ADA TINAPelePele OleosaRosto

Mitos e verdades sobre a acne! Chocolate dá espinha?

Rate this post

Mitos e verdades sobre a acne! Chocolate dá espinha?

A acne é uma condição da pele cercada por diversos mitos, mas será que o chocolate realmente causa espinha como muitos falam?

Confira os mitos e verdades sobre a acne e se o chocolate dá espinha no texto a seguir, confira!

Chocolate dá espinha?

Não necessariamente. 

O consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico e gordurosos influenciam e muito na saúde e principalmente na aparência da pele. Os alimentos com alto índice glicêmico aumentam a produção de sebo, deixando assim a pele mais oleosa. 

Mas, afinal, o chocolate aumenta a acne ou não?

O chocolate é um alimento gorduroso e  normalmente possui um alto índice glicêmico, por tanto, os efeitos do chocolate na pele podem sim provocar o  aumento da acne.

Uma vez que esse tipo de alimento pode ocasionar a produção excessiva de sebo na pele, e consequentemente potencializar o aparecimento de cravos e espinhas.

Porém, o chocolate não é um vilão isolado da pele.

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) o consumo de doces e outros alimentos gordurosos e derivados de leite também podem aumentar a produção de sebo e deixar a pele mais oleosa, agravando a acne de pessoas que já possuem essa predisposição.

Mas calma, o chocolate contém muitos benefícios para a saúde!

Os riscos que o chocolate pode trazer para a saúde e para a pele estão restritos às variações mais gordurosas e açucaradas desse alimento tão querido.

É bom evitar o consumo de chocolates de baixa qualidade, hidrogenados, trufas e bombons, por exemplo, ao invés disso, dê preferência para o consumo de chocolates amargos, com uma maior concentração de cacau.

Mas atenção, mesmo para os chocolates mais saudáveis é aconselhável o consumo em pequenas quantidades.

O consumo consciente do chocolate amargo e de qualidade pode trazer benefícios como:

Mais energia, ajuda na circulação sanguínea além da sensação de bem-estar devido a liberação de serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade.

O sol pode piorar a inflamação?

Sim! O sol pode provocar o aumento da produção de sebo, além de ser o principal causador do envelhecimento precoce e do câncer da pele.

A acne solar é real e aparece mais frequentemente no verão devido à exposição excessiva aos raios de sol sem proteção adequada. 

Inicialmente, pode parecer que o sol está fazendo bem para a sua pele, mas não se engane, o sol sem proteção solar não trará benefícios. A pele pode até ficar com aquele efeito mais lisinho, e isso se dá graças ao ressecamento que faz o corpo produzir mais oleosidade para compensar, porém, com isso o efeito rebote aparece e a produção de sebo fica excessiva, tornando sua pele ainda mais oleosa.

Como tratar a acne?

Aqui estão algumas dicas para o tratamento da acne:

Faça uma boa limpeza: Para pessoas com pele oleosa e com tendência a acne, a higiene da pele é essencial. Porém, tome cuidado, use sempre produtos sem sabão e sem álcool! Pois, além de obstruir a pele eles também podem causar um efeito rebote – quando as glândulas sebáceas percebem que sua pele está seca e começam a ainda mais oleosidade.

Crie uma rotina de cuidados com a pele de qualidade: Desenvolver o hábito de tratar diariamente a pele com dermocosméticos específicos é uma grande forma de combater inúmeras condições cutâneas, como a acne e a oleosidade, por exemplo. Lembrando sempre de utilizar produtos de boa qualidade, com eficácia testada e comprovada cientificamente.

Nunca durma de maquiagem: Remova diariamente a maquiagem, pois além de entupir os poros e agravar a acne, a maquiagem pode causar alergias e irritações na pele.

Mantenha uma alimentação balanceada: o que você come pode ter um grande impacto na aparência da sua pele. Uma alimentação balanceada contendo frutas, legumes, verduras e grãos contribui para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. O que por sua vez afeta a qualidade da pele. 

Invista em um bom gel de limpeza!

gel de limpeza

Para quem tem pele oleosa, que é a que mais tem tendência ao efeito rebote como falamos acima, na hora da limpeza é importante usar um gel de limpeza com pH fisiológico e fórmula sem sabão, como o Depore Concentrado da Ada Tina.

Depore Concentrate limpa e purifica profundamente as peles oleosas, mistas e acneicas. Age removendo o excesso de oleosidade, contribuindo para o controle do brilho e dos poros dilatados e auxiliando no tratamento da acne e cravos.

Por possuir pH fisiológico e fórmula sem sabão Depore Concentrate é indicado também para as peles mistas – peles com zona T oleosa e áreas normais a secas – , pois é capaz de remover a oleosidade excessiva, sem ressecar as demais áreas da pele, podendo ser utilizado diariamente. 

Com dupla ação antioleosidade e anti-acne Zinco PCA, reduz significativamente o excesso de oleosidade pois atua no controle de excesso de oleosidade. Contribuindo ainda, na manutenção do pH cutâneo fisiológico ao mesmo tempo que auxilia no controle da proliferação de micr

X-Peel Acne Pore Peeling 

X-Peel Acne Pore Peeling é um peeling clareador anti acne em sérum, formulado com uma combinação sinérgica de AHA e BHA, que reduz e previne a acne, cravos, poros dilatados e imperfeições, clareando inclusive as manchas de acne e iluminando a pele.

Normalize Pore Control FPS 50

Normalize Pore Control FPS 50 é um protetor solar para peles com acne, cravos, poros dilatados e oleosidade excessiva com toque extrasseco que deixa a pele sequinha, com menos brilho e poros contraídos o dia todo, além de 12 horas de proteção solar e fotoestabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *