ADA TINAAnti-IdadeColágenoPelePele MaduraProtetor SolarRecuperar a PeleRostoRugasSkincare

Cuidados com a pele por faixa etária

Rate this post

Cuidados com a pele por faixa etária

Um dos principais fatores que afetam a pele é a idade, naturalmente as rugas e linhas de expressão vão aparecendo devido a baixa na produção de colágeno e elastina.

Mas, você sabe como cuidar da sua pele em cada fase?

Neste texto separamos dicas para rotina de skincare por faixa etária, confira!

A baixa na produção de colágeno depois dos 25 anos

A partir dos 25 anos a produção de colágeno começa a cair cerca de 1% anualmente e 30% nos primeiros anos da menopausa, quando as mulheres sofrem uma queda ainda mais dramática.

Isso impacta diretamente na renovação celular da nossa pele, que começa a ficar mais lenta. Desta forma a pele fica mais irregular, menos hidratada e com firmeza e elasticidade comprometidas. Assim abrindo caminho para as rugas e linhas de expressão. 

Mas não se desespere, pois não é imediatamente ao completar 25 anos que você vai notar que seu rosto ficou flácido, com rugas e linhas de expressão.

Nesse sentido, isso será extremamente genético e dependerá de outros fatores também, pois apesar de após os 25 anos começarmos a perder colágeno e elastina, a flacidez em si só vai aparecer rápido ou lentamente dependendo da sua genética, do seu tipo de pele, do seu grau de exposição com ou sem proteção solar, alimentação, cuidados, etc.

A verdade é que não existe uma idade de fato para carimbarmos o início do aparecimento da flacidez. E é por isso que a prevenção e os cuidados diários são tão importantes.

Vale ressaltar aqui que a pele negra demora mais para apresentar os sinais de envelhecimento, isso por que ela possui maior quantidade de melanina e com isso maior proteção solar, uma vez que a melanina é a proteção natural da nossa pele contra os raios solares, e com mais proteção, menos degradação das proteínas. E desta forma tende a envelhecer mais lentamente. 

O que acelera a perda de colágeno na pele?

A exposição solar sem proteção é a grande vilã quando o assunto é a degradação de colágeno. Já falamos aqui em outros textos que não usar o protetor solar é um dos  principais fatores que colaboram com a perda de colágeno.

Nesta lista, podemos acrescentar também a alimentação, o tabagismo e o álcool e a ação dos radicais livres como mais alguns fatores que contribuem para essa perda de colágeno e consequentemente o envelhecimento da pele. Além disso, as alterações hormonais, o abuso de maquiagens e cosméticos que não estimulam a produção de colágeno podem interferir.

E tomar colágeno através de alimentos ou cápsulas vai ajudar na produção de colágeno e consequentemente na pele?

Muito se vê sobre a suplementação de colágeno, mas atenção!

Há pouquíssima ou nenhuma evidência comprovada de que tomar esses suplementos de colágeno tenha qualquer benefício real para pele, cabelo ou unhas.

O ideal para que você possa estimular a produção de colágeno é: usar protetor solar sempre, ter uma alimentação adequada, hidratar a pele e usar produtos que estimulem a produção de colágeno.

Cuidados com a pele 20+

cuidados com a pele

A pele mais jovem precisa de uma rotina de cuidados focada na prevenção dos danos causados por agentes externos que vão prejudicar a saúde dessa pele, como a exposição solar e poluição

Também é preciso se atentar ao aparecimento de acne e oleosidade nessa fase, pois essas são fortes características deste período.

Na fase jovem da pele o indicado é um tratamento preventivo de limpeza e cuidados com a acne e oleosidade caso a pele apresente esses sintomas.

As dicas para uma rotina skincare de sucesso nesse período são:

  • Limpeza com uma água micelar de qualidade para remover os resíduos da poluição e da maquiagem, tratar e purificar a pele;
  • O uso de sabonetes faciais e/ou esfoliantes pode ser indicado em caso de pele com oleosidade;
  • Proteção solar de qualidade que vai tratar e proteger com o produto adequado para cada tipo de pele. Para peles com acne e mais oleosas, o Sunsec Gel FPS 50 é o mais indicado, protetor solar que confere alta proteção anti melasma, com exclusiva textura gel fluida extra leve, indicado para todos os tipos pele, especialmente as peles mais oleosas, com acne e poros dilatados, além de 12 horas de proteção solar e 12 horas de fotoestabilidade.

Cuidados com a pele 35+

A pele adulta pode apresentar os primeiros sinais do envelhecimento como flacidez e linhas finas de expressão.

Nessa fase da pele, o ideal são cuidados anti-idade que tenham ativos capazes de reverter os primeiros sinais de envelhecimento. Além de repor a produção de colágeno que já terá uma queda significativa neste período.

As dicas para uma rotina skincare de sucesso nesse período são:

  • Limpeza com uma água micelar  de qualidade para remover os resíduos da poluição e da maquiagem, tratar e purificar a pele;
  • Sérum anti-idade: Pure C 20 Sérum Clareador Anti-Idade Com Vitamina C, ótima opção clareador anti-idade, formulado para o tratamento e clareamento de manchas escuras e solares. Além de tratar e reduzir as rugas profundas, rejuvenescer, aumentar a firmeza e a elasticidade da pele.
  • Proteção solar na fase adulta da pele é indispensável, e para complementar o tratamento com o Pure C o protetor perfeito é o Biosole Oxy FPS 50 clareador com 12 horas de Proteção Solar, 12 horas de fotoestabilidade e 24 horas de Proteção Anti-Melasma.

Cuidados com a pele madura 45+

Na fase madura da pele alguns sinais já estão em evidência como rugas mais profundas e flacidez.

Nessa fase os dermocosméticos com ativos que vão restaurar os sinais da juventude e recuperar a elasticidade e firmeza da pele são os mais indicados.

A dica de rotina skincare indicada para a fase madura da pele é:

  • Limpeza: Água micelar para remover os resíduos da poluição e da maquiagem, tratar e purificar a pele;
  • Sérum rejuvenescedor: Retintense 5.0 sérum Ultra Rejuvenescedor e clareador com Peptídeos Retinol Like quatro vezes mais potente da Ada Tina. Que vai recuperar a juventude e viçosidade da pele. 
  • Capaz de firmar, renovar e rejuvenescer a pele, reduzir rugas e linhas e clarear manchas escuras, mas sem os efeitos colaterais do retinol puro.
  • Proteção solar na fase madura da pele é indispensável. E para complementar o tratamento com o Retintense 5.0 o protetor perfeito é o Biosole Oxy FPS 50 clareador com 12 horas de Proteção Solar.
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *