva de AHA e BHA. Esta combinação ideal elimina o sebo excessivo e desobstrui os poros dilatados, limpando profundamente a pele.
Além disso, ele também age eliminando as bactérias causadoras da acne, combatendo a inflamação e prevenindo o surgimento de novas lesões acneicas.