Skin Care

SKINCARE PERFEITA: 3 DICAS PARA TURBINAR SUA ROTINA!

Cuidar da pele como um todo é não somente parte da rotina de beleza, mas também um verdadeiro recurso de saúde utilizado por quem deseja manter a pele saudável, jovem e bem cuidada ao longo dos anos. A pele do rosto, especialmente, devido à exposição prolongada aos raios do sol e às intempéries como a poluição e as partículas que ficam suspensas no ar, requer procedimentos específicos para essa região.

Ter uma rotina de cuidados com o rosto pode parecer complexo, extenso e custoso, mas saiba que, para começar bem, você só precisa investir em 3 etapas fundamentais: limpeza e tonificação, hidratação e proteção solar. Cada uma delas é responsável por recuperar, nutrir e proteger a pele, garantindo a saúde e o efeito skincare tão desejados! Quer saber mais sobre como montar uma rotina para o seu tipo de pele? Acompanhe a leitura:

Mulher com toalha no cabelo realizando rotina de cuidados

1. Limpeza e tonificação – cuidados fundamentais

Como você sabe, higienizar a pele do rosto e do corpo é indispensável, mesmo quando não existe uma rotina de skincare. Isso porque é nessa etapa em que são removidas as células mortas, o óleo produzido durante o dia/noite pelas glândulas sebáceas e também as partículas comedogênicas que obstruem os poros abertos e podem causar acne, comedões e outras imperfeições.

Tão importante quanto entender a relevância da limpeza, é necessário entender a frequência em que a etapa deve ser executada dentro da sua rotina: de uma a três vezes, dependendo do seu tipo de pele. Apesar de o processo de higienização facial ser natural no dia-a-dia, é muito comum que ela seja feita de forma inadequada, ocasionando micro lesões, efeito rebote ou até mesmo não eliminando completamente as impurezas mais profundas.

Além disso, vale ressaltar que cada tipo de pele necessita de um determinado conjunto de produtos designados especificamente para a sua característica – seja ela seca, normal, mista ou oleosa. Confira a lista de indicações que preparamos a seguir:

Higienização para peles secas e sensíveis

As peles sensíveis e ressecadas são muito delicadas e, por esse motivo, sabonetes muito agressivos ou que possuam micropartículas esfoliantes devem ser evitados. Em relação à frequência, o ideal, nesses casos, é fazer uma higienização suave uma vez ao dia, para remover os excessos (de oleosidade e impurezas) sem abalar as camadas menos superficiais da pele, o que poderia resultar em muita vermelhidão, irritações e dor.

Procure sabonetes e géis de limpeza com textura emoliente e que possuam algum tipo de agente hidratante na composição, assim, ao mesmo tempo em que purifica a pele, também evita que a hidratação seja perdida e aconteça o efeito de extremo ressecamento.

Além disso, jamais utilize sabonetes ou tônicos que possuam álcool ou parabenos em sua composição, esses ingredientes são muito prejudiciais à saúde de qualquer tipo de pele, especialmente as sensibilizadas. Caso tenha a pele sensível e ressecada, nossa dica é dar muita atenção à hidratação, que você confere a seguir.

Higienização para peles normais e mistas

Se a sua pele costuma não apresentar muito excesso de oleosidade ou apenas apresentar brilho característico na zona T (testa, nariz e queixo), é muito provável que você tenha o tipo de pele normal ou mista. É comum a ideia de que esse tipo de pele não precisa de cuidados, mas é justamente o contrário.

As peles do tipo normal, assim como todo tipo cutâneo, também estão expostas aos fatores de envelhecimento e aos raios ultravioletas do sol. Por isso, a rotina de cuidados para pele normais também inclui a etapa da higienização com sabonetes e géis de limpeza específicos para as necessidades das peles com essas características.

Sobre a frequência, é recomendado que ela seja feita uma vez ao dia, ou até duas, caso sinta necessidade. Além disso, não deixe de investir em um sabonete neutro que remova a oleosidade das áreas desejadas sem ressecar ou ocasionar efeito rebote nas áreas que tendem a ser mais secas.

Higienização para peles oleosas e acneicas

Quando o assunto é skincare e cuidados com a pele, são as que possuem características oleosas e com tendência à acne que merecem atenção especial. Isso porque a produção excessiva de sebo pelas glândulas da derme requer tratamentos específicos de higiene que assegurem o controle do brilho excessivo e a consequente formação de comedões e pústulas (espinhas).

Hoje já existem diversos sabonetes e tônicos desenvolvidos com ingredientes e princípios ativos que ajudam a controlar o excesso de oleosidade da pele. Compostos como ácido salicílico, ácido sebácico e probióticos são amplamente conhecidos pela ação sebocontroladora, além dos benefícios para a uniformidade e aparência da pele como um todo. Se sua pele é oleosa e acneica e se isso te incomoda, saiba que o primeiro passo em direção à solução começa com uma boa rotina de cuidados e, naturalmente, com a higienização.

