Tipos de protetor solar: conheça todos e entenda as diferenças

O cuidado com a pele é um assunto muito importante, não só para a saúde cutânea, mas também para a autoestima. Por isso temos que ter certeza de que estamos sempre usando o tipo certo de protetor solar para nossa pele. Continue lendo este post e saiba tudo sobre os diferentes tipos de protetor solar.

Principais tipos de protetor solar

Existem inúmeros tipos de protetores solares disponíveis no mercado. Desde os tradicionais em creme até os protetores em spray, eles podem ser encontrados em diversas formas, texturas e aplicações distintas. Confira os tipos diferentes de protetores solares:

Protetor solar Gel (Fluido/líquido)

Por sua consistência se assemelhar a um líquido, o protetor solar fluido apresenta uma textura mais leve e confortável, de fácil espalhabilidade, além de ser absorvido mais rápido pela pele. Com toque seco e não oleoso, ele garante tanta eficiência quanto os protetores solares comuns.

Protetor solar creme

Os protetores solares em creme são os mais comuns do mercado. Com uma consistência densa e encorpada, possui ação hidratante e boa espalhabilidade, perfeitos para serem adotados em uma rotina skincare de qualidade.

Protetor solar spray

Por também serem líquidos, os protetores em spray facilitam a aplicação em áreas específicas, sendo mais fácil e prático de aplicar, possibilitando ainda uma rápida absorção e, graças ao seu veículo borrifador, garante frescor e um efeito invisível na pele, sem qualquer aspecto pegajoso.

Protetor solar em pó

Os protetores solares em pó são utilizados para uma rotina skincare com maquiagem, pois oferecem uma cobertura natural uniformizando a tonalidade da pele do rosto, tudo isso sem oleosidade, eliminando os resíduos que normalmente sobram quando a textura do protetor é líquido ou em creme.

Protetor solar em bastão

Os protetores solares em bastão vem ganhando bastante relevância, principalmente quando o assunto é maquiagem com proteção solar, pois garante uma cobertura e uniformização da pele como se fosse uma base. Sua maior vantagem é a praticidade, pois além da maior precisão e praticidade na hora da aplicação, você não suja a sua mão.

Protetor solar com cor

O protetor solar com cor é ótimo para disfarçar imperfeições e prevenir contra os malefícios dos raios UVA e UVB, com diversas opções de tonalidades de cor disponíveis no mercado, servindo não só para proteger e hidratar sua pele, como também para ser um substituto da base na maquiagem.

Qual a diferença de protetor solar físico e químico?

Apesar dos diferentes tipos disponíveis, existe um divisor de águas quando se trata de filtros solares: os físicos e os químicos. Por isso, sempre se atente quando for comprá-los, pois essa decisão pode afetar a maneira como o produto se comporta em sua pele. Confira a diferença entre os dois:

Protetor solar físico

O protetor solar físico (também conhecido como mineral) tem origem natural e inorgânica, derivada principalmente de minérios, aderindo muito bem à superfície da pele, bloqueando, espalhando e refletindo as radiações solares, evitando danos à pele e à saúde. Por serem minerais, isso torna a criação de formulações veganas mais comuns.

Além disso, os protetores solares físicos são adequados para todos os tipos de pele e são especialmente indicados para quem necessita de cuidados específicos, como crianças, gestantes e pessoas com pele sensível ou alérgica a protetores solares químicos, servindo também em pós-procedimentos estéticos como o microagulhamento e outros.

Protetor solar químico

O protetor solar químico (também chamado de orgânico) é o mais comum no Brasil, protegendo a pele através de moléculas orgânicas que absorvem a radiação solar (UVA e UVB)  e a devolvem ao meio ambiente, convertendo-a em radiação de baixa energia (como o calor) inofensiva para a pele.

Por ser mais facilmente absorvido pela pele, os protetores solares químicos são mais propensos a causar alergias do que os protetores solares físicos. Isso porque a fórmula utiliza compostos químicos fotoprotetores que nem sempre são naturais como os do protetor solar físico.

Protetor solar para cada tipo de pele

Os protetores solares são amplamente utilizados para proteger a pele contra a radiação ultravioleta emitida pelo sol. Entretanto, eles não se resumem a apenas proteção solar, afinal, são vários os tipos de benefícios que os protetores solares podem trazer para sua pele. Confira as ações para a saúde da pele que os protetores podem lhe garantir:

Protetor solar hidratante

Apesar de diversos protetores solares garantirem certa hidratação, existem aqueles voltados especificamente para hidratar a pele do rosto, principalmente para peles secas e sensíveis, promovendo uma hidratação não oleosa.

Protetor solar oil-free

Os protetores solares oil-free não possuem adição de óleos em suas composições, altamente indicados para peles oleosas e mistas, pois seu toque seco promove melhoria no aspecto oleoso da pele.

Protetor solar clareador

Os protetores solares possuem uma gama de funções além de te proteger dos perigos da exposição solar, principalmente os filtros a base de antioxidantes e ativos despigmentantes, os conhecidos protetores solares clareadores. O uso desse tipo de protetor solar é altamente indicado para peles adultas e maduras, pois além de prevenir o envelhecimento precoce, ele evita e clareia as manchas causadas pelo melasma, poluição, lentigo solar, manchas de idade, manchas pós-inflamatórias, entre outras.

Protetor solar anti-idade

A junção de uma boa proteção duradoura prevenindo o fotoenvelhecimento, ativos colagênicos e revitalizantes promovem ação rejuvenescedora para pele, devolvendo brilho e combatendo sinais do envelhecimento como rugas, flacidez e manchas. Os antioxidantes também são grandes aliados, retardando o processo de envelhecimento precoce, protegendo as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelos poluentes do ambiente, alimentos ingeridos e hábitos diários como tabagismo.

Protetor solar anti-poluição

Os protetores com ação anti-poluição protegem sua pele dos agentes poluentes do dia-a-dia, que podem causar a obstrução dos poros da pele e, consequentemente, excesso de oleosidade e o surgimento da acne. Os protetores solares anti-poluição criam uma barreira na pele, onde os agentes poluentes são impedidos de penetrar, protegendo a saúde de nossa cútis.

Ainda na dúvida sobre como escolher o melhor protetor para você?

Não precisa ter pânico, afinal, a Ada Tina é sempre a melhor opção para proteção solar, pois é a única que possui a tecnrologia Solent em seus protetores, que oferece 12 horas de alta proteção solar, descartando a necessidade de reaplicações constantes ao longo do dia, que não só atrapalham sua rotina como também a saúde da sua pele.

+ Clique aqui e confira toda a linha de protetores solares da Ada Tina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *