ADA TINAPeleProteção SolarRecuperar a PeleRostoSem categoriaSkincareTipos de Peles

Passo a passo para manter a pele negra radiante e saudável!

Confira o passo a passo para manter a pele negra radiante e saudável!

A pele negra possui maior quantidade de melanina, proteína que age como proteção natural para a pele. No entanto, este tipo de pele também precisa de cuidados diários para se manter saudável e radiante.

Listamos no texto abaixo todos os cuidados necessários para manter sua pele sempre em dia com a saúde e beleza, confira!

Quais são as características da pele negra?

A pele negra possui mais melanina, que é a responsável pela nossa pigmentação. E esse fator isolado já é por si só um motivo para o uso do protetor solar diariamente neste tipo de pele, pois, a maior produção de melanina pode causar a hiperpigmentação (manchas).

Na pele negra a fotoproteção natural pode chegar a 13.4, mas, apesar disso, a pele negra também possui mais oleosidade e com isso está mais sujeita a algumas condições, por isso, precisa sim de cuidados especiais e proteção extra para se manter saudável, radiante e livre de manchas. A radiação solar é um agressor real da pele, inclusive da pele negra.

Portanto, nada de pular o protetor solar na sua rotina de skincare, ok? A proteção é essencial para todos os tipos de pele.

Já falamos ali em cima que, justamente por possuir mais melanina, a pele negra acaba tendo mais facilidade de sofrer com melasma  e outras manchas, que podem ser agravadas com a exposição solar sem proteção adequada. E além disso, a tendência à oleosidade da pele negra também vai favorecer o surgimento da acne, mas acaba amenizando os sinais do envelhecimento. 

A pele negra  também tem menor incidência de doenças, como o câncer de pele, quando comparada aos demais fototipos.

Quais são os tipos de manchas na pele negra?

As manchas que podem se formar na pele negra são diversas.Vamos conferir as mais comuns logo abaixo.

  • Manchas da acne: as espinhas e os cravos podem deixar a pele negra com manchas de acne depois que ela desaparece. Isso acontece, pois no local onde a acne se formou ocorre uma pequena inflamação, e como vimos acima, inflamações  formam manchas em peles de fototipos mais altos. O ideal é tentar evitar espremer a área para que a situação não piore;
  • Foliculite: a foliculite geralmente deixa uma vermelhidão em peles mais claras, porém na pele negra ela pode resultar em uma pele manchada. A foliculite, como já vimos por aqui, é uma pequena infecção dos bulbos dos pelos que pode melhorar sozinha ou necessitar de tratamento, dependendo da gravidade;
  • Melasma: essa é a mancha mais comum em todos os tipos de pele. Porém, o melasma na pele negra pode ser ainda mais evidente. As manchas podem acontecer devido à exposição ao sol sem proteção adequada, e por ser uma pele com maior quantidade de melanina, a hiperpigmentação pode acontecer com maior facilidade.

Afinal, qual o passo a passo para manter a pele negra radiante e saudável!

protetor solar

Assim como todos os outros tipos de pele, a pele negra também precisa de uma rotina de cuidados para radiante e, principalmente, saudável. E proteger a pele é o segredo?

Sim, mil vezes sim, não cansamos de frisar que a proteção solar diária é fundamental para a saúde de qualquer tipo de pele!

Montamos um protocolo de rotina de cuidados com a pele negra para que você possa manter a radiância e saúde da sua pele sempre em dia, confira a seguir!

1. Limpeza

Por ser mais oleosa, a pele negra necessita de uma limpeza diária para evitar a formação da acne.

E para esse primeiro e importante passo, recomendamos o Depore Concentrate da Ada Tina, um gel de limpeza para peles oleosas e acneicas que limpa e purifica profundamente sem ressecar. Com pH fisiológico e fórmula inovadora livre de sabão e rico em Ácido Sebácico e Zinco, Depore Concentrate possui ação matificante e anti oleosidade.

2. Hidratação e tratamento

Por ser oleosa, o ideal é optar por uma hidratação livre de óleo e, com a presença de ativos em sua fórmula que vão além de manter a pele hidratada, também tratar inclusive as manchas. É extremamente necessário fazer a recuperação da barreira cutânea (hidratação) da pele. E para esse passo indicamos o sérum de tratamento da marca Ada Tina Clarivis Nia 10. Sérum clareador, anti manchas, ultra concentrado, formulado com Niacinamida Pura 10% + Ácido Hialurônico, rico em agentes de permeação que previne, trata e clareia manchas escuras, melasma grau 1, sardas, imperfeições e manchas de acne.

3. Proteção solar

Como dissemos até mais de uma vez aqui neste texto, mesmo com mais resistência à exposição solar por conta da maior concentração de melanina, a negra também necessita de fotoproteção. 

Quem possui este fototipo de pele precisa usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados ou quando está em ambientes fechados.

Neste passo recomendamos o protetor solar FPS 99 da Ada Tina Biosole Extreme. Protetor solar com máximo bloqueio anti-melasma, 12HS de proteção UV, com Tinosorb® M Anti-UVA1 Longo. Biosole Extreme FPS 99 previne manchas, melasma e fotoenvelhecimento. Além de possuir toque seco, não oleoso, textura leve e invisível, podendo assim ser usado por todos os tipos e tons de pele. Desde o fototipo 1 até o  6.

Finalizando nossas dicas de passo a passo para manter a pele negra radiante e saudável, indicamos a hidratação corporal. Isso porque, apesar de a pele negra apresentar oleosidade na pele do rosto, ela pode ter características de ressecamento e descamação (aparência esbranquiçada) na pele do corpo.

Manter a hidratação tomando água diariamente também vai ajudar no viço e saúde da sua pele!

Comentários

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *