ADA TINACorpoPeleProteção SolarProtocoloRostoTipos de Peles

Pele – Foliculite o que é e como tratar?

Rate this post

Foliculite o que é e como tratar?

A foliculite é uma condição infecciosa que atinge os folículos pilosos, esses que são os responsáveis pelo crescimento e formação dos pelos.

Atingindo qualquer área do corpo que tenha pelos, mas, principalmente áreas como virilhas, axilas, nádegas, barba e couro cabeludo geralmente causa vermelhidão, inchaço e coceira. 

Vamos entender como a foliculite acontece, qual o tratamento adequado para essa condição e como evitá-la.

Foliculite o que é?

A foliculite geralmente acontece quando há uma inflamação nos folículos pilosos derivada de um pelo encravado, fungos ou bactérias. Algumas doenças como a diabetes ou uso de medicamentos como antibióticos também podem dar acesso à formação da foliculite.

Quais são os sintomas da foliculite?

Identifica-se a foliculite através da observação de alguma mudança na pele como, por exemplo a coloração vermelha, inchaço, pus, etc.

Os sintomas mais comuns são:

  • Bolinhas vermelhas parecidas com acne
  • Inchaço e dor na região
  • Vermelhidão
  • Pus na raiz do pelo
  • Coceira no local
  • Dor no local da inflamação

As bolinhas vermelhas aparecem em locais onde há pelos ou cabelo e geralmente surgem umas bem próximas das outras, essas bolinhas nem sempre são resultados da foliculite, existem outras causas como alergias, herpes, acnes, entre outros que também podem causá-las, por isso é preciso atenção antes de iniciar algum tipo de tratamento.

Como tratar a foliculite?

imagem de creme

Os sintomas da foliculite tendem a desaparecer mesmo sem tratamento, mas com pomadas ou medicação oral em poucos dias nos casos mais leves. A higiene da pele, couro cabeludo e cabelos é fundamental nesses casos.

Indica-se o uso de sabonete, shampoos e água morna para a higiene adequada, apenas esses cuidados podem resolver essa condição entre 7 e 10 dias. Lavar os cabelos com shampoos anticaspa, pode ser indicado para alguns casos de foliculite no couro cabeludo, assim como o de sabonetes antissépticos pode ser indicado para o tratamento de foliculite no rosto, barba, pernas, genitais e virilha.

Nos casos mais graves, pode ser necessário o auxílio de um profissional como o dermatologista por exemplo, este pode indicar o uso de medicamentos como o antibiótico dependendo do grau que se encontra essa foliculite, alguns casos ainda podem necessitar de uma pequena cirurgia para retirada do excesso de pus, aliviando, assim, os sintomas e ajudando na cicatrização. É preciso muita atenção, pois, as foliculites em seus casos mais agravantes podem formar os furúnculos, uma infecção que provoca a formação de caroços com pus causando febre e muita dor no local.

Pode-se indicar o uso de antifúngicos em creme, pomada ou comprimidos em alguns casos.

É possível ainda recorrer há outros cuidados que podem auxiliar no tratamento contra a foliculite, são esses:

  • Compressa com água morna vai reduzir a coceira sobre a região afetada
  • Não coçar ou cutucar as bolinhas para não aumentar a infecção
  • Recorrer à depilação a laser também é uma boa opção
  • Banhos com sabonete neutro após o uso de piscinas, banheiras e saunas
  • Usar barbeador elétrico em vez de lâminas ou ceras
  • Evitar o consumo excessivo de cremes, perfumes e/ou produtos que possam irritar as lesões da foliculite.

Caso os sintomas permaneçam após 2 semanas aproximadamente, procure novamente um profissional, pois pode ser necessário uma nova avaliação.

Quais os tipos de foliculite?

Normalmente a foliculite tem sua classificação de acordo com a região onde aparece.

Classificação da foliculite por região:

  • Foliculite nas axilas: geralmente causada pela depilação em cera ou com lâminas, pode surgir em homens e mulheres e provocando coceira, bolinhas vermelhas com pus e doloridas.
  • Foliculite no rosto: também causadas normalmente pelo uso de lâminas ou ceras depilatórias, surgem com mais frequência nos homens na região da barba, mas isso não é uma regra, esse tipo de foliculite pode afetar também mulheres e outras partes da pele do rosto.
  • Foliculite no couro cabeludo: esse tipo de foliculite pode ser derivada de fungos e bactérias e aparece normalmente em pessoas que fazem uso frequente de chapéu, capacete, peruca, boné, entre outros. Geralmente será notado o aparecimento de pequenas bolinhas com pus que coçam e doem.
  • Foliculite nas pernas: esse tipo de foliculite também pode aparecer derivada de depilações frequentes com cera ou lâminas de barbear, pela fricção da pele causada pelas roupas (as mais justas principalmente) ou até mesmo pela fricção de uma perna na outra.
  • Foliculite na virilha: esse é mais um caso de foliculite que, assim como a das axilas e pernas, pode ser ocasionada através da depilação com cera ou lâminas, causando pelos encravados. Além disso, o uso de roupas apertadas aumenta a fricção, o calor e a umidade na região, o que favorece uma infecção bacteriana que causa a foliculite
  • Foliculite nas nádegas: comum em homens e mulheres, é causada geralmente por bactérias, levando ao surgimento de bolinhas vermelhas, doloridas e com pus.
  • Foliculite na área genital: esse tipo de foliculite pode também ser causado pela depilação na área, pois, em alguns casos, os pelos não conseguem sair e crescem sob a pele, causando uma inflamação no local.

A foliculite ainda pode surgir em áreas como costas, braços, ombros e pescoço, assim podem ser derivadas da exposição solar sem proteção adequada.

Como evitar o aparecimento da foliculite?

Partindo do princípio de que a inflamação da foliculite é geralmente uma proliferação de fungos, vírus, ácaros ou bactérias na pele e ao redor dos pelos ou cabelos do corpo, existem cuidados que podemos tomar para evitar o seu surgimento, são eles:

  • Fazer depilação independente da área do corpo/barba com menos frequência;
  • Evitar o uso de roupas muito justas ou apertadas;
  • Prevenção/tratamento da acne;
  • Evitar o uso frequente de capacete, chapéu, peruca e boné;
  • Manter uma boa higiene na pele, couro cabeludo e nos cabelos;
  • Evitar o uso frequente de curativos ou fitas adesivas sobre os pelos;
  • Evitar o uso de banheiras ou saunas não higienizadas adequadamente;

A foliculite pode atingir qualquer pessoa que não tome os devidos cuidados para evitá-la, por isso a prevenção é primordial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *