As aquaporinas são uma família de proteínas que atravessam as membranas de nossas células formando verdadeiros canais de água, cuja função até então conhecida é transportar água entre os meios extra e intracelulares. Nos animais, e aqui incluímos os homens, as aquaporinas são extremamente importantes para o transporte de água nos rins e também em outros tecidos, sendo que algumas aquaporinas são responsáveis também pelo transporte de glicerina e ureia, as chamadas aquagliceroporinas.
Aquaporinas e a hidratação da pele
Na pele as aquaporinas, proteínas que atravessam as membranas plasmáticas formando canais de água e glicerina, exercem um papel de extrema importância na hidratação do extrato córneo. As aquagliceroporinas AQP3 estão presentes em quantidades abundantes nos queratinócitos da pele de mamíferos, e diversos estudos já mostraram que a deficiência de aquaporinas está relacionada a xerose (pele seca) e hidratação reduzida do extrato córneo.
Será a glicerina mais importante que a água?
Novos estudos sugerem que a deficiência no transporte de glicerina através dos canais de aquaporina esta mais relacionada ao ressecamento da pele do que a própria deficiência no transporte de água por estes canais.
Um estudo publicado no Acta de Bioquimica e Biofísica, revelou que nos queratinócitos, principal tipo de células da epiderme da pele humana, somente as aquagliceroporinas AQP3 são encontradas, ressaltando a importância do transporte de glicerina para a hidratação adequada da epiderme humana.
O mesmo estudo encontrou uma forte relação entre a deficiência de aquaporinas AQP3 e graves problemas dermatológicos, como edema intercelular da epiderme, eczema e epiderme hiperplásica, de modo que é possível concluir que a glicerina, ou glicerol, exerce um papel de grande importância para a hidratação da epiderme humana devido a sua grande afinidade pelos canais proteicos transmembrana, as aquaporinas AQP3, facilitando também o transporte de água e contribuindo para a manutenção da hidratação da pele.