Câncer de PelePele

PROTETORES SOLARES REDUZEM O RISCO DE MELANOMA

Rate this post

A cada 100 mil habitantes, 2,24 morrem de melanoma, um tipo de câncer de pele considerado maligno. Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, o número de mortes por melanoma aumentou mais de 55% no Brasil nos últimos dez anos, isso significa uma morte a cada 3 horas.

O uso de protetores solares protege contra o melanoma

Um estudo publicado no Jornal de Oncologia Clínica, uma publicação oficial da Sociedade Americana de Oncologia, registrou uma população de 143.844 mulheres com idades entre 40 a 75 anos com 722 casos de melanoma, a fim de avaliar se o uso de fotoprotetores com FPS igual a 15 ou maior poderia efetivamente reduzir a incidência deste tipo de câncer de pele.

Os resultados deste estudo mostraram que o uso de protetores solares com FPS igual a 15 ou maior estava associado a uma diminuição no risco de se desenvolver câncer de pele do tipo melanoma maligno quando comparado ao uso de protetores solares com FPS menor do que 15. Este estudo revelou ainda que a diminuição no risco de melanoma, nesta população estudada foi reduzido em 18%.

Protetores solares com FPS 15 ou maior reduzem o risco de melanoma

Desta forma, os cientistas concluíram que medidas extremamente práticas e econômicas como o simples uso de um protetor solar com FPS 15 ou maior já é suficiente para reduzir e prevenir o câncer de pele do tipo melanoma maligno em no mínimo 18%, uma medida que deveria ser adotada por todas as pessoas desde a infância, ainda mais em países altamente ensolarados como o Brasil.

Vale ressaltar que em países da zona tropical, parece ser correto supor que o uso de protetores solares com FPS 30 seria até mais adequado em função do maior índice ultravioleta incidente nesta região do globo terrestre. Cabe ainda ressaltar a necessidade de se educar a população destas áreas mais suscetíveis, não apenas em relação ao uso do protetor solar adequado, como também a necessidade de reaplicação do mesmo a cada duas horas ou do uso de produtos solares com 12 horas de proteção, o que simplificaria a rotina diária e aumentaria a adesão às medidas protetoras adequadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *