Quando se fala em clarear a pele e tratar o melasma muitas dúvidas surgem, até por que se trata de um tema de alta complexidade e que requer um aprofundamento nos mais modernos estudos científicos disponíveis. O fato é que o melasma, nome que abrange a quase totalidade das manchas escuras da pele e são provocadas pelo excesso de produção de melanina, já se tornou uma verdadeira epidemia no Brasil, um país altamente ensolarado e onde os habitantes se misturam nos mais variados fototipos cutâneos, lembrando que quanto mais alto o fototipo cutâneo, maior a tendência às manchas escuras, tendo o sol como o grande fator causal deste problema.
Quais são os melhores clareadores da pele?
Clareadores são todas as substâncias capazes de reduzir o conteúdo de melanina na pele e diminuir as diferenças de coloração, eliminando as manchas escuras já existentes e prevenindo o aparecimento de novas manchas. Em geral, os melhoras clareadores, também chamados de despigmentantes, são substâncias com alto poder antioxidante e capazes de desacelerar o processo de formação de melanina, levando por si só ao clareamento dos melasmas e diminuindo as diferenças de tonalidade da pele. Dentre estes potentes antioxidantes e clareadores destacam-se obviamente a já famosa vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, uma substância natural provida de inúmeros benefícios para a pele e praticamente livre de efeitos colaterais importantes, e a hidroquinona, uma substância sintética de natureza fenólica, cujo uso frequente e prolongado está associado a uma série de efeitos adversos que vão desde uma simples irritação da pele no local da aplicação até outros sintomas mais graves, como manchas brancas permanentes e até mesmo alguns tipos de leucemia.
Vitamina C ou hidroquinona, qual é o melhor clareador da pele?
Um recente estudo publicado no International Journal of Dermatology comparou o uso da vitamina C com a hidroquinona no clareamento das manchas escuras da pele, como o melasma. O estudo foi conduzido com 16 mulheres que possuíam melasma idiopático sendo instruídas a utilizar todos os dias, sempre à noite, um creme contendo 5% de ácido ascórbico e um creme contendo 4% de hidroquinona aplicando-os em meia face por um período de 16 semanas, sendo que durante o dia as voluntárias aplicavam sempre um protetor solar para minimizar o efeito pró-melanogênico da radiação solar. Ao final do estudo todas as voluntárias foram submetidas a exames colorimétricos, ou seja, instrumentais, para se avaliar o melhor clareador.
Vitamina C clareia a pele tão bem quanto a hidroquinona, mas com menos efeitos adversos?
Segundo os cientistas, após análise dos resultados dos exames colorimétricos, foi possível observar que a pele de ambos os lados da face clareou de maneira satisfatória e que não houve diferenças estatísticas entre o clareamento promovido pela hidroquinona e o clareamento promovido pela vitamina C. No entanto, os efeitos adversos observados estavam presentes em 68,7% das peles tratadas com hidroquinona, ao passo que os efeitos adversos na pele tratada com a vitamina C foi de apenas 6,2%. Isto nos leva a concluir com a vitamina C não apenas é um ótimo clareador para peles com melasma como também é muito mais segura do que clareadores tradicionais como a hidroquinona, oferecendo riscos muito menores, maior segurança e eficácia similar.
Como utilizar a vitamina C para clarear a pele?
Atualmente já existem no mercado produtos dermocosméticos com uma concentração muito maior de vitamina C, que pode chegar até 20% nos melhores produtos e que, além de clarear a pele, também ajuda a prevenir a formação de manchas e ainda atua fortemente no rejuvenescimento geral, quer seja por neutralizar os radicais livres, quer seja por combater os malefícios da poluição ou ainda por estimular a produção de colágeno e preencher rugas e linhas de expressão, aumentando a firmeza total da pele.
O importante, além de escolher um dermocosmético que tenha 20% de vitamina C, é aplicá-lo diariamente sobre a pele, uma a duas vezes ao dia dependendo da intensidade das manchas escuras e da rapidez com que se deseja obter os resultados antienvelhecimento, e sempre pela manhã aplicar em seguida um protetor solar com pelo menos FPS 30 e que possua 12 horas de proteção, minimizando a necessidade de tantas reaplicações diárias!
Melhores produtos com Vitamina C



+ Clique aqui e saiba mais sobre os benefícios da vitamina C para a pele!
Gostaria de saber o nome desse clareador ..