2. Hidratação da pele – etapa da nutrição e restauração

Agora que você já sabe como funciona a primeira das 3 etapas fundamentais dos cuidados com a pele do rosto, é hora de conhecer mais sobre outra das etapas essenciais para manter sua pele bem-cuidada e saudável: a hidratação. Se a higienização retira impurezas, a hidratação repõe nutrientes e substâncias que a pele precisa para restaurar sua barreira cutânea, como vitaminas, umectantes e óleos essenciais (ceramidas). Da mesma forma que no passo anterior, cada tipo de pele requer seus próprios procedimentos específicos de hidratação:

Como hidratar pele seca e sensível

Felizmente, associar ressecamentos na pele à necessidade de hidratação é algo intuitivo. Porém, você sabia que o uso desses dermocosméticos não deve acontecer somente nesses momentos? Aliás, para evitar os efeitos colaterais de se ter uma pele sensível e ressecada, é fundamental que você invista em hidratantes ricos em ingredientes como ácido hialurônico, vitamina C e outros emolientes.

Algumas doenças como diabetes, rosácea e ressecamento crônico, exigem produtos ainda mais específicos, então, nesse caso, vale sempre consultar o seu dermatologista para obter informações mais completas. Porém, caso sinta que sua pele fica constantemente seca, a dica é investir em produtos com textura cremosa, mais umectantes que os séruns, por exemplo.

Indicação Ada Tina: 

Normalize Hydra Comfort FPS 60: Um protetor solar hidratante não oleoso e rico em aminoácidos antioxidantes e vitamina E, indicado para peles secas e sensíveis, possuindo toque suave, confortável, não pegajoso e 12 horas de alta proteção solar.

Normalize Hydra Comfort FPS 60

Como hidratar pele normal e mista

Nesse caso, nos valemos das mesmas recomendações que as do processo de higiene: caso sua pele seja mista, é necessário que você se certifique de que o hidratante escolhido consiga fornecer hidratação adequada sem aumentar a oleosidade das áreas mais afetadas.

Por isso, os produtos com textura gel creme tendem a ser os preferíveis, visto que costumam unificar as características positivas dos cremes e dos séruns. Seja qual produto escolher, tenha em mente que você jamais deve utilizar hidratantes para o corpo no rosto. O resultado pode ser poros obstruídos, acne e outros efeitos indesejáveis.

Indicação Ada Tina:

Nutribalm Lipid Replenish: Hidratante corporal com niacinamida clareadora e ceramidas essenciais para pele, que possui textura muito hidratante, indicado para hidratar, nutrir e evitar o escurecimento da pele do corpo contribuindo para manter a pele mais clara, uniforme e prevenir o envelhecimento, deixando-a hidratada, protegida, íntegra e saudável. Indicado para quem apresenta pele seca, pele ressecada, peles danificadas com o sol ou peles envelhecidas, peles atópicas e com dermatites.

Hidratante com Niacinamida Clareadora Nutribalm Lipid Replenish

Como hidratar pele oleosa

Esse talvez seja um dos maiores mitos do universo da estética facial: peles oleosas não precisam de hidratação porque já possuem a oleosidade natural produzida pelo corpo. Trata-se de um equívoco! Peles oleosas e acneicas precisam, sim, de hidratação específica.

Isso porque o sebo produzido pela pele costuma misturar-se com as impurezas do ar, poluição e outras micropartículas, além de acumular-se nos poros, causando a acne. Ao remover essa barreira de proteção durante a higienização, é fundamental que você a reponha por meio de produtos hidratantes. O segredo é investir em produtos mais aquosos, como os séruns que, além de manter a hidratação e a restauração da barreira natural cutânea, também são capazes de proporcionar efeito matificante e seborregulador, ou seja, você garante uma pele hidratada, cuidada e sequinha.

Indicação Ada Tina:

Depore Mat Extreme: Se o excesso de oleosidade te incomoda, saiba que esse hidratante matificante é formulado com todos os princípios ativos de ação prolongada e duradoura contra essa característica das peles oleosas e acneicas. É capaz de reduzir a oleosidade da pele em apenas 10 minutos além de controlar a oleosidade inclusive da pele muito oleosa, oleosa, com acne, poros abertos e pele com brilho excessivo com ação secativa imediata.

Depore Mat Extreme

3. Fotoproteção – defesa contra os danos solares

Por fim, para concluir a rotina básica de cuidados com a pele do rosto, chegamos à mais importante delas: a fotoproteção. O uso de filtro solar é, de longe, o maior cuidado que você pode ter para evitar e prevenir rugas, manchas escuras, envelhecimento precoce e até mesmo cânceres de pele, como o melanoma.

Da mesma forma que nos passos 1 e 2, a fotoproteção está condicionada ao seu tipo de pele, às necessidades específicas dela, sua tonalidade e a textura que é mais compatível com o seu rosto. Graças à tecnologia empregada nos dermocosméticos com FPS, é possível encontrar produtos com alto fator UVA e UVB eficazes, que duram o dia todo, e que possuem princípios que tratam hiperpigmentações e melasmas.

As peles oleosas costumam ser as mais beneficiadas com essa tecnologia, visto que também são as que mais exigem adaptações para evitar o excesso de brilho, ao mesmo tempo em que garante a proteção solar. Temos um post completo sobre a ciência do filtro solar e como aplicá-lo no seu dia a dia, não deixe de conferir!

rotina de cuidado para peles oleosas

Cuidar da pele é sinônimo de saúde e beleza, e todo cuidado começa com a ingestão adequada de água e hábitos alimentares. Para saber mais sobre os cuidados específicos para os tipos de pele, dicas de skincare e mais assuntos científicos, acompanhe o blog da Ada Tina.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *