Efeito rebote o que é e como controlar?
Você sabe o que é o efeito rebote e como controlar? Sempre falamos por aqui sobre o quanto é importante manter um relacionamento com a sua pele e entender as necessidades particulares que ela tem.
Vamos entender melhor sobre o efeito rebote e como controlar no texto a seguir, confira!
Efeito rebote o que é e como controlar?
Se fala em efeito rebote geralmente quando falamos em pele oleosa, isso porque quando se tenta secar demais a pele que está oleosa ela acaba reagindo de maneira inversa, ou seja, com efeito rebote. E isso nada mais é do que um aviso de que há uma interferência não natural no manto hidrolipídico.
Mas, o que faz o manto hidrolipídico?
O manto hidrolipídico, tem como função a impermeabilização da pele, o que evita a perda de água. Desta forma então, se você retirar demais a gordura da sua pele, seu organismo naturalmente vai tentar fabricar mais óleo para poder compensar essa retirada inesperada causada pela limpeza excessiva. E isso nada mais é do que um mecanismo de defesa do próprio organismo, para compensar o ressecamento que essa limpeza causou.
Em outros casos, quando a pele fica muito ressecada, desidratada, alguns mecanismos de imunidade natural são acionados, e ela acaba inflamando. Isso porque, quando você desidrata muito a sua pele, todo o mecanismo de defesa dela é corrompido, e assim pode ocorrer uma inflamação e ela, por sua vez, pode levar a uma maior produção de oleosidade, ou seja, o resultado será uma pele inflamada e ainda mais oleosa.
Outra situação que pode levar ao efeito rebote também é o uso excessivo de produtos mais abrasivos, alcalinos e que promovem uma esfoliação mais profunda. Isso pode mudar o pH da pele mexendo da mesma forma na barreira cutânea, protetora da pele. Quando isso acontece e a pele não está hidratada devidamente, a única maneira que o organismo encontra de tentar se defender dessas agressões sofridas é produzindo mais sebo, mais gordura.
Aliás é um erro bem comum de quem tem pele oleosa acreditar que não precisar hidratar a pele por ela ser oleosa, quando na verdade ela precisa ser hidratada justamente para que não haja uma produção a mais de sebo em defesa da desidratação. Porém, atente-se à produtos próprios para o seu tipo de pele!
Apesar de ser muito mais frequente em peles oleosas, o efeito rebote acontece em todos os tipos de pele justamente pelo uso excessivo de produtos ou quando eles são muito agressivos.
Outros tipos de efeito rebote:
Como dissemos acima, além do temido efeito rebote na pele oleosa, há outros tipos em outros tipos de pele que podem também complicadas de solucionar este problema.
Uma pessoa com uma inflamação na pele, por exemplo, que começa a usar uma pomada de corticóide, e funciona, ela provavelmente continuará usando. Na insistência em continuar usando, aquela pomada pode não mais ajudar, e sim prejudicar e causar um efeito rebote, como uma dermatite perioral em consequência do uso daquela pomada, que antes estava fazendo bem.
O efeito rebote também se associa à dependência da pele a alguma substância específica e acontece muito com corticóides.
Como evitar o efeito rebote?
O segredo é usar tudo na medida, sem exageros. Se você usa um tônico facial forte, troque por um menos agressivo. Se você usa um ácido que está agredindo a sua pele, troque por um mais suave. Conheça a sua pele entendendo a sua necessidade.
Não exagere na rotina de cuidados com a pele! Manter uma rotina de skincare 2x ao dia, de manhã e à noite é o suficiente. Escolha produtos próprios para o seu tipo de pele e não exagere também na quantidade aplicada na pele.
Outro ponto importante é entender que não adianta nada limpar a pele e pular a parte da hidratação e tratamento. Pele hidratada tem menos chances de sofrer o efeito rebote.
Então, é melhor evitar os dermocosméticos?
De forma alguma, os dermocosméticos ajudam muito!
Para quem tem pele oleosa, que é a que mais tem tendência ao efeito rebote como falamos acima, na hora da limpeza é importante usar um gel de limpeza com pH fisiológico e fórmula sem sabão, como o Depore Concentrado da Ada Tina.
Depore Concentrate limpa e purifica profundamente as peles oleosas, mistas e acneicas. Age removendo o excesso de oleosidade, contribuindo para o controle do brilho e dos poros dilatados e auxiliando no tratamento da acne e cravos.
Por possuir pH fisiológico e fórmula sem sabão Depore Concentrate é indicado também para as peles mistas – peles com zona T oleosa e áreas normais a secas – , pois é capaz de remover a oleosidade excessiva, sem ressecar as demais áreas da pele, podendo ser utilizado diariamente.
Com dupla ação antioleosidade e anti-acne Zinco PCA, reduz significativamente o excesso de oleosidade pois atua no controle de excesso de oleosidade. Contribuindo ainda, na manutenção do pH cutâneo fisiológico ao mesmo tempo que auxilia no controle da proliferação de microrganismos sobre a pele. Inclusive as bactérias relacionadas ao aparecimento da acne.