Cuidados com os cabelos pós-praia e piscina.
O verão se aproxima e com ele os dias de praia e piscina também. E tão importante quanto cuidar da nossa pele, é também cuidar dos nossos cabelos. O sal do mar e o cloro das piscinas são mesmo grandes vilões dos cabelos?
E como proteger os fios na estação mais quente do ano? Confira nossas dicas no texto abaixo!
O sol afeta os cabelos?
Sabemos que o sal está presente na composição de vários produtos para os cabelos e também em produtos específicos de pós-praia e piscina. Mas, a exposição excessiva à água do mar (salgada) pode fragilizar toda a estrutura do cabelo, mesmo dos fios sem química. O cabelo em contato com o sal fica ressecado e quebradiço.
Já para os fios quimicamente tratados, a exposição ao sal é ainda mais prejudicial e perigosa. Além disso, o cloro das piscinas pode esverdear os cabelos claros, isso porque contém cobre em sua composição, e também provocar a quebra.
Então, é extremamente importante proteger os cabelos antes de entrar na água do mar e piscina, principalmente cabelos que possuem química.
A água doce + protetor solar capilar
Uma dica é, antes de entrar na água do mar ou piscina, enxague os cabelos com água doce e então aplique um protetor solar para cabelos. Isso vai blindar os fios e impedir que o sal e o cloro penetrem, deixando-os retidos apenas na superfície capilar ou no próprio produto aplicado anteriormente no cabelo.
Penteados que colaboram
Sim, alguns penteados podem ajudar e muito a proteger os fios. As tranças, coques e rabos de cavalo mais frouxos, além de frescos mantêm os fios protegidos dos abrasivos de praia e piscinas.
Queda por quebra, você sabe o que é?
Quando um fio de cabelo se quebra o que ocorre é uma fratura na haste capilar.
Isso ocorre porque a estrutura dos fios está danificada, seja por falta de proteínas, hidratação ou por excesso de procedimentos químicos ou altas temperaturas sem proteção térmica. Por exemplo, processos de alisamentos e descolorações agridem muito os fios e deixando-os mais fracos e quebradiços.
Essa é uma condição capilar fácil de ser notada, os fios ficam mais finos, secos, sem vida, com pontas duplas e como citado acima quebradiços.
Alguns hábitos, como secar o cabelo com o secador e usar chapas quentes também podem deixar os fios frágeis. O calor do secador, chapinha ou modelador retira toda a água dos fios, alterando desta forma toda a sua estrutura. Assim você terá fios secos e fracos, portanto é de extrema importância o uso de protetores térmicos antes de submeter seu cabelo à altas temperaturas.
E a queda de cabelo?
Primeiro, vamos recordar que existe uma queda natural dos cabelos, ele nasce, cresce e cai.
A queda capilar é considerada normal e aceitável quando se perde cerca de 50 a 150 fios por dia, o que corresponde a mais ou menos 10% do total de fios que se costuma ter. Quando se perde cabelo nessa quantidade não causa espanto, pois é uma queda corriqueira, natural.
Uma queda considerada excessiva costuma passar dessa quantidade, é quando geralmente se perde mais de 200 fios por dia, podendo chegar até mesmo a 600 fios perdidos diariamente em algumas condições.
E as causas que levam a queda dos fios de cabelo são diversas, como já citamos aqui no blog. Ela pode acontecer por falta de vitaminas e nutrientes, por estresse físico ou emocional, pós-parto, pós-cirúrgico, até mesmo geneticamente. Diferente da quebra, a queda independente da causa, ocorre pela raiz.
Como identificar se meu cabelo está caindo ou quebrando?
Pode parecer algo muito complicado, mas não é! A quebra como dissemos já não acontece desde a raiz, e ocorre quando o fio está fraco, se pegar um dos fios da quebra vai notar que não há “raiz”, ele estará partido e provavelmente nunca irão “cair” do mesmo tamanho, justamente porque se partem.
Agora, quando há a queda, é fácil notar o pontinho branco em uma das extremidades do fio, essa é a “raiz”, o bulbo capilar.
Cabelos enfraquecidos quebram mais ou caem mais?
Cabelos enfraquecidos vão se quebrar mais.
Os cabelos enfraquecem por vários motivos, como já vimos, mas é importante frisar também que a higiene é primordial para fios saudáveis.
Lavar os cabelos regularmente é muito importante, mas evite água muito quente, invasta em um cronograma capilar e evite o máximo que puder secador e chapinhas/modeladores de cabelo.
Uma alimentação adequada, rica em vitaminas também é aposta ganha de cabelo saudável e forte. E se possível, use protetor solar para os cabelos quando for ficar com as madeixas expostas ao sol, isso também vai ajudar a manter a saúde dos fios.
Fortalecer os fios vai ajudar!
Os cabelos mais frágeis e quebradiços tendem a demorar mais para crescer, e por isso necessita-se ter cuidados extras com a saúde desses fios em específico.
Mesmo que esses cuidados com a saúde dos fios não sejam para calvície, alguns dermocosméticos possuem a capacidade também de fortalecer e acelerar o crescimento dos fios de cabelos.
Um bom exemplo é o Amplexe Shampoo Antiqueda que trata a queda de cabelo. Seja ela hormonal ou por estresse, promovendo o crescimento de novos fios, deixando-os mais fortes, resistentes e inibindo a queda sem ressecar. Eleito 4x consecutivas como o melhor Shampoo Antiqueda do Brasil.
Para resultados ainda mais surpreendentes contra a queda de cabelo, nossa indicação fica também para o uso do Amplexe Loção Antiqueda. Uma potente loção capilar eficaz contra as principais causas da queda de cabelo masculina e feminina. Promove o fortalecimento da raiz dos cabelos e o crescimento de novos fios, deixando-os mais fortes.