Câncer de PeleVitamina E

VITAMINA E TEM AÇÃO ANTIOXIDANTE QUE PREVINE O CÂNCER DE PELE

Vitamina E tem ação antioxidante que previne o envelhecimento cutâneo

A vitamina E possui diversos benefícios conhecidos para a saúde da pele, sendo bastante utilizada em cosméticos. A forma mais utilizada da vitamina E é a alfa-tocoferol (α-tocoferol), que possui potente ação antioxidante protegendo a pele dos danos oxidativos que aceleram o envelhecimento cutâneo.

Vitamina E previne foto danos causados pela radiação ultravioleta

Além de sua potente ação na inibição da peroxidação dos lipídeos de membrana, a vitamina E também possui propriedades anti-inflamatórias e preventivas de foto danos, reduzindo inclusive a formação de eritema solar. Sabe-se que a exposição solar excessiva é o principal fator de risco para o câncer de pele, e a redução de danos cutâneos causados pela radiação ultravioleta (UV) pode ajudar na prevenção do câncer de pele.

Por sua ação antioxidante e capacidade de reduzir a inflamação e danos induzidos por radiação ultravioleta, a vitamina E é considerada um agente quimiopreventivo promissor e farmacologicamente seguro, que tem sido testado contra o câncer de pele.

Estudo comprova ação da vitamina E na prevenção do câncer de pele

Uma publicação do jornal Chemico-Biological Interactions comprovou que a vitamina E atua como um modulador de reação inflamatória maciça e estresse oxidativo, presentes no desenvolvimento de câncer de pele induzido quimicamente, apresentando ação quimiopreventiva e, podendo assim, ser usado como um aliado na prevenção do câncer de pele.

Efeito quimiopreventivo da vitamina E

Neste estudo, foi avaliada a eficácia da vitamina E aplicada topicamente na prevenção das respostas de estresse oxidativo e inflamatório após aplicação de 12-O-tetradecanoilforor-13-acetato(TPA), um agente usado para induzir o surgimento de tumor cutâneo em pele de camundongo.

No protocolo utilizado no estudo, foi feita uma dupla aplicação de 12-O-tetradecanoilforor-13-acetato(TPA) para a promoção de tumor cutâneo. Essa dupla aplicação de TPA foi realizada para produzir reação inflamatória maciça e estresse oxidativo, promovendo respostas dos marcadores de promoção do tumor de estágio I. Porém, a aplicação da vitamina E, 30 minutos antes do tratamento com TPA, inibiu a indução de peróxido de hidrogênio, a atividade da mieloperoxidase (MPO) e da xantina oxidase (XO) e a peroxidação lipídica (LPO), e ainda modificou positivamente os antioxidantes alterados da pele do camundongo.

Vitamina E protege a pele contra a formação de tumores

Outro resultado do estudo que merece destaque é o exame histológico, que mostrou que a aplicação de vitamina E antes da aplicação de TPA promoveu uma melhora acentuada, e preveniu a formação de tumor na pele de camundongo.

Esses resultados confirmam a eficácia da vitamina E contra as respostas precoces de estresse inflamatório e oxidativo, que são características da promoção de tumores e fornecem base para a ação quimiopreventiva da vitamina E no câncer de pele.

Biopherol® é derivado da vitamina E de alta biodisponibilidade

Além do alfa-tocoferol (α-tocoferol), muitas outras formas de vitamina E e seus derivados possuem ações antioxidante, anti-inflamatória e quimiopreventiva. Há estudos que indicam ainda que alguns derivados da vitamina E são mais potentes que o alfa-tocoferol.

O Biopherol® é um derivado da vitamina E de alta biodisponibilidade, indicado para peles com vermelhidão e irritação, peles ressecadas e peles sensíveis.O Biopherol® é um bom aliado na redução da síntese de mediadores da inflamação, reduzindo a formação de edema e reparando a pele dos agressores externos. Além disso, testes dermatológicos comprovam a ação de Biopherol® na redução da vermelhidão e dos sinais da irritação, com eficácia em 30 minutos.

Tags:

One comment

  1. Muito bom…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *