ADA TINAManchas na PelePeleProtetor SolarRecuperar a PeleRosto

Os problemas que mais atingem a pele negra – manchas!

Rate this post

Os problemas que mais atingem a pele negra.

Todo tipo de pele está sujeita ao aparecimento de manchas e oleosidade. Porém, na pele negra essas características podem aparecer com maior facilidade. 

Isso acontece através de fatores específicos, que, na maioria das vezes, não podem ser impedidos, mas podem ser reduzidos e evitados. 

Vamos entender melhor sobre esse assunto aqui neste texto, confira!

Quais são as características da pele negra?

A pele negra possui mais melanina, que é a responsável pela nossa pigmentação. E esse fator isolado já é por si só um motivo para o uso do protetor solar diariamente neste tipo de pele, pois, a maior produção de melanina pode causar a hiperpigmentação (manchas).

Na pele negra a fotoproteção natural pode chegar a 13.4, mas, apesar disso, a pele negra também possui mais oleosidade e com isso está mais sujeita a algumas condições, por isso, precisa sim de cuidados especiais e proteção extra para se manter saudável, radiante e livre de manchas. A radiação solar é um agressor real da pele, inclusive da pele negra.

Portanto, nada de pular o protetor solar na sua rotina de skincare, ok? A proteção é essencial para todos os tipos de pele.

Já falamos ali em cima que, justamente por possuir mais melanina, a pele negra acaba tendo mais facilidade de sofrer com melasma  e outras manchas, que podem ser agravadas com a exposição solar sem proteção adequada. E além disso, a tendência à oleosidade da pele negra também vai favorecer o surgimento da acne, mas acaba amenizando os sinais do envelhecimento. 

A pele negra  também tem menor incidência de doenças, como o câncer de pele, quando comparada aos demais fototipos.

Quais são os tipos de manchas que a pele negra pode ter?

As manchas que podem se formar na pele negra são diversas.Vamos conferir algumas logo abaixo.

  • Manchas da acne: as espinhas e os cravos podem deixar a pele negra com manchas de acne depois que ela desaparece. Isso acontece, pois no local onde a acne se formou ocorre uma pequena inflamação, e como vimos acima, inflamações  formam manchas em peles de fototipos mais altos. O ideal é tentar evitar espremer a área para que a situação não piore;
  • Foliculite: a foliculite geralmente deixa uma vermelhidão em peles mais claras, porém na pele negra ela pode resultar em uma pele manchada. A foliculite, como já vimos por aqui, é uma pequena infecção dos bulbos dos pelos que pode melhorar sozinha ou necessitar de tratamento, dependendo da gravidade;
  • Melasma: essa é a mancha mais comum em todos os tipos de pele. Porém, o melasma na pele negra pode ser ainda mais evidente. As manchas podem acontecer devido à exposição ao sol sem proteção adequada, e por ser uma pele com maior quantidade de melanina, a hiperpigmentação pode acontecer com maior facilidade.

Como tratar as manchas do melasma na pele negra?

Como a pele tende a escurecer naturalmente devido ao acúmulo de melanina, o tratamento incorreto pode piorar o quadro, deixando as manchas mais resistentes ainda, e é por isso que procurar ajuda especializada é necessário. 

Mas, não há necessidade para desespero, pois é possível controlar, tratar e prevenir o surgimento de novas manchas apenas com o uso de um bom protetor solar com 12hs de proteção.

Nós já falamos aqui que a pele negra não queima com facilidade quando exposta ao sol, mas isso não significa que ela não precisa de proteção, a pele negra precisa de proteção contra os raios do sol tanto quanto as peles de fototipos mais baixos.

O tratamento tópico é com certeza a melhor opção para controlar o melasma na pele. Séruns com ação clareadora e produtos com ação antioxidante oferecem benefícios tanto para manchas mais claras quanto para marcas mais escuras e persistentes. 

Produtos que tenham em sua fórmula antioxidantes, como a vitamina C, uniformizam o tom e a textura da pele. 

Além disso, a vitamina C ainda trará benefícios como uma pele mais iluminada, mais firme e prevenção contra rugas e linhas finas.

Afinal, qual o passo a passo para manter a pele negra radiante e saudável!

Assim como todos os outros tipos de pele, a pele negra também precisa de uma rotina de cuidados para radiante e, principalmente, saudável. E proteger a pele é o segredo?

Sim, mil vezes sim, não cansamos de frisar que a proteção solar diária é fundamental para a saúde de qualquer tipo de pele!

Montamos um protocolo de rotina de cuidados com a pele negra para que você possa manter a radiância e saúde da sua pele sempre em dia, confira a seguir!

1. Limpeza

Por ser mais oleosa, a pele negra necessita de uma limpeza diária para evitar a formação da acne.

E para esse primeiro e importante passo, recomendamos o Depore Concentrate da Ada Tina, um gel de limpeza para peles oleosas e acneicas que limpa e purifica profundamente sem ressecar. Com pH fisiológico e fórmula inovadora livre de sabão e rico em Ácido Sebácico e Zinco, Depore Concentrate possui ação matificante e anti oleosidade.

2. Hidratação e tratamento

Por ser oleosa, o ideal é optar por uma hidratação livre de óleo e, com a presença de ativos em sua fórmula que vão além de manter a pele hidratada, também tratar inclusive as manchas. É extremamente necessário fazer a recuperação da barreira cutânea (hidratação) da pele. 

E para esse passo indicamos o sérum de tratamento da marca Ada Tina Clarivis Nia 10. Sérum clareador, anti manchas, ultra concentrado, formulado com Niacinamida Pura 10% + Ácido Hialurônico, rico em agentes de permeação que previne, trata e clareia manchas escuras, melasma grau 1, sardas, imperfeições e manchas de acne.

3. Proteção solar

protetor solar

Como dissemos até mais de uma vez aqui neste texto, mesmo com mais resistência à exposição solar por conta da maior concentração de melanina, a negra também necessita de fotoproteção. 

Quem possui este fototipo de pele precisa usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados ou quando está em ambientes fechados.

Neste passo recomendamos o protetor solar FPS 99 da Ada Tina Biosole Extreme. Protetor solar com máximo bloqueio anti-melasma, 12HS de proteção UV, com Tinosorb® M Anti-UVA1 Longo. Biosole Extreme FPS 99 previne manchas, melasma e fotoenvelhecimento. Além de possuir toque seco, não oleoso, textura leve e invisível, podendo assim ser usado por todos os tipos e tons de pele. Desde o fototipo 1 até o  6.

biosole extreme fps99

Finalizando nossas dicas de passo a passo para manter a pele negra radiante e saudável, indicamos a hidratação corporal. Isso porque, apesar de a pele negra apresentar oleosidade na pele do rosto, ela pode ter características de ressecamento e descamação (aparência esbranquiçada) na pele do corpo.

Manter a hidratação tomando água diariamente também vai ajudar no viço e saúde da sua pele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *