RESVERATROL REDUZ A HIPERPIGMENTAÇÃO DA PELE INDUZIDA PELA RADIAÇÃO UVB
Um estudo publicado no Biomolecules & Therapeutics e realizado avaliou o potencial do Resveratrol em reduzir a hiperpigmentação da pele induzida pela radiação UVB. O Resveratrol é um composto polifenólico encontrado em numerosos produtos como uvas e berries e que possui propriedades anticâncer, anti-hiperlipidêrmica e anti-idade.
Recentemente tem sido relatado que o Resveratrol inibe a sinalização do alfa-MSH, a viabilidade e a migração de células de melanoma.
Resveratrol no Tratamento do Melasma Causado pelo Sol
Para avaliar o potencial do Resveratrol em regular a produção de melanina para tratamento da hiperpigmentação, ou manchas escuras da pele, a influência do Resveratrol na pigmentação da pele foi investigada através da hiperpigmentação induzida pela luz UVB. Os cientistas detectaram que o Resveratrol reduz a expressão de proteínas relacionadas à tirosinase TRP-1 e TRP-2 e o fator de transcrição associado à microftalmia em células de melanoma. Também foi constatado que a aplicação tópica de Resveratrol (Resveratrol para Pele)reduz a hiperpigmentação induzida pela luz UVB in vivo.
Resveratrol, Hiperpigmentação da Pele e Fotoenvelhecimento
Baseado nos dados histológicos, Resveratrol inibe a síntese de melanina na pele através da redução de TRPs entre as enzimas melanogênicas. Este estudo é o primeiro a prover evidências de que o Resveratrol atua como um agente despigmentante da pele além de outras propriedades já comprovadas com benefícios nas desordens da pele induzidas pela radiação UVB como hiperpigmentação e fotoenvelhecimento.
Este é um estudo independente e foi realizado por cientistas coreanos em Seul sem nenhuma participação ou relação com esta empresa.
Matéria Publicada em 24/06/2020
Por: Dr. Maurizio Pupo