Vitamina C

Vitamina C poderoso anti-idade com ação nas células-tronco da pele

Rate this post

vitamina C, ou ácido ascórbico, possui múltiplas funções e mecanismos de ação, contribuindo para a homeostase e regeneração dos tecidos do nosso corpo, em particular dos tecidos ricos em colágeno como a pele e as cartilagens. A vitamina C desempenha um papel essencial para formação e estabilização adequada das proteínas de colágeno da pele, as proteínas mais abundantes no corpo humano que possuem um forte impacto na composição, estrutura e características biomecânicas da matriz extracelular da pele.

Principais benefícios da vitamina C na pele

A vitamina C é um super antioxidante da pele muito usado em dermocosméticos, pois clareia a pele (diminui a síntese de melanina, o pigmento escuro) e aumenta a formação de colágeno, prevenindo o surgimento de rugas e manchas de envelhecimento.

Vitamina C regula as células-tronco da pele

Pesquisas mostram que a vitamina C atua em muitos outros benefícios para a pele. Os fatores de transcrição e as moléculas de sinalização são reguladores bem conhecidos da identidade e do comportamento das células-tronco, mas o que ainda não se sabia era que a vitamina C contribui para esta complexa rede de estímulos das células-tronco da pele.

Estudo comprova que vitamina C ativa células-tronco da pele

Pesquisadores do Instituto de Genética e Biofísica ‘A. Buzzati-Traverso’ de Nápoles, Itália, revisaram as principais funções da vitamina C e seus efeitos nas células-tronco. Eles avaliaram a atividade da vitamina C como co-fator de enzimas dioxigenases Fe+2/αKG (enzimas que catalisam a hidroxilação de diferentes substratos biológicos localizados em compartimentos celulares específicos), que regulam os sinais epigenéticos, o estado redox e a composição da matriz extracelular.

Os pesquisadores demonstraram que, atuando como co-fator de enzimas de colágeno poli-hidroxilares no retículo endoplasmático, a vitamina C regula a composição da matriz extracelular e a homeostase de colágeno da pele e de outros tecidos, e desempenha um papel fundamental na diferenciação de células-tronco mesenquimais para células funcionais de tecidos ricos em colágeno.

Além disso, no núcleo, a vitamina C aumenta a atividade das enzimas DNA e histonadesmetilase, melhorando a reprogramação de células somáticas e conduzindo células-tronco embrionárias para um estado pluripotente. Portanto, a vitamina C se mostrou capaz de modificar simultaneamente o perfil de expressão de genes/epigenética quanto a matriz extracelular (microambiente) das células-tronco da pele.

Vitamina C estimula síntese de colágeno da pele

A vitamina C promove a transcrição de genes de colágeno e aumenta a estabilidade do mRNA (RNA mensageiro) de colágeno em muitas linhas celulares diferentes, incluindo os fibroblastos da pele. Pesquisas mostram que a vitamina C pode contribuir para manter uma pele saudável alterando o perfil de expressão demais de 250 genes em fibroblastos da pele.

Vitamina C é um poderoso anti-idade

Assim, a vitamina C se mostra um poderoso antioxidante antienvelhecimento da pele, que melhora a aparência, a saúde e regulas muitas funções cutâneas, com ação até mesmo em células-tronco da pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *