• Blog
  • Pele acneica: entenda as características e tratamentos

Pele acneica: entenda as características e tratamentos

A pele acneica é uma condição dermatológica com características hereditárias, contudo, alguns comportamentos podem amenizar ou até mesmo agravar sintomas como o surgimento de acnes, comedões e inflamações.


Gostaria de entender mais sobre o assunto e contar com o auxílio de especialistas da dermatologia e de cuidados com a tez? A ADA TINA Italy preparou um blog post completo para você que possui pele acneica e busca tratamentos eficazes!
Siga a leitura do texto!

O que é pele acneica?

Segundo pesquisadores do ramo da dermatologia, a pele acneica é aquela que possui predisposições a formação de dermatoses como acnes e comedões, causadas pela produção excessiva de secreções nas glândulas de sebo.


Outro agravante para o surgimento de afecções é a obstrução de poros na epiderme, diminuindo a circulação e aumentando os números de bactérias responsáveis pelas inflamações da tez. De toda forma, a cútis acneica não é uma condição de enfermidade, pelo contrário. Ao entender sobre ela você pode investir em saúde dermatológica e conviver bem com suas características.


Quer conhecer mais sobre o tema? A ADA TINA Italy te conta como identificar essa condição e os agravantes para esse tipo de pele!

Acne: conheça os agravantes

A acne é uma afecção da pele com bases hereditárias, comuns entre o tipo de pele acneica, entretanto, a condição também é reforçada por fatores externos e internos na rotina de homens e mulheres. Confira abaixo alguns agravantes destas condições:

  • Homens e mulheres no mundo todo possuem o tipo de pele acneica, de toda forma, as mulheres passam por mais fatores internos como alterações hormonais ao longo da gravidez e ovários policísticos influenciando no surgimento de acnes;
  • Períodos do desenvolvimento humano estimulam o surgimento de acnes, como a puberdade, a gravidez e menopausas;
  • A utilização de medicamentos como corticoides também influenciam na afecção, portanto, é de extrema importância utilizá-los com o acompanhamento de especialistas endócrinos e dermatologistas;
  • Estilos de vida estressantes e com baixa inclusão de rotinas de cuidado com a pele acarretam o surgimento e agravamento de acnes;
  • A falta de proteção solar específica para esse tipo de cútis é um agravante comum para os quadros desses padrões dermatológicos.

Entenda mais sobre proteção para pele acneica e oleosa: veja a importância e as opções ideais!

Quais as regiões do corpo mais afetas pela acne?

Apesar dos quadros de acne e comedões serem encontrados em toda a extensão do corpo, algumas regiões apresentam maior recorrência de acúmulo de sebo, acarretando a proliferação de bactérias na pele.


As regiões mais afetas por acnes e comedões são:

  • A conhecida “zona T” na face, composta por testa, nariz e também o queixo;
  • Pescoço;
  • Ombros;
  • Braços;
  • Na extensão das costas.

Estas regiões, inclusive, costumam apresentar marcas e manchas pós-traumáticas, similares, no quesito coloração, ao melasma – afecção dermatológica a cada dia mais presente entre brasileiros.
Quer entender como tratar melasma e o que fazer em cada caso? A ADA TINA Italy preparou um conteúdo essencial sobre o assunto.

Existem tipos de acne?

Sim, especialistas em dermatologia afirmam que existem dois graus diferentes de acne, o primeiro é caracterizado pelo acúmulo de sebo pelas glândulas sebáceas com ausência de inflamações, como os comedões, e o segundo, conhecidos como espinhas, apresentam traumas inflamatórios com formação de pus.


Independente se em grau I ou grau II, os cuidados como cronograma facial com produtos específicos para o tratamento dos padrões de tez são essenciais para a limpeza, hidratação e proteção dermatológica.


Confira agora mesmo os seguintes passos e garanta uma pele mais saudável:

  1. Faça higienização da pele;
  2. Utilize tonificações epidérmicas;
  3. Realize a hidratação;
  4. Proteja contra fontes luminosas.

Cuidados essenciais da pele acneica

Caso sua pele seja acneica, a ADA TINA Italy preparou um tópico de cuidados básicos para esse tipo de tez. É importante ressaltar, que visitas a especialistas em dermatologia são fundamentais para a identificação de padrões epidérmicos, assim como os tratamentos mais indicados para cada processo inflamatório.


De toda forma, a prevenção de quadros com acne e outras afecções da pele devem estar presente na sua rotina de cuidados, como mencionamos anteriormente.


Quer conferir os passos essenciais para o tratamento da pele com essa condição? Veja detalhadamente logo abaixo.

  • Higienização da pele: é essencial o uso de demaquilantes e gel de limpeza facial para desobstruir os poros epidérmicos, responsáveis pelo acúmulo de sebo e proliferação de bactérias;
  • Tonificação epidérmica: este é um passo ignorado em grande parte das rotinas de skincare, mas o uso de tonificantes é fundamental para peles revitalizadas;
  • Hidratação: todos os tipos de pele demandam uma correta hidratação, inclusive as peles oleosas, afinal de contas, a presença de óleo excessivo não é sinônimo de pele hidratada: invista em bons hidratantes nestes casos.
  • Proteção às fontes luminosas: a escolha de um protetor solar destinado a pele acneica é fundamental para a prevenção de afecções da pele como acnes, comedões e melasma. Em hipótese alguma ignore este cuidado básico da epiderme.


Você está pronto para manter a sua tez mais saudável e livre de manchas? Siga acompanhando os conteúdos exclusivos produzidos aqui pela ADA TINA Italy e nos siga também nas redes sociais. Aproveite e compartilhe este post para que outras pessoas que, assim como você, buscam informações sobre a pele com essa característica. Até a próxima!

Colunistas

Dr. Maurizio Pupo é Farmacêutico Pesquisador e Professor Especialista em Cosmetologia. Nascido em Calci (PI) Italia, é autor de vários livros na área cosmética como: Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, Difendiox® OPP's Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar, entre outros. Além disso, é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da renomada marca de dermocosméticos ADA TINA Italy.