ADA TINAPeleRosto

Como manter a barreira cutânea da pele saudável?

Rate this post

Como manter a barreira cutânea da pele saudável?

Sensibilidade, irritação, ressecamento, descamação e vermelhidão, são alguns dos sintomas que indicam que sua barreira cutânea, a barreira de proteção da sua pele não está muito saudável.

Confira nossas dicas de como manter a barreira cutânea da pele saudável no texto a seguir!

O que é a barreira cutânea da pele?

A barreira cutânea é a barreira de proteção da nossa pele, ela tem a função de protegê-la das agressões externas e dos danos sofridos no cotidiano como ressecamento, radiação solar, poluição, calor intenso, frio, luzes artificiais, etc. 

Essa barreira de proteção é composta por células da camada córnea (camada mais externa da pele) e também pelas substâncias que fazem parte dela, que são:

  • as ceramidas;
  • ácidos graxos;
  • colesterol;
  • gordura.

Mas, antes de entender tudo sobre a barreira cutânea da pele, vamos falar mais sobre as 5 camadas que compõem a estrutura da pele.

As 5 camadas da pele

Começando pela camada basal, a mais interna da pele. É nela que se formam os queratinócitos, células que pertencem à superfície da pele.

A próxima camada é a espinhosa, esse é o local onde os queratinócitos produzem a queratina (fibras de proteína) até que estas fiquem mais espessas.

Seguindo a ordem, a terceira camada é a granular que é onde o processo de queratinização começa. Nesta camada as células produzem os grânulos, que se transformam posteriormente em queratina e lipídios epidérmicos, inclusive as ceramidas.

A camada lúcida dá sequência na estrutura da nossa pele. É nela que as células se comprimem e ficam iguais umas às outras.

E por fim, temos a camada córnea, a mais externa da pele. Nela há várias sublimadas células mortas. Suas células se ligam através dos lipídios epidérmicos, as ceramidas, o que confere à ela a função da barreira cutânea, a barreira de proteção da pele.

Como a barreira cutânea da pele funciona?

A barreira cutânea defende a pele das agressões causadas por fatores externos do nosso cotidiano.

É essa barreira de proteção que irá reter substâncias nocivas e, dessa forma, impedir e prevenir possíveis infecções e irritações.

Ela também determina o pH da pele, esse que é responsável por controlar as condições ideais para que as bactérias consigam viver na superfície da pele e para protegê-la de microrganismos patogênicos. 

Quando a barreira cutânea está prejudicada o que acontece com a pele? 

Os sintomas mais comuns são: coceira, vermelhidão, sensibilidade, ressecamento, desconforto e descamação.

Esses fatores são alguns indicadores que apontam que a barreira cutânea não está saudável.. 

E o que pode prejudicar a barreira de proteção da pele?

Produtos formulados com álcool são muito agressivos à pele, produtos esses como bactericidas, desodorantes sintéticos, produtos de limpeza e cosméticos convencionais.

Além disso, os banhos muito quentes e as esponjas de banho também prejudicam a barreira de proteção da pele. Ambos os fatores removem os lipídios (células de gordura) que estão na barreira, causando desidratação e enfraquecimento da pele. 

E como manter a barreira cutânea da pele saudável?

Como vimos acima, a barreira cutânea é muito importante para a saúde da pele, por isso, é essencial manter o seu equilíbrio para que ela consiga desempenhar a sua função normalmente.

Alguns hábitos podem ajudar você a manter a sua pele e sua barreira de proteção saudável, esses são:

  1. Hidratação: se a pele não tem água, ela vai ficar desidratada. Quando a nossa pele perde hidratação, a barreira cutânea fica fragilizada, e é aí que surgem os sintomas que a gente mencionou anteriormente. Além disso, a pele também sofre com a perda da elasticidade, surgimento de linhas, rachaduras e sensibilidade. Por isso mantenha sua pele sempre hidratada, ingerindo água regularmente e hidratando através de cremes e séruns.
  1. Protetor solar diário: Sempre frisamos aqui no blog a importância de usar o protetor solar diariamente. Mesmo nos dias frios e chuvosos, o protetor solar faz tudo! Por isso, invista em um protetor solar de qualidade com 12h de proteção, para prevenir as queimaduras solares e barrar os danos dos raios UV, que agridem a barreira de proteção da pele. 
  1. Atenção aos banhos quentes: Quanto mais quente for a água do seu banho, mais agressivo ele será para a sua pele. Por isso, prefira a temperatura morna ou gelada e evite usar buchas ou esponjas, que também agridem a superfície da pele e removem os lipídios da barreira de proteção, como já citamos.
  1.  Se sua pele é seca, redobre os cuidados: Se a sua pele já tiver uma tendência natural ao ressecamento, mantenha uma rotina de skincare com ativos reparadores como a vitamina B12 pura. Ela tem o poder de acalmar a sua pele já na primeira aplicação enquanto promove o tratamento e protege sua pele das agressões externas.

Sérum B12 Ultra Reparador

Sérum B2 Ultra Reparador, o novo lançamento da Ada Tina é o 1º sérum com Vitamina B12 Pura de uso diário.

Ele acima de tudo acalma a pele e reduz a vermelhidão já na 1ª aplicação, e é indicado para todos os tipos de pele, pois repara, hidrata e protege contra os danos do cotidiano, e além disso melhora a aparência de cicatrizes e imperfeições.

Pensando nas peles sensíveis, Sérum B12 Ultra Reparador pode ser usado também na pele com rosácea e psoríase. Além de também poder ser usado pós procedimentos dermatológicos superficiais.

1º Reparador intensivo ultra B12 – Pele mais calma já na 1ª aplicação

Sérum B12

Novíssimo sérum calmante, hidratante e ultra-reparador que acalma intensamente a pele e os sinais de vermelhidão já na 1ª aplicação. Tudo isso graças à alta concentração de vitamina B12 Puríssima que reforça a barreira cutânea da pele reduzindo os sinais de inflamação, acalmando a pele e hidratando profundamente dia após dia, já que é um sérum de uso diário. 

Indicado para todos os tipos de pele, pois ele pode ser usado em peles secas, desidratadas, fragilizadas, ressecadas, estressadas pós procedimentos dermatológicos superficiais e também em peles com rosácea e psoríase. 

Indicado para peles mais sensíveis, pois possui eficácia reparadora e intensiva contra as agressões sofridas pela pele no cotidiano, por exemplo:

  • ressecamento;
  • radiação solar;
  • poluição;
  • calor intenso;
  • frio;
  • luzes artificiais, etc. 

Tecnologia Exclusiva e Inovadora Rosavix

sérum 12

Exclusiva e Inovadora Tecnologia Rosavix é a combinação ideal de ingredientes fortemente calmantes e reparadores.

Esses ingredientes proporcionam à pele nutrição, hidratação e reparação diárias proporcionando profunda sensação de conforto percebido por 93% das mulheres que usaram o produto.

Sérum B12 Ultra Reparador age protegendo a pele de forma eficaz e intensiva contra as agressões sofridas diariamente. Mantendo-a desta forma, muito mais protegida do ressecamento, vermelhidão e desconforto durante o dia, ao mesmo tempo que reduz o estresse cutâneo e acelera a regeneração natural da pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *