ADA TINACabeloQueda de Cabelo

Queda de cabelo na gravidez e pós-parto

Rate this post

Queda de cabelo na gravidez e pós-parto.

A queda de cabelo durante a gravidez e no período pós-parto é uma queixa comum entre as mulheres. 

A perda de cabelo no puerpério é multifatorial e normal no pós-parto, vamos entender melhor?

Confira!

Queda de cabelo durante a gravidez

Sabemos que a gravidez é um momento mágico na vida das mulheres, mas é um momento delicado também, pois a gestação e o pós-parto trazem algumas mudanças hormonais e físicas, e entre essas alterações e mudanças está a queda de cabelo que preocupa e pode afetar a autoestima.

Mas, o que acontece com os cabelos durante a gestação?

Primeiramente é necessário frisar que não é normal a queda de cabelo durante a gestação, esse fato é normal apenas no pós-parto. Então se seu cabelo está caindo durante a gestação, procure seu médico, pois isso pode ser consequência de uma anemia, infecções ou outra questão de saúde que precisa ser tratada.

O natural é que durante a gestação os cabelos ganhem brilho e volume, por conta dos hormônios que aumentam neste período.

Há um aumento considerável dos pelos não apenas no couro cabeludo, mas também nas pernas, braços e até mesmo no rosto.

Durante a gravidez é normal que o cabelo cresça mais e não que ele caia.

Queda de cabelo no pós-parto

Durante o pós-parto, as mudanças são bem diferentes do que as que ocorrem durante a gestação.

Os hormônios nesse período diminuem, e devido a essa diminuição acontece a queda de cabelo, principalmente a partir do quarto mês.

A queda de cabelo neste período pode ser motivada por duas causas diferentes que precisam de uma atenção especial.

A primeira causa merece uma atenção, pois pode estar relacionada a perda de sangue durante o parto, que caso tenha sido alta pode ter levado a mamãe a uma anemia, e por isso os cabelos podem estar caindo em excesso.

O segundo motivo pode estar relacionado à falta de nutrientes no corpo por conta de dietas feitas após o parto, por isso é preciso tomar muito cuidado, cuidar da saúde e após esse período especial e delicado pensar em dietas.

Além desses motivos que merecem atenção especial, a queda de cabelo no pós-parto pode acontecer também através de:

  • Ansiedade;
  • Perda da placenta;
  • Alteração do ciclo menstrual;
  • Interrupção de pílulas hormonais;
  • Estresse;
  • Doenças genéticas;
  • Mudanças nos hormônios da tireoide;
  • Dermatite seborreica (excesso de oleosidade no couro cabeludo);
  • Baixa produção de colágeno (Saiba mais sobre esse nutriente).

Como é a queda de cabelo no pós-parto?

A queda de cabelo durante o pós-parto possui características difusa e uniforme, o que significa que não está em normalidade o aparecimento de falhas bem definidas no couro cabeludo.

Por isso, se houver falhas localizadas provavelmente existe algum outro motivo além da queda natural do pós-parto, neste caso procure seu médico mamãe.

Como tratar a queda de cabelo pós-parto?

Essa condição de queda capilar no período pós-parto é normal em praticamente todas as mulheres, principalmente se essas estão amamentando.

Mas, podemos seguir algumas dicas para amenizar a situação e favorecer o crescimento saudável dos cabelos.

  • Lavar e secar os cabelos com cuidado: evite lavar excessivamente e tome o máximo de cuidado ao pentear os cabelos mais longos, evite puxar ou arrancar os fios.
  • Exames regulares: exames de sangue como hemogramas, com certeza, serão recomendados pelo seu médico, ele servirá para avaliar a existência de anemia e/ou infecções, além de também analisar a função tireoidiana.

O acompanhamento médico para tratamento de qualquer alteração identificada pelos exames resultará na diminuição da perda de  fios.

Quanto tempo dura a queda de cabelo pós-parto?

queda de cabelo

É de extrema importância que você mamãe saiba que o tempo é relativo e depende muito da adaptação do seu corpo e das mudanças hormonais sofridas por ele. Assim, a queda de cabelo pode durar uma média de 3 a 6 meses dependendo sempre de cada organismo.

Porém, esse período pode se estender caso você tenha disfunções nutricionais, esgotamento físico, anemia, doenças autoimunes e da tireoide, além de fatores psicológicos como depressão, estresse e ansiedade também podem influenciar e agravar a situação.

O acompanhamento médico, apoio familiar e não comparações são fatores de extrema importância.

Sobre tomar vitamina para reduzir a queda de cabelo pós-parto

Como vimos anteriormente, nem sempre a queda de cabelo no pós-parto se relaciona à carência de vitaminas no organismo, por isso recomenda-se uma avaliação médica para detectar qual é o problema que está levando à queda capilar excessiva.

Normalmente, a perda de fios pós-parto é consequência da adaptação do corpo como já vimos, já que os hormônios têm as dosagens ajustadas com o fim da gestação.

O uso indiscriminado de vitaminas e suplementos sem indicação médica adequada pode causar hipervitaminose, situação que pode trazer danos à saúde, por isso não faça uso de vitaminas por conta própria, sempre procure o seu médico de confiança.

Como cuidar do cabelo no pós-parto?

  • Use produtos específicos para queda dos cabelos e que ajudarão na saúde dos fios;
  • Evite prender os cabelos com elásticos não próprios ou de forma muito apertada;
  •  Evite dormir com os cabelos molhados para evitar a proliferação de fungos;
  •  Evite realizar procedimentos com químicas agressivas;
  • Monte um cronograma capilar baseado em nutrição, hidratação e reconstrução
  • Invista em uma alimentação equilibrada e nutritiva.

Quando para de amamentar, a queda de cabelo pós-parto diminui?

Isso dependerá muito! Como vimos, a queda de cabelo no pós-parto é multifatorial, ou seja, não tem uma única causa.

Assim, é comum que a queda de cabelo só melhore depois da estabilização hormonal, que pode durar todo o puerpério, mesmo que você pare de amamentar.

O melhor a se fazer é aguardar com paciência que seu corpo volte aos níveis normais de hormônios, como antes da gestação.

Fortalecer os fios vai ajudar!

Os cabelos mais frágeis e quebradiços tendem a demorar mais para crescer, e por isso necessita-se de cuidados extras com a saúde desses fios em específico.

Mesmo que esses cuidados com a saúde dos fios não sejam para calvície, alguns dermocosméticos possuem a capacidade também de fortalecer e acelerar o crescimento dos fios de cabelos.

Um bom exemplo é o Amplexe Shampoo Antiqueda que trata a queda de cabelo, seja ela hormonal ou por estresse, promovendo o crescimento de novos fios, deixando-os mais fortes, resistentes e inibindo a queda sem ressecar. Eleito 4x consecutivas como o melhor Shampoo Antiqueda do Brasil.

Para resultados ainda mais surpreendentes contra a queda de cabelo nossa indicação fica também para o uso do Amplexe Loção Antiqueda, uma potente loção capilar eficaz contra as principais causas da queda de cabelo masculina e feminina, que promove o fortalecimento da raiz dos cabelos e o crescimento de novos fios, deixando-os mais fortes. 

Vale lembrar que a Ada Tina é uma marca Mother Friendly, pode ser usada pelas gestantes e lactantes com segurança, pois não possui nenhuma substância prejudicial para a mamãe e nem para o bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *