HomemPele Oleosa

OLEOSIDADE DA PELE DO HOMEM: DUAS VEZES MAIS OLEOSA

Rate this post

A oleosidade da pele é, com certeza, uma das diferenças principais entre a pele do homem e a pele da mulher. Os homens possuem glândulas sebáceas em maior número e tamanho que, sob a influência da testosterona, produzem mais sebo. Esta produção é, em média, duas vezes maior nos homens quando comparada às mulheres e, como resultado, a oleosidade no rosto masculino aumenta, garantindo aspecto mais brilhante e gorduroso.

O drama da acne

Segundo dados divulgados pela Revista Surgical And Cosmetic Dermatology e Indian Journal of Dermatology Venereologyand Leprology, a acne vulgar – tipo de acne mais comum – atinge cerca de 95% dos adolescentes podendo persistir na idade adulta.

Os homens acabam sendo mais afetados pela acne durante a puberdade, época em que tendem a apresentar as formas mais graves desta doença de pele pois, segundo especialistas, a acne do adolescente está ligada a ação dos hormônios masculinos que, como o próprio nome já diz, está presente em quantidades muito maiores nos homens.

Acne: o que causa?

A produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas é um dos principais fatores que contribuem para o agravamento da acne no homem. Esta condição está diretamente relacionada ao aumento dos níveis de hormônios andrógenos. Além disso, a alteração no processo de queratinização pode ocasionar a formação dos comedões, pois a produção de queratina em grande quantidade obstrui a pele e forma os famosos cravos no rosto.

A presença de micro-organismos também é um fator de influência. Na acne, existe uma grande concentração do propionibacterium acnes, uma bactéria associada à formação da acne no rosto. Por fim, o quarto e último motivo para o aparecimento da acne seriam os fatores hereditários. Filhos de pais que tiveram acne na adolescência têm 50% ou mais de chance de desenvolverem também esta doença de pele.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *