• Blog
  • Qual o melhor clareador? Vitamina C ou Hidroquinona?

Qual o melhor clareador? Vitamina C ou Hidroquinona?

Qual o melhor clareador? Vitamina C ou Hidroquinona?

Qual o melhor clareador? Vitamina C ou Hidroquinona?

Quando se fala em clarear a pele e tratar o melasma muitas dúvidas surgem, até por que trata-se de um tema de alta complexidade e que requer um aprofundamento nos mais modernos estudos científicos disponíveis. O fato é que o melasma, nome que abrange a quase totalidade das manchas escuras da pele e que são provocadas pelo excesso de produção de melanina, já se tornou uma verdadeira epidemia no Brasil, um país altamente ensolarado e onde os habitantes se misturam nos mais variados fototipos cutâneos – lembrando que quanto mais alto o fototipo cutâneo maior a tendência às manchas escuras e que o sol é o grande fator causal deste problema.

O que e quais são os melhores clareadores da pele?

Clareadores são todas as substâncias capazes de reduzir o conteúdo de melanina na pele e assim diminuir as diferenças de coloração eliminando as manchas escuras já existentes e prevenindo o aparecimento de novas manchas. Em geral os melhoras clareadores, também chamados de despigmentantes, são substâncias com alto poder antioxidante e capazes de desacelerar o processo de formação de melanina, levando por si só ao clareamento dos melasmas e diminuindo as diferenças de tonalidade da pele. Dentre estes potentes antioxidantes e clareadores destacam-se obviamente a já famosa Vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico – uma substância natural provida de inúmeros benefícios para a pele e praticamente livre de efeitos colaterais importantes – e a hidroquinona – uma substância sintética, de natureza fenólica, cujo uso frequente e prolongado está associado a uma série de efeitos adversos que vão desde uma simples irritação da pele no local da aplicação até outros sintomas mais graves como manchas brancas permanentes e até mesmo alguns tipos de leucemia – dentro outras.

Vitamina C ou Hidroquinona? Qual é o melhor clareador da pele?

Um recente estudo publicado no International Journal of Dermatology comparou a o uso da Vitamina C com a Hidroquinona no clareamento das manchas escuras da pelemelasma. O estudo foi conduzido com 16 mulheres que possuíam melasma idiopático e que foram instruídas a utilizar todos os dias, sempre à noite, um creme contendo 5% de ácido ascórbico e um creme contendo 4% de hidroquinona aplicando-os em meia face por um período de 16 semanas sendo que durante o dia as voluntárias aplicavam sempre um protetor solar para minimizar o efeito pró-melanogênico da radiação solar. Ao final do estudo todas as voluntárias foram submetidas a exames colorimétricos, ou seja, instrumentais, para se avaliar o melhor clareador.

Vitamina C clareia a pele tão bem quanto a hidroquinona mas com menos efeitos adversos?

Segundo os cientistas, após análise dos resultados dos exames colorimétricos, foi possível observar que a pele de ambos os lados da face clareou de maneira satisfatório e que não houve diferenças estatísticas entre o clareamento promovido pela hidroquinona e o clareamento promovido pela Vitamina C. No entanto os efeitos adversos observados estavam presentes em 68,7% das peles tratadas com hidroquinona ao passo que os efeitos adversos na pele tratada com a Vitamina C foi de apenas 6,2%. Isto nos leva a concluir com a Vitamina C não apenas é um ótimo clareador para peles com melasma como também é muito segura do que clareadores tradicionais como a hidroquinona, oferecendo riscos muito menores, maior segurança e eficácia similar.

Como utilizar a Vitamina C para clarear a pele?

Atualmente já existem no mercado produtos dermocosméticos com uma concentração muito maior de Vitamina C que pode chegar até 20% nos melhores produtos e que além de clarear a pele também ajudará a prevenir a formação de manchas e ainda atuar fortemente no rejuvenescimento geral, quer seja por neutralizar os radicais livre, quer seja por combater os malefícios da poluição ou ainda por estimular a produção de colágeno e preencher rugas e linhas de expressão aumento ainda a firmeza total da pele. O importante, além de escolher um dermocosmético que tenha 20% de Vitamina C, é aplicá-la diariamente sobre a pele -uma a duas vezes ao dia dependendo da intensidade das manchas escuras e da rapidez com que se deseja obter os resultados antienvelhecimento – e sempre pela manhã aplicar em seguida um protetor solar com FPS 30 e que possua 12 horas de proteção, o que minimiza a necessidade de tantas reaplicações diárias!

Melhores produtos com Vitamina C

VITAMINA C OU HIDROQUINONA .QUAL O MELHOR CLAREADOR ? | DR. MAURIZIO PUPO

Colunistas

Dr. Maurizio Pupo é Farmacêutico Pesquisador e Professor Especialista em Cosmetologia. Nascido em Calci (PI) Italia, é autor de vários livros na área cosmética como: Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, Difendiox® OPP's Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar, entre outros. Além disso, é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da renomada marca de dermocosméticos ADA TINA Italy.