Tenho melasma grau 4: e agora?
Neste texto vamos entender sobre o melasma, as características do melasma grau 4 e o tratamento ideal para esse tipo específico.
Confira!
O que é melasma?
Primeiramente vamos entender o que é o melasma.
Já falamos bastante aqui sobre esse assunto, mas, vamos relembrar rapidamente que o melasma atinge principalmente mulheres com fototipos III, IV e V.
Essa condição é comum e causa manchas escuras na pele derivadas de uma hiperpigmentação que libera mais melanina que o normal.
Melanina é um tipo de proteína que garante a coloração da pele e evita naturalmente os danos da radiação UV no DNA.
Essa hiperpigmentação resulta em formação de manchas castanhas (claras e escuras) ou marrom mais acinzentadas com formato irregular e limites demarcados.
O melasma aparece especificamente no rosto, atingindo geralmente a área das bochechas, testa, lábio superior e queixo. O tamanho das manchas do melasma podem variar, mas alguns chegam a tomar a face por completo.
Se você já tem melasma, o primeiro passo e talvez o mais importante será classificá-lo para escolher o tratamento correto, vamos entender como segundo a classificação dos graus do melasma segundo Dr. Maurizio Pupo.
O que pode causá-lo?
Dr. Maurizio Pupo acha importante frisar sempre que:
“O melasma é majoritariamente causado pelas radiações UVA e UVB do sol.”
E por isso devemos sempre fazer uso de um bom protetor solar de qualidade e adequado.
Entretanto, apesar de o melasma ocorrer por conta da exposição às radiações ultravioletas, alguns outros fatores associados a essa exposição podem agravar a superprodução de melanina causando o melasma e suas manchas escuras que aparecem na pele.
Alguns desses fatores são:
- Uso de pílulas anticoncepcionais, condições hormonais e gravidez;
- Predisposição genética;
- Alimentação pobre em antioxidantes;
- Doenças diagnosticadas da tireoide e do fígado;
No caso específico das doenças da tireóide, elas contribuem com o aparecimento do melasma por conta do desequilíbrio hormonal, já as doenças do fígado podem afetar a produção dos hormônios, o que influencia na formação das manchas do melasma.
Com essas informações então podemos compreender que o cuidado com nosso corpo e nossa saúde é tão importante quanto o uso de protetor solar para prevenção e ajuda no tratamento contra o esse problema.
Características e tratamento do melasma grau 4
Segundo a classificação do Dr. Maurizio, identificamos o melasma grau 4 como o mais grave de todos. Pois ele é uma mancha muito antiga e está visível na pele há mais de 10 anos.
Essas manchas são grandes e escuras, surgindo em um estágio muito profundo.
Por essas manchas serem muito antigas e resistentes, as principais indicações para o tratamento do melasma grau 4 são séruns clareadores que possuem combinações exclusivas de determinados ácidos em sua formulação.
Combinar esses produtos com um protetor solar antioxidante e clareador é uma excelente maneira de clarear manchas escuras como as de melasma, protegendo sua pele da radiação UV
Como prevenir o melasma?
- Usar protetor solar diariamente: A alta exposição ao sol sem proteção é uma das principais causas do melasma, por isso é fundamental usar protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados.
- Usar dermocosméticos clareadores: Os dermocosméticos clareadores ajudam a reduzir e tratar o melasma. Não utilizar produtos clareadores pode agravar o melasma e causar outros danos à pele.
- Se preocupar com a luz azul e visível: A luz azul e visível emitida por dispositivos eletrônicos, como smartphones e computadores, pode piorar o melasma. Isso ocorre porque essas luzes podem penetrar mais profundamente na pele e estimular a produção de melanina. Para prevenir o agravamento do melasma, recomenda-se o uso de protetor solar com ação anti-luz azul e visível.
- Tratar outras condições de pele: Algumas condições de pele, como a acne, podem piorar o melasma. Por isso, é importante tratar todas as condições de pele em conjunto, para uma pele uniforme e radiante.
- Evitar o estresse excessivo: O estresse pode desencadear uma série de problemas de saúde, incluindo uma piora no quadro de melasma. Tente reduzir o estresse com atividades relaxantes.
- Manter uma alimentação equilibrada: Uma alimentação pobre em nutrientes e antioxidantes é rica em alimentos processados pode afetar negativamente a saúde da pele, incluindo o melasma. Por isso, mantenha uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes e antioxidantes, como frutas e vegetais.
- Hidratar a pele adequadamente: A pele desidratada pode ficar mais suscetível a danos, incluindo o melasma. Por isso, hidrate a pele diariamente com produtos adequados para o seu tipo de pele. Opte por produtos sem fragrâncias e com ingredientes hidratantes, como o ácido hialurônico.
Tratamento do melasma grau 4
A Ada Tina possui diversos produtos voltados para o tratamento do melasma, inclusive para o grau 4, mostrando resultados rápidos e eficientes.
Sérum Potente Clareador De Manchas E Melasma Clarivis High Potency
Clarivis High Potency é um sérum com alta potência clareadora e iluminadora, formulado com Tripla Combinação exclusiva de ácidos clareadores concentrados em 14,82%, que clareiam intensamente as manchas escuras, incluindo o melasma grau 3 resistente e grau 4.
Biosolo Oxy FPS 50 – proteção e clareamento!
Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador e antioxidante com Vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, 12 horas de Proteção Solar, 12 horas de fotoestabilidade e 24 horas de Proteção Anti-Melasma.