Um ativo muito famoso, porém muito polêmico, que com certeza você já ouviu falar e ainda causa muitas dúvidas é o retinol, um poderoso antirrugas que também é capaz de tratar a acne, clarear manchas na pele e aumentar a produção de colágeno. Mas afinal, o que é e para que serve o retinol? O uso do retinol possui contraindicações? Quais são os efeitos colaterais do retinol? Quem pode usar retinol? Qual o melhor retinol para pele?
Conversamos com o farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo, e respondemos as principais dúvidas sobre o uso desse polemico ativo capaz de rejuvenescer a pele. Continue lendo e saiba tudo sobre o uso do retinol.
O que é retinol?
Chamado também de vitamina A, o retinol é um dos mais potentes ativos anti-idade, capaz de aumentar a firmeza da pele e diminuir rugas e linhas de expressão devido a produção de colágeno, além de combater manchas e acne. As polêmicas que envolvem o uso deste ativo são principalmente a instabilidade ao ser exposto ao sol, a contraindicação para gestantes e as possíveis irritações causadas na pele.
Benefícios do retinol para a pele
Os diversos benefícios do retinol na pele são amplamente conhecidos. Ele promove uma esfoliação leve, ajudando a renovar a pele e aumentando a penetração de outros ativos, com isso, o tratamento anti-idade se torna ainda mais eficaz. O retinol auxilia também na produção do colágeno, rejuvenescendo a pele e diminuindo a flacidez, assim como rugas e linhas de expressão, além de diminuir os poros abertos, combater acne, clarear manchas na pele e controlar a oleosidade.
As contraindicações do retinol
Apesar de todos esses benefícios, o retinol puro possui diversas contraindicações. Não é aconselhado o seu uso durante a exposição solar, por pessoas com peles sensíveis ou com rosácea, e também não é indicado para gestantes, pois a substância pode causar má formação no feto e até mesmo aborto espontâneo, segundo alguns estudos realizados.
Além disso, não é recomendado o uso de retinol puro para pessoas com pele sensível ou rosácea, pois ele pode agredir a pele, causando irritação, descamação e vermelhidão, tornando a pele ainda mais sensível. Uma alternativa ao retinol puro são os peptídeos de retinol, que não possuem nenhuma contraindicação e ainda são 4 vezes mais potentes que o retinol puro.
Qual o melhor retinol para a pele?
É possível aproveitar os diversos benefícios do retinol sem os efeitos colaterais? A resposta é sim! E para isso, indicamos os Peptídeos Retinol Like.
A Ada Tina desenvolveu um produto totalmente seguro para todos os tipos de pele, inclusive para as gestantes: o Retintense 5.0, que é um sérum ultra rejuvenescedor e clareador de pele, livre de retinol puro, desenvolvido com Peptídeos Retinol Like, quatro vezes mais potentes que o Retinol puro e capazes de aumentar em 20% a produção de colágeno na pele, conferindo efeito lifting e harmonização facial por preencher rugas e contribuir para uniformizar a pele, ainda sem os efeitos colaterais produzidos pelo retinol puro.
Peptídeos de retinol: a alternativa mais eficaz e segura para pele
Conforme esclarece o Dr. Maurizio Pupo, a alternativa ideal para obter os benefícios do retinol na pele sem seus efeitos colaterais, são os peptídeos de retinol. Além de serem ainda mais eficazes que o retinol puro, os Peptídeos Retinol Like, que estão presentes no Sérum Rejuvenescedor Clareador Retintense 5.0, podem ser combinados com outros ativos, como o ácido hialurônico por exemplo, para conquistar um maior preenchimento de rugas e maior firmeza da pele, ou então com a niacinamida. A boa notícia é que o Retintense 5.0 possui tanto o ácido hialurônico quanto a niacinamida clareadora.
Além disso, produtos com vitamina C, seja ela em sérum, mousse, ou protetor solar, podem ser associados ao uso dos peptídeos de retinol, potencializando ainda mais os resultados clareadores, anti-oleosidade e anti-acne.
Os peptídeos de retinol podem ser utilizados todos os dias, tanto na rotina skincare diurna quanto noturna. Eles não possuem contraindicações associados à luz solar como o retinol puro e são totalmente seguros, inclusive para gestantes. Mas, lembre-se sempre, é preciso se atentar ao essencial: o uso do protetor solar. Conhecido como o principal produto da rotina skincare, o protetor solar deve ser utilizado sempre após os produtos de tratamento, assim sua pele estará protegida contra os malefícios do sol e os resultados serão potencializados. Escolha sempre um produto com 12 horas de proteção solar, dispensando a necessidade de reaplicação que seria de 3 em 3 horas, assim ele mantém a sua pele muito mais protegida de forma prática e efetiva.
Os peptídeos de retinol possuem inúmeros pontos positivos: ao contrário do retinol puro, que só pode ser usado à noite, o Retintense 5.0 pode ser usado durante o dia também. Além disso, devido ao seu poderoso efeito clareador, ele é indicado até mesmo nos casos de melasma grau 1 e melasma grau 2. Ideal para pele oleosa e acneica, uniformiza e diminui a aparência de poros abertos, fazendo assim um rejuvenescimento global da pele. O ativo ideal para quem deseja uma pele muito mais bonita, rejuvenescida e saudável!