ADA TINADoença de PeleLuz AzulManchas na PelePeleProteção SolarProtetor SolarRecuperar a PeleRosto

Proteção solar – Luz azul e luz visível prejudicam a pele?

Rate this post

Com o aumento do uso de dispositivos eletrônicos em nossas vidas cotidianas, a exposição à luz azul e à luz visível tem se tornado cada vez mais comum. Muitas pessoas ainda não sabem que essa exposição pode ter efeitos negativos na pele.

Por isso, é importante entender o motivo pelo qual devemos proteger a pele dessas luzes e como fazemos isso de maneira eficaz.

Afinal, o que é luz visível e luz azul?

Luz visível é a parte da radiação eletromagnética percebida pelos nossos olhos, ela abrange todas as cores que conseguimos ver, do vermelho ao violeta, e é produzida tanto por fontes naturais como a luz do sol por exemplo, quanto por fontes artificiais.

A luz visível é extremamente importante para a nossa percepção visual do mundo, mas também pode ter efeitos negativos se a exposição for excessiva.

E a luz azul?

A luz azul é uma parte do espectro de luz visível que possui um comprimento de onda menor e uma energia maior do que outras cores visíveis, como o vermelho e o amarelo. 

Ela é encontrada em todas as fontes de luz visível, incluindo dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets, computadores e televisores, bem como em lâmpadas de LED e incandescentes.

E essas luzes prejudicam mesmo a pele?

Além dos fatores mais conhecidos, como a exposição ao sol e a poluição, a luz azul emitida pelos celulares e computadores também pode danificar a pele. A exposição prolongada a essa luz pode levar ao aumento da produção de radicais livres, que são moléculas instáveis que podem danificar as células da pele e contribuir para o envelhecimento precoce, agravando as rugas e manchas na pele, como o melasma por exemplo.

Além disso, a exposição à luz azul antes de dormir pode prejudicar o sono, o que também pode afetar a qualidade da pele a longo prazo, para minimizar esses riscos, é importante reduzir o tempo de exposição à luz azul, especialmente antes de dormir.

Fazer uso de produtos FPS pode me auxiliar nessa exposição à luz visível e luz azul?

textura protetor solar

Não só a resposta para essa pergunta é sim, como nós devemos!

Fazer o uso de um produto bom e de qualidade como o Biosole Oxy FPS 50 por exemplo, é fundamental para a prevenção dos danos que a luz visível e a luz azul podem causar na pele.

Vale frisar aqui que o Biosole Oxy FPS 50 além de nos proteger contra essas luzes também protege a nossa pele contra os malefícios causados pelos efeitos nocivos da poluição e do ozônio e também da radiação infravermelha.

E por que devemos proteger a pele dessas luzes?

A exposição a essas luzes causa envelhecimento precoce, manchas e outros danos, e esses danos nem sempre se relacionam somente à pele.

Por isso, é importante entender que devemos proteger a pele sempre, e principalmente que devemos fazer isso de maneira correta e eficaz, além disso fazer uso de forma consciente e moderada dos dispositivos eletrônicos é fundamental para na saúde de forma geral.

O Dr. Maurizio Pupo é um farmacêutico ítalo-brasileiro renomado, com experiência como pesquisador e professor especializado em cosmetologia. Com uma carreira dedicada à inovação em cuidados com a pele, é autor de diversos livros importantes na área cosmética, como Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, e DIFENDIOX® OPP’s Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar. Além de suas contribuições acadêmicas, o Dr. Pupo é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da ADA TINA, uma marca de dermocosméticos reconhecida pela sua excelência e respeito à pele, à natureza, aos seres humanos e aos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *