Se você já se perguntou qual é o seu tipo de pele, provavelmente constatou que produtos destinados à pele oleosa ou seca, deixam a desejar em fatores de nutrição ou hidratação, não é mesmo? Acalmando os ânimos de usuários em busca de informações sobre pele normal, hoje eu, Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia, trago este tema ao blog.
Por isso, separe alguns minutos preciosos do seu dia e venha comigo desbravar este assunto cheio de mitos e verdades em relação a esse tipo dermatológico, além de conhecer também os cuidados destinados à saúde da pele.
Pele normal: o que é e como identificar?
Começo o conteúdo do post trazendo a informação sobre o tipo de pele que acompanha muitas dúvidas e incertezas, tudo isso porque antes mesmo da procura por um profissional em dermatologia, alguns consumidores iniciantes no tema arriscam em classificar a pele como seca, por aparentar pouca hidratação, ou oleosa, ao apresentar poros dilatados ou presença de acne.
Esta atitude comum entre usuários iniciantes de produtos dermatológicos leva muitas vezes ao agravamento de quadros em acnes e comedões, ao invés de contribuir para a proteção adequada da pele, tornando maior a vulnerabilidade aos fatores externos como as fontes luminosas em excesso, o que pode levar ao surgimento de manchas e imperfeições com o passar do tempo.
E por falar nestas dermatoses, saiba que a ADA TINA preparou anteriormente um guia de cuidados com a pele acneica no dia-a-dia explicando com detalhes como todos os tipos de pele, incluindo a normal, podem apresentar processos inflamatórios que favorecem o surgimento de acnes: não perca a chance de conferir o conteúdo na íntegra.
Para definir o termo “normal” da pele, saiba que ele faz referência à classificação da pele eudérmica, definição científica para a derme com características balanceadas, através de concentrações de sebo em equilíbrio e dilatação de poros e umidade controladas.
Por isso, se ainda restam dúvidas sobre o que é pele normal, indico um olhar mais atento para os seguintes tópicos que irão lhe auxiliar como identificá-la.
Este tipo de pele tem:
- Poros pouco dilatados;
- Oleosidade cutânea normal;
- Textura homogênea e lisa;
- Ausência de melasmas e manchas;
- Baixa propensão à sensibilidade.
Reitero ainda a possibilidade de ter na reconhecida zona T, área da face que concentra testa, nariz e queixo, raros focos de oleosidade influenciados por fatores externos como alimentação, estresse ou uso inadequado de cosméticos, mas que não modificam a constituição natural da cútis de estrutura equilibrada.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que, ao longo do tempo, o indivíduo com estas características de pele passa a apresentar ressecamento causado pela idade, o que a ADA TINA auxilia ao tratamento através do blog post “Como hidratar a pele do rosto sem erro!”.
O tipo de pele normal varia ao longo do ciclo de vida?
Em um outro caminho dos estados cutâneos (em constante mudança a partir de tendências externas como exposição excessiva a fontes luminosas, condições climáticas e poluição, ou fatores internos, tais qual alimentação, variações hormonais e cuidados com a pele), o tipo de derme é sim uma condição perene ao ciclo de vida.
Por conta destas características, saiba que a ADA TINA também reforça a necessidade de consulta a dermatologistas e outros especialistas em cuidados cutâneos para a conquista da tão sonhada saúde dermatológica. Ao descobrir as características da sua pele, e não apenas condições transitórias, você passa a entender melhor suas necessidades e como cuidá-la. Desta forma, indico para uma pele normal o início de uma rotina de cuidados que irá te acompanhar por meio de produtos dermatológicos ao longo do ciclo de vida, com itens próprios a essa derme.
Cuidados especiais para a pele normal:
Sabe-se que a ideia sobre constituições dermatológicas que não exigem tratamento é falsa, afinal, todas as peles possuem necessidades singulares, tanto em hidratação quanto em tratamento de possíveis alterações que possam surgir, além da proteção solar, é claro.
Hoje, uma série de itens podem ser utilizados nesse tipo de pele para realçar ainda mais suas características equilibradas, à exemplo dos ativos antioxidantes vitamina C e E, e os hidratantes ácido hialurônico e a niacinamida em conjunto com alternativas de retinóis para efeitos garantidos a longo prazo.
Ainda reforço que assim como em padrões de cútis secas e oleosas, consumidores de cosméticos devem evitar itens a base de óleo mineral ou parabenos, evitando agressões dermatológicas e reações alérgicas. Outra indicação fundamental é o uso de protetor solar para pele normal, que compõe, junto aos produtos acima, a rotina de cuidados necessários para este tipo de pele.
Gostou de conhecer mais sobre estas características da pele normal? Inclua os cuidados indicados na sua rotina e esteja com a saúde dermatológica em dia, além de conferir conteúdos exclusivos aqui no blog.