ADA TINACorpoPele

Tipos de foliculite: no rosto, nas pernas e no couro cabeludo

3/5 - (2 votos)

Você sabe o que é foliculite? Sabe ainda que ela pode aparecer  no rosto, nas pernas e no couro cabeludo?

O surgimento de bolinhas vermelhas com coceira podem ser sintomas da foliculite, que é uma inflamação que se dá no folículo piloso (por isso o nome foliculite) e que geralmente aparece nas áreas que possuem mais pelo do corpo, como nos braços, coxas, pernas e na também na região da virilha. 

E embora a foliculite seja uma condição muito comum, algumas pessoas não sabem que existem  tipos variados da doença, que podem ser divididos entre superficiais e profundos.

Vamos explicar melhor no texto a seguir. Confira!

Qual a diferença entre foliculite superficial e profunda?

A inflamação superficial do folículo piloso se instala na sua parte superior, é quando a pele em volta fica avermelhada e sensível, podendo aparecer pequenas pústulas, semelhantes a espinhas.

Além disso, é possível na maioria das vezes conseguir ver o pelo no centro da lesão, o que causa muita coceira. 

Já no caso da foliculite profunda, a inflamação vai se estender por todo o folículo piloso e alcança a raiz do pelo. O local afetado fica com uma lesão típica da doença: avermelhada e extensa, com um nódulo endurecido com pus bem no centro. 

Coceira, dor e inchaço no local da foliculite são sintomas comuns. A foliculite ainda pode também ser uma infecção mais agravante, e destruir o folículo piloso, o que muitas vezes pode deixar cicatrizes.

Tipos de foliculite superficial

A foliculite superficial é dividida em 4 grupos, essas são:

  • Foliculite estafilocócica: causada pela bactéria Staphylococcus aureus pode formar colônias na pele. Esse tipo de foliculite só causa problemas quando há um ferimento aberto, pois a lesão funciona como uma porta de entrada para a bactéria penetrar no organismo e inflamar o folículo.  Desta forma, começam a surgir pequenos nódulos vermelhos com um ponto branco ao centro, que doem e coçam.
  • Foliculite por pseudomonas:  transmitida por bactérias do gênero Pseudômonas, que sobrevivem em ambientes úmidos e molhados, que podem estar em banheiras de hidromassagem por exemplo se os níveis de cloro e o pH estiverem mal regulados. Esse tipo de foliculite costuma aparecer como pequenas lesões de pus na pele e coçam bastante.
  • Pseudofoliculite da barba: é uma inflamação causada por pelos encravados. Nos homens, ela é comum na região do rosto e pescoço, por causa da barba. As mulheres que são adeptas à depilação com cera quente, também estão sujeitas a desenvolver essa reação, geralmente na região das axilas e da virilha.
  • Foliculite pitirospórica: é a infecção causada pelo fungo Malassezia que possui preferência pelas áreas úmidas do corpo. As lesões terão a forma de pequenas protuberâncias com pus no interior e se instalam nas costas, peito e braços. Esse tipo de foliculite aparece principalmente em adolescentes e homens adultos.

Tipos de foliculite profunda

A foliculite profunda também é dividida em 4 grupos, esses são:

  • Foliculite ou sicose da barba: nesta o agente transmissor é mais uma vez o Staphylococcus aureus. As lesões vão aparecer na região da barba, face, lábio superior, queixo e mandíbula dos homens adultos. Elas terão forma de pequenas protuberâncias com pus no interior (pápulas) ou pústulas com um pelo no centro, ou até mesmo de crostas com placas avermelhadas. A repetição no hábito de se barbear torna a infecção mais grave, deixando até mesmo cicatrizes.
  • Foliculite gram-negativa: geralmente se desenvolve em pessoas que tomam antibióticos por períodos prolongados para o tratamento da acne. O uso constante desses medicamentos altera a flora bacteriana do nariz e promove o aparecimento de bactérias que se espalham por toda a pele do rosto.
  • Furúnculos e carbúnculos: são lesões que possuem infecção profunda do folículo piloso através do Staphylococcus aureus. O furúnculo é um abscesso, um nódulo vermelho e duro com pus. A secreção se forma pelo acúmulo de células mortas, bactérias e leucócitos em processo de degeneração. Um único folículo piloso se afeta pelo furúnculo, ele geralmente aparece nas nádegas, pescoço, axilas e virilha. Na maioria dos casos, após alguns dias, a drenagem do conteúdo purulento ocorre espontaneamente . O carbúnculo atinge não um só, mas sim um grupo de folículos próximos, formando então um aglomerado de furúnculos, em geral o carbúnculo aparece na parte de trás do pescoço, ombros, quadris e coxas.
  • Foliculite eosinofílica: ainda não é bem esclarecida a causa deste tipo de foliculite, embora não dê para descartar a possibilidade de estar associada à infecção pelo fungo Pityrosporum. O que pode-se dizer é que a doença se manifesta especialmente nos portadores de HIV e em pessoas com baixa imunidade. As lesões são parecidas com espinhas comuns e aparecem principalmente no rosto, coçam muito e manchas escuras são deixadas no local.

Como evitar o aparecimento da foliculite?

higiene

Partindo do princípio de que a inflamação da foliculite é geralmente uma proliferação de fungos, vírus, ácaros ou bactérias na pele e ao redor dos pelos ou cabelos do corpo, existem cuidados que podemos tomar para evitar o seu surgimento, são eles:

  • Fazer depilação independente da área do corpo/barba com menos frequência;
  • Evitar o uso de roupas muito justas ou apertadas;
  • Prevenção/tratamento da acne;
  • Evitar o uso frequente de capacete, chapéu, peruca e boné;
  • Manter uma boa higiene na pele, couro cabeludo e nos cabelos;
  • Evitar o uso frequente de curativos ou fitas adesivas sobre os pelos;
  • Evitar o uso de banheiras ou saunas não higienizadas adequadamente;

A foliculite pode atingir qualquer pessoa que não tome os devidos cuidados para evitá-la, por isso a prevenção é primordial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *