Vitamina C ajuda a proteger a pele do sol
A vitamina C, ou ácido ascórbico, é um dos ingredientes mais utilizados nos tratamentos dermocosméticos para redução de rugas, rejuvenescimento da pele, tratamento do melasma, dentre outros, sendo amplamente difundida e utilizada nestes produtos com esta finalidade: clareadores de pele, antirrugas, antissinais e anti-idades em geral.
Uma dúvida sempre presente, porém, é a “utilização da vitamina C de dia“, o que suscita várias dúvidas entre os usuários de produtos a base de vitamina C pura, ou ácido ascórbico.
VITAMINA C PURA PROTEGE A PELE DOS DANOS DAS RADIAÇÕES UVA E UVB
Segundo um estudo publicado pelo British Journal of Dermatology, a vitamina C, ou ácido ascórbico, protege a pele contra os danos da radiação UVB e UVA e contra o eritrema induzido pelos raios solares, comprovando e embasando o aconselhamento profissional para o uso da vitamina C de dia também, além das tradicionais aplicações noturnas recomendadas durante os tratamentos da pele envelhecida e tratamento das manchas escurecidas.
O estudo foi realizado a partir da aplicação de uma solução de 10% de ácido ascórbico, vitamina C pura, na pele da região dorsal antes da exposição a uma fonte mimética de radiação UV.
Para a detecção da proteção contra a radiação UVB, a exposição foi feita por 30 minutos após aplicação diária da solução de vitamina C pura por 1 semana.
Para a detecção da ação antieritema, antivermelhidão, a exposição ao UVB foi feita após aplicação diária por uma semana e uma aplicação 30 minutos antes da solução de vitamina C.
Já para a detecção da proteção UVA a exposição foi feita após três dias de aplicação diária da solução de vitamina C pura, uma aplicação uma hora antes da exposição e outra aplicação 30 minutos após a exposição.
ESTUDO COMPROVA QUE A VITAMINA C PROTEGE A PELE DOS DANOS SOLARES
Os cientistas observaram que na região tratada com vitamina C pura, após a irradiação, houve uma diminuição de 38% de sunburn cells – células marcadoras do dano UV – (células basais disceratolíticas – células com nível de queratinização anormal presentes em peles com danos resultantes da exposição ao UVB), diminuição no marcador de eritrema (fluxo sanguíneo cutâneo) em 51,89% e diminuição 57,72% das sunburn cells após irradiação UVA.
Sendo assim os cientistas concluíram que a vitamina C pura, ou ácido ascórbico, a 10% protege a pele contra os danos causados pela radiação UVB e UVA incluindo danos celulares e eritrema.
Isso nos dá total embasamento para recomendar o uso da vitamina C dia e de noite, não apenas como tratamento anti-idade, antissinais e tratamento do melasma, mas também por sua ação protetora solar antienvelhecimento e antioxidante para a pele do rosto.