Cremes Clareadores

ULTRASSOM AUMENTA A EFICÁCIA DE CREMES CLAREADORES

Rate this post

Complexidade dos tratamentos despigmentantes

Dada a complexidade dos tratamentos despigmentantes e a relativa dificuldade em se obter resultados satisfatórios, pelo menos em curto prazo, foi estudada a interação de cremes clareadores a base de alfa-arbutin e técnicas de ultrassom com a finalidade de aumentar a permeação cutânea dos despigmentantes e melhorar os resultados obtidos no tratamento do melasma.

Atualmente, sabe-se que os tratamentos despigmentantes são complexos, de longo termo e, dependendo dos fatores etiológicos, acaba-se muitas vezes observando a recorrência do quadro.

Estudo comprova a eficácia da associação de cremes de alfa-arbutin com ultrassom

O estudo foi publicado em julho 2015 no Drug Delivery e demonstrou a profundidade da permeação, a concentração e a eficácia do efeito “drug delivery”, promovido após 4 semanas de tratamento associando-se o ultrassom a um creme clareador de alfa-arbutin.

Segundo o estudo, a permeação cutânea de um creme despigmentante contento 2% de alfa-arbutin associado ao ultrassom foi 83% maior quando comparado à aplicação do mesmo sem o ultrassom.

Ainda segundo o estudo, o índice de clareamento da pele — quantificado pelo índice de luminosidade/radiância— no grupo que associou o ultrassom, aumentou 25% após 1 semana de tratamento, 34% após 2 semanas e estabilizou em 37% após 3 semanas.

Alfa-arbutin funciona e não danifica a pele

O estudo conclui assim que o ultrassom é capaz de aumentar a permeação de cremes despigmentantes contendo alfa-arbutin, aumentando o efeito “drug delivery” do mesmo, sendo ainda capaz de inibir a melanogênese sem danificar a pele, ou seja, cremes que contenham alfa-arbutin, inibem o processo de síntese da melanina.

Este estudo nos mostra resultados muito animadores quando se associa uma técnica bastante popular e de segurança já bem estabelecida e ainda pouco ou nada invasiva, o ultrassom, quando associada a cremes despigmentantes potentes. Vale destacar que o alfa-arbutin é considerado o despigmentante cosmético de maior eficácia, sendo até 10 vezes mais eficaz que o arbutin e ainda mais eficaz que outros despigmentantes tradicionalmente utilizados, além de apresentar alta segurança para uso dermatológico.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